O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O AUTOMÓVEL!

Acabei de ver fotos espetaculares de carros antigos da EXPOCLASSIC, como a do lindo Ford Fairlane abaixo e vocês poderão ver muito mais no blog showroomimagensdopassado.blogspot.com as maravilhas que representaram o automóvel em décadas passadas.
Revendo-as pude me recordar e também lembrar que dificilmente teremos isso no futuro com relação aos automóveis atuais! Primeiro, por que várias partes deles estão cada vez mais tendentes ao uso do plástico e a um processo que só será viável em produção industrial de larga escala e da durabilidade reduzida desse material, além da grande quantidade de componentes eletronicos e de uma outra coisa que é a de que as demais peças móveis atuais a exemplo do próprio motor passarão a ser descartáveis e recicláveis, dificilmente sendo possiveis de recondicionamento, como faziam as antigas retíficas que atualmente estão quase restritas a motores pesados.
Portanto, o automóvel de agora em diante ficará restrito a uma simples referencia de design de uma época assim como refrigeradores e máquinas de lavar roupa, perdendo o posto de simbolo de status e do ícone que representou no século XX.
Quem ocupará esse espaço?

COMBUSTIVEL CHINÊS, MELHOR QUE PETRÓLEO BARATO!

Quem saberá dizer até quando durará o combustível chinês?
Pois é isso mesmo, é combustível, aquilo que você queima na reação para manter vivo um processo. É o processo de industrialização mais moderno já visto no mundo, pois nem se compara aos antigos, que aconteceram a partir da supremacia Britânica e do capitalismo Americano que se expandiram em todo o mundo desde finais do século XIX até bem perto de nossos dias.
Mas agora se trata de combustivel mesmo, pois Empresas Internacionais estão lá implantadas fazendo justamente o inverso do que faziam quando dos referidos e respectivos impérios, fazendo um jogo contrário aos próprios interesses dos seus Países de origem. Então estão lá grandes empresas tanto americanas quanto até as brazucas tirando emprego dos seus patricios para criarem-nos para aquela imensa população da China.
Então, por isso chamei de combustivel, e que combustível será esse? É tudo que as empresas sonham para se desenvolver e crescer em ritmo alucinante, pois se por um lado temos baixos salários, ausencia de encargos, baixos impostos ou quase nenhum, e ausencia de burocracia, e ainda do outro lado temos o mercado consumidor por demais conhecido que está localizado justamente nos países de origem dessas empresas! Podemos até ter um pensamento um tanto "pessimista" de que as crises do Ocidente influenciarão negativamente, aliás como até já estão, mas não há mal que perdure nem bem que seja eterno e o importante mesmo é o tal combustivel barato, que não tem substitutivo ainda. Todo o Ocidente hoje padece do proprio veneno criado por ele: altos salários, burocracia estatal, programas sociais.
Melhor do que isso, o que?
A única pergunta a se fazer é quando se esgotará esse material combustivel que estamos queimando, por que será a única coisa que fará com que isso seja reverso, o que acredito esteja ainda longe de acontecer tanto pela imensa população miserável da "República Popular da China" e da sua sanha de crescimento a qualquer custo ainda que em última instancia se encontre a intenção de promover uma melhor distribuição de renda e de melhoria da qualidade de vida do homem chinês. Mas aí é que, convenhamos os senhores, muita água terá que passar por baixo da ponte.
Quem tiver insatisfeito comece a xingar quem inventou a globalização, a internacionalização, em suma a abertura dos mercados, e que agora, qualquer coisa feita na direção contrária a isso geralmente coloca os países em situações de execração internacional perante as organizações dos blocos de países!
É a governança global tendo que assumir o seu primeiro papel.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

OS VERDADEIROS ATIVISTAS DA CORRUPÇÃO

Boa parte do noticiário do País está paralizado em função do julgamento no STF, do mensalão, que já está se tornando um nome meio comum e corrompido do real significado, que é:  pessoas que se reuniram em quadrilha para com dinheiro público (dinheiro público mesmo, por que dinheiro privado quando entra é prá ir buscar o público - então vem dar no mesmo - não vamos continuar enganando esse povinho já demais ignorante!) comprarem apoio de parlamentares ao projeto de poder do governo do PT.  E dizer também, que pior ainda do que a compra de apoio é a destruição de um projeto de Democracia neste País e que parece nunca chegar!
Essa é a definição que deve sempre ficar patente, para que não venhamos desviando e acabarmos dizendo até que é outra coisa.
Então qualquer um que fosse julgar, como julgaria isso?
Pelos fatos isolados de seu Marcos Valério e outros que apenas serviram prá fazer o serviço sujo, que foram usados e também beneficiados no esquema?
Claro que não!
Então por que ficar enganando? Depois vão dizer que o mensageiro que carregou o dinheiro que "EU" teria mandado prá fulano de tal, foi o responsável no processo de corrupção!
E se isso fosse uma coisa de gestão em uma empresa privada, quem seria o responsável? Não seria o Presidente, os CEO´'s, os administradores? Então, por que tanto interesse nos desvios? Basta que eles até confessem o delito?
Se alguém quiser engolir que engula, mas para alguém ser condenado no lugar de outro também existe cachê, e muito alto, não se iludam não!
Outra coisa é esse negócio de corruptor e corrompido, como se fose uma via única e não como é sabido uma via de duas mãos e a corrupção passiva, chamada, é na realidade a mais ativa pois seria aí, que se teria condição de evitar que todo o processo viesse a existir! É o dono da caneta quem faz o processo andar e o empresário entra no negócio como condição entre ganhar tudo ou tudo perder caso não participe.
Já somos por demais ignorantes para continuarmos a ouvir tanta merda!
E ainda por cima ouvirmos comentários otimistas por terem havido votos de condenação de alguns daqueles que nem politicos são, não tinham poder nenhum para tanto, achando que já estamos indo para um desfecho melhor? Não dá! Não dá!
Já que inocentaram o ex-presidente, se o Zé Dirceu não for condenado isso prá mim não terá valido nada!
Por muito menos do que isso caíram na decada de 60 o ministro Profumo da Inglaterra e nos EE.UU. em 70 o presidente Nixon! E o próprio Collor, no Brasil!
Vocês querem... que mais?

EDUCAÇÃO BÁSICA, CELULA MATER

Em um País primário como o nosso, é bom que se diga que direito de defesa não é direito à absolvição de crimes e é tudo o que ficam a bradar esses advogados e demais pessoas interessadas em absolver criminosos, aproveitando-se agora como didática o julgamento dos réus que se reuniram em quadrilha para, fraudando e roubando dinheiro publico se eternizarem no poder, continuando em sua trajetória no sentido de transformar esse povo em autômatos!
Ainda mais para um povo que já é por demais carente de formação em qualquer área do conhecimento humano, independentemente da sua atividade, pois essas coisas deveriam fazer parte do conhecimento adquirido nas salas ginasiais!
Aliás, por tocarmos agora em ginasial é bom que se diga que é ali que formamos nossa cultura básica, pois daí por diante é só conhecimento específico e por isso a preocupação das grandes personalidades educadoras, pelo menos as que pensam, pois é justamente onde estamos nos dedicando menos e relegando ao descaso como se isto nada significasse, colocando o estudante na posição de lançamento para uma carreira profissional especifica sem que o mesmo sequer conheça das ciencias humanas a origem das palavras e das exatas a álgebra e das biológicas a diferença entre uma célula e uma molécula.
Agora o "celular" e a "muleca", aí todos já aprenderam a usar, e nem precisaria ser nomeado o Merdandante como ministro da educação, por que decoreba é o que mais se faz nesse País de merda!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

COMO ACELERAR INDICES DE PESQUISA

Dizem até que não existe fraude em pesquisas eleitorais, mas não é bem assim...
A coisa não está em se fraudar de cara, assim de uma forma ostensiva, mas para mim isso é feito da seguinte forma:
Primeiro não se coloca nas pesquisas a real situação daquele que deverá sofrer aceleração positiva e ser levado às primeiras posições, mas sim pondo-o mais abaixo dos indices reais obtidos pelas formas conhecidas.  Pois assim qualquer um poderá até checar e não encontrará nada que desabone o instituto e até venha achar que ele estará subestimando as reais possibilidades do candidato.
Após isso, vai-se promovendo uma aceleração no primeiro estágio, até chegarmos ao ponto em que ele se mostra igual à realidade e daí por diante mantendo-se uma aceleração em sentido ascendente, os demais vão sendo ultrapassados naturalmente sem que haja mais a necessidade de uma provocação artificial, ficando somente à mercê da competencia em se promover uma campanha bem feita com uma boa correlação entre eventos marcantes e uma correspondente ascensão de pontos e é claro, muito dinheiro na jogada, tanto na mão do marqueteiro, como nas outras maõs já conhecidas dos cabos eleitorais. Isso tudo levando-se em consideração a inexistencia de inercia provocada por rejeição, que é uma condição "sine qua non" para que tudo funcione perfeitamente.
O crescimento nas pesquisas se tornará expontaneamente um trabalho executado pelos nossos cérebros e pela imbecilidade coletiva que processarão esses dados automaticamente não mais necessitando de uma interferencia externa, parecendo que tudo foi feito dentro da mais perfeita lisura.

domingo, 26 de agosto de 2012

SE O DARCY RIBEIRO VISSE ISTO!

Há muitos anos atrás, Darcy Ribeiro já bastante debilitado pela doença que o estava levando recebeu na UNB uma homenagem e ao proferir o seu discurso falou alguma coisa assim:
"Aqui nesta Universidade, aqui onde fomos tão maltratados, logo aqui, a emoção é muito grande mas  agora voces tem a oportunudade de fazerem deste País um grande País! Mas façam! Não deixem de fazê-lo!"
Agora vejam os senhores o que eles fizeram...!

A EVOLUÇÃO DO TIJOLO!

Lá pela década de 50 e 60, nós ainda meio crianças viviamos uma época das miniaturizações, os japoneses estavam fabricando tudo bem minusculo, rádios, gravadores, os europeus fabricavam carros bem pequenos, economicos e nós tinhamos verdadeira aversão a tudo o que era grande. Automóveis americanos, grandões era coisa de velho e os rádios e os toca discos eram peças imensas só possiveis de serem usados nas salas das residencias. Carregar embrulho, definitivamente não era uma coisa muito aceita por nós, jovens daqueles tempos!
Mas aí existia um tipo interessante que carregava rádios portáteis, verdadeiros tijolões encostados ao ouvido e apoiados no ombro, e se achavam o máximo fazendo isso e paquerando as empregadas domésticas. Peças essas imensas, antiestéticas, desconfortáveis que os empregados domésticos das residencias, os operários da construção civil, porteiros e demais funcionários mais humildes carregavam prá todo lado.
Hoje quando vejo pessoas a carregarem smartfones, tablets e outros bichos, fico me lembrando desse tempo e acho graça de como as coisas mudam e pensando bem, a única coisa que evoluiu foi a tecnologia, não necessariamente o conteúdo.
O conteúdo, é claro, é outra história e independe de tudo isto!

sábado, 25 de agosto de 2012

AS CONSTITUIÇÕES E A SEPARAÇÃO DOS PODERES



O QUE MANTÉM LIVRE O LIVRE MERCADO?  

Logicamente, o estabelecimento de uma igualdade universal requer primeiramente o estabelecimento de uma tirania universal.



Se você quiser entender a base da liberdade e do livre mercado, então você deve ouvir o testemunho do magistrado da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia, em 05 de outubro de 2011, perante o Comitê de Justiça do Senado [1].

De acordo com Scalia, nossa liberdade é assegurada por meio da Constituição dos Estados Unidos da América. Infelizmente, segundo ele, nós não estamos passando adequadamente para a próxima geração os segredos da Constituição. Scalia encontra-se frequentemente com os estudantes das melhores escolas de Direito e pergunta a eles: “Quantos de vocês leram O Federalista?”; nunca vejo mais de 5% deles levantando as mãos. Sobre isso, Scalia diz: “Isso é muito triste...


Aqui temos um documento expondo as pretensões dos Autores da Constituição. É uma exposição tão profunda das ciências políticas... ainda assim criamos uma geração de americanos que não estão familiares com ela”.



Scalia continua e pergunta por que os EUA é um país livre e o que o diferencia dos demais. Segundo ele, muitos dirão ser a Carta de Direitos [Bill of Rights] a base da nossa liberdade. Meneando a cabeça ele ressalta que “se o sujeito pensar que uma Carta de Direitos é um fator diferencial, ele está louco.
Qualquer república das bananas mundo afora tem uma Carta de Direitos. Todo Presidente vitalício tem uma. A Carta de Direitos... da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é melhor que a nossa”.
Scalia lembra a seus ouvintes que uma Carta de Direitos são meras “palavras no papel, algo chamado pelos nossos Autores da Constituição de ‘pergaminho de garantias’. E o verdadeiro motivo é que a verdadeira Constituição (é uma estrutura)... e uma sólida constituição tem uma sólida estrutura... A constituição da União Soviética não impedia a concentração de poder em uma única pessoa ou partido. E quando isso acontece, é o fim do jogo...”
“A verdadeira chave”, disse Scalia, “é a separação dos poderes”. O sistema foi construído para gerar impasse, e isso é uma boa coisa. Para ele, a questão da América não se trata da democracia. Na verdade, os Autores da Constituição não gostavam da democracia. Checks and balances (N. do E.: expressão que pode ser traduzida como “freios e contrapesos”) eram as coisas que importavam para eles. Poder descontrolado não poderia ser permitido.
Tal poderio tende à corrupção. Esse antigo princípio é mais bem exposto por Lord Acton em 1887, quando proferiu a famosa frase “o poder tende a corromper e o poder absoluto tende a corromper absolutamente”. Ele fez essa observação considerando as ações sanguinárias de monarcas ingleses – e pode-se até aplicar isso a uma visão mais ampla da história onde pessoas poderosas mataram e roubaram impunemente.
O famoso sociólogo Gustave Le Bon escreveu um livro intitulado The Psichology of Revolution no qual escreveu que “uma das mais constantes leis da história é algo já dito por mim: Imediatamente à preponderação de uma classe – nobres, clérigos, militares ou o povo – rapidamente segue-se a tendência de escravizar os outros”.
Seja qual for o idealismo democrático expresso hoje, não é difícil acharmos a autopromoção por trás. Os homens não são tão bons quanto costumeiramente eles pensam e, aqueles que se mostram como heróis do povo, são na maior parte dos casos heróis de si mesmos. Portanto, a Constituição dos EUA trata-se da separação de poderes, como Scalia disse.
Críticos da Constituição dos EUA dizem que ela é um instrumento de opressão de classe – feito pelo mais rico para obter vantagem sobre o mais pobre. Eles negam a separação dos poderes sob a Constituição. Para eles, as desigualdades da economia de mercado devem ser corrigidas por uma intervenção governamental. Um século atrás, Le Bon escreveu sobre as dificuldades envolvidas na “reconciliação da igualização democrática com as desigualdades naturais”.
Como Le Bon observou, “A Natureza não conhece essa coisa chamada igualdade. Ela distribui desigualmente talento, beleza, saúde, vigor, inteligência e todas as qualidades que conferem aos seus possessores uma superioridade sobre seus pares”. Quando um político aparenta se opor às desigualdades da natureza, ele está provando ser um tipo especial de usurpador – personificando a arrogância na busca do poder sem limites.
Logicamente, o estabelecimento de uma igualdade universal requer primeiramente o estabelecimento de uma tirania universal (também conhecida como ‘ditadura do proletariado’). A fórmula para fazer isso foi enunciada no século XIX – era o programa de Karl Marx.
Le Bon alertou que o socialismo deveria de fato “estabelecer a igualdade por um tempo através da rigorosa eliminação de todos os indivíduos superiores”. Ele também previu o declínio de qualquer nação que seguisse esse caminho (por exemplo, veja a União Soviética).
Tal sociedade se preocuparia em eliminar todos os riscos, especulações e iniciativas. Uma vez suprimidos esses estimulantes da atividade humana, nenhum progresso seria possível. De acordo com Le Bon, “Homens teriam apenas estabelecido a igualdade na pobreza desejada pelo ciúme e inveja de uma série de mentes medíocres”.
A Constituição dos EUA como está escrita bloqueia o caminho para a igualdade universal e para a tirania universal. Mesmo assim há uma fenda na nossa armadura constitucional. A separação dos poderes não funcionará quando os vários poderes concordarem em uma reinterpretação socialista da Constituição. Nas décadas recentes, alguns sugeriram que nós temos uma “constituição vivente” [2] que poderia ser dócil a uma reinterpretação socialista sem emendas ou reformas. Talvez antecipando tal possibilidade, o juiz Scalia de modo bem humorado comenta: “Espero que a Constituição vivente morra”.
No pensamento de Scalia, a Constituição vivente significa a desconsideração pela Constituição vigente. Ela prejudicaria as proteções oferecidas aos direitos de propriedade sob a lei. Pegando emprestadas algumas palavras de Le Bon, isso iria resultar em “um tipo de servidão burocrática ou cesarismo parlamentar que debilitaria e empobreceria um país”.
É de se duvidar que tantas pessoas hoje em dia entendam as bases da nossa liberdade econômica. Muitos estudantes não estão educados apropriadamente nos dias de hoje, como afirmou o juiz Scalia. As forças políticas estão trabalhando para uma reinterpretação da Constituição, e essas forças dominam a educação e a mídia. Pode não estar longe a época em que nós esqueceremos completamente o segredo da nossa prosperidade juntamente com o segredo da nossa liberdade.
25 de agosto de 2012
Jeffrey Nyquist
Publicado no Financial Sense.

HOJE O TEATRO, DEPOIS O CIRCO!

Como eu havia previsto e já está até acontecendo, o "teatrim do brazuca" está funcionando muito bem e logo teremos o final desejado: porra nenhuma que a gente já não saiba!
Querem mais alguma coisa, torçam para aparecer logo um outro escandalo!
Mas quer saber de outra? Acho que tão cedo não irá acontecer vir outro à flora, e se vier, deverá a partir de agora, ter seus desdobramentos bem recolhidos, até por que não deverão existir mais espectadores interessados em assistirem espetáculos de final conhecido. Até o suspense não existe mais, e aí eu acho que perdeu totalmente a graça!
Vamos agora entrar em "estado de graça"(aí é outra graça), seremos todos santificados, apesar e porque de estarmos nos aproximando de um espetáculo circense, uma palhaçada: o circo eleitoreiro para os cargos de prefeitos e vereadores, onde o povinho de baixo aproveita para ganhar uma teteiazinha, os grandes a esperarem ou não mudarem os cofres de mão, e as classes intermediárias a promoverem com sua imbecilidade incomensurável todo o processo e continuarem a levar na cara ou em outro lugar, não sei!
Mais uma vêz, que maravilha!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

QUANDO A VERGONHA VIRÁ?

Muitos brasileiros como nós se não tivessemos vergonha na cara, bem que quereriamos estar na pele de um Marcos Valerio assim como na de outros bodes espiatórios de outras operações que foram até agora apuradas de corrupção como foi a que prendeu o operador, sempre o operador; Zuleido Veras e outros mais. Mas quando muito, também nós quase nada fazemos para desmascarar essa corja. Naquela época dizia-se que o Zuleido Veras, se viesse a falar, derrubaria metade da República e agora as falas de Marcos Valério e Cachoeira derrubariam-na toda!
Claro, seria necessário um certo trabalhinho, ter coragem e saber ameaçar sem fechar questão, não deixar chegar ao ponto de sujar e inviabilizar totalmente o processo e aguardar sempre as orientações providenciais dos advogados que dão sempre o contorno dessas operações para que nunca cheguem nos politicos desejados e se assim vier a ocorrer que sejam previamente e regiamente recompensados, os escolhidos para isso. Não é uma maravilha?
Depois, estando tudo acertado isso proporcionará um faturamento ainda maior do que os ganhos na operação em sí!
Desde os tempos que o Juca Chaves fez uma musiquinha chamada "caixinha obrigado" do video abaixo e que deve ser ouvida sempre por estar atualissima que a caixinha só fez aumentar junto com a falta de vergonha deste povinho de merda!
Só que, agora, eles não têm nem a humildade de agradecer à caixinha, mas é a caixinha representada pela carinha do povo descarado que é chutada a todo o momento e que parece gostar, parte a pedir prá que na próxima esteja no lugar de um Marcos Valério da vida e outra mais ingênua a agradecer e até pedir desculpas por todo o transtorno que os detentores de cargos públicos passam em se "devotarem a nós"!
Lembram-se daquela fábula antiga que nos contavam quando crianças sobre quando o sapo, que ao ser pego pedira para que o colocassem no fogo pois a agua o afogaria?
Assim mesmo ficam esses FDP brincando de esconde-esconde e tripudiando da nossa inteligencia e achando que por sermos normais não sacamos a esperteza deles quando fazem isso mesmo ao demonstrar uma coisa e fazer justamente o inverso para provar que está fazendo pelo motivo que o fez fazer, quando é justamente pelo contrário! É meio complicado mas é isso mesmo, por que se ficar simples demais o povão abestaado pode desconfiar o que, é mesmo.

VIVA GABEIRA!


Gabeira se supera a cada dia em suas declarações como um verdadeiro democrata. Esse, que lutou nas trincheiras da esquerda brasileira, daquela esquerda que ainda possuia em seus quadros gente da melhor qualidade moral e ética, hoje me surpreende muito mais pela lucidez e coragem que o leva a uma compreensão cada vez maior acerca da realidade brasileira atual. Ninguém melhor do que ele prá dizer o que ele diz e não ser jamais contestado. Só com o propósito de quebrar um pouco a seriedade do momento alguém teria falado que a única opção errada do Fernando Gabeira foi ter trocado o Embaixador americano por Zé Dirceu! E Zefini...

 
 FLORES, FLORES PARA OS MORTOS

Por Fernando Gabeira,
deputado federal

Sempre que os fatos ganham velocidade, costumo comprar um bloco de notas.

Anoto frases, idéias, intuições e deixo que se decantem com o tempo. Volto a elas, depois, para rejeitá-las ou desenvolvê-las. A primeira frase que me veio à cabeça foi a da vendedora de flores que encerra um filme. O pequeno bloco também tem idéias. Por exemplo: comparar a ditadura com o governo Lula. Uma neutralizou o Congresso pelo medo; o outro, pelo pagamento de mesada. Ditadura e governo Lula compartilham o mesmo desprezo pela democracia, ambos violentaram a democracia reduzindo o Parlamento a uma ruína moral.

Os militares prepararam sua saída de forma organizada. Nem muito devagar para não parecer provocação nem muito rápido para não parecer que estavam com medo. Já o núcleo duro do governo Lula parece perdido, batendo cabeça, ou melhor, enfiando-a na areia, sem perceber que a polícia está chegando e, daqui a pouco, alguém vai gritar na porta do Planalto: "Se entrega, Corisco".

Quando era menino e vivia em Juiz de Fora, fazíamos rodas de capoeira, bastante rudimentares, confesso. Mas cantávamos: "A polícia vem, que vem brava/quem não tem canoa, cai n´água".

Tudo isso jorra aos borbotões na minha caderneta. Anotei: chamar alguém do "Guinness", o livro dos recordes, para saber se algum tesoureiro de qualquer partido do mundo se desloca com batedores de motocicleta e carros clones para iludir perseguidores; se algum tesoureiro partidário se desloca com jatos particulares, semanalmente; se introduz no palácio associação de empreiteiros que receberam R$ 1,1 bilhão de dívidas.

Os militares batiam, davam choques e insultavam na sessão de tortura, mas vi muitos dizendo que me respeitavam porque deixei um bom emprego para combatê-los com risco de vida. Eles viam ideais no meu corpo arrasado pelo tiro e pela cadeia.

O PT queria que eu abrisse mão exatamente da minha alma, e me tornasse um deputado obediente, votando tudo o que o Professor Luizinho nos mandava votar. Os militares jamais pediriam isso. Desde o princípio, disseram que eu era irrecuperável e limitaram-se à tortura de rotina.

Jamais imaginei que seria grato aos torturadores por não me pedirem a alma. Não sabia que dias tão cinzentos ainda viriam pela frente. Que seria liderado por um homem que achava que Maurício de Nassau era um deputado de Pernambuco. Logo eu, que sou admirador de um deputado pernambucano chamado Joaquim Nabuco.

Foram os anos mais duros de minha vida. No meu caderno anoto frases e indicações da semelhanças da luta contra a ditadura e da luta contra este governo, desde que comecei a criticá-lo, com a importação de pneus usados. As pessoas têm suas carreiras, seus empregos, sua racionalizações. É preciso respeitá- las, atravessar o deserto sem ressentimentos.

Agora, sobretudo, é preciso respeitar o sofrimento dos vencidos. Outro dia, quando me referi a um núcleo na Casa Civil como um bando de ladrões que atentava contra a democracia, uma jovem deputada do PT estremeceu. Senti que não estava ainda preparada para essas palavras cruas. E fui percebendo pelas anotações que talvez esteja aí, para o escritor, o mais rico manancial de toda essa crise. Como estão as pessoas do PT? Como se ajustam a essa nova realidade, que destino tomaram na vida?

Procuro não confundir, entre os que ainda defendem o governo, aqueles que são cínicos cúmplices e os outros que apenas obedeceram a ordens sob a forma da aplicação do centralismo democrático. Alguns defendem porque ainda não conseguiram negociar com sua própria dor. Não podem suportá-la de frente. Mas terão de fazer algum dia, porque, por mais ingênuos que sejam, já perceberam que a mãe está no telhado.

Vamos ter de encarar juntos essa realidade. A grande experiência eleitoral da esquerda latino-americana, admirada por uma Europa desiludida com Cuba e Nicarágua, a grande novidade que verteu tintas, atraiu sábios, produziu livros e seminários, vai acabar na delegacia como um triste fato policial de roubo do dinheiro público e suborno de parlamentares.

Só os que se arriscarem a ir até o fundo dessa abjeção, compreendê-la em todos os seus detalhes mórbidos, têm chances de submergir para continuar o processo histórico. Por incrível que pareça, o Brasil continua, e a vontade de mudar é mais urgente do que em 2002. Por isso proponho agora um curto e eficaz trabalho de luto.

Anotação final: começa o espetáculo da CPI, secretárias e suas agendas, ex-mulheres e suas mágoas, arapongas, tesoureiros e seus charutos, vossa excelência para cá, vossa excelência para lá, sigilos bancários, telefônicos, emocionais. Viu, Duda, que cenas finais melancólicas quando um mercador tenta aplicar à complexidade da política a singeleza do vendedor de sabonetes?

23 de agosto de 2012

(*) Artigo originalmente publicado no jornal Folha de S. Paulo
(17 de março de 2012)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

LÁ VEM A MUSICA DE NOVO!

Cada vez que abro o blog "Anos Dourados" lá vem aquele sentimento de que não estamos atualmente nada bem em relação ao que já fomos.
Será que é saudosismo? Não é possivel! Acho que é apenas constatação, meus senhores!
Aí, me vem a lembrança de que recentementre brigamos pelo Oscar de uma musica brasileira, e não que Oscar seja lá merda nenhuma, mas pelo menos que isso servisse para mostrar à ignorantalha onde poderiamos estar. Mas nem isso?
Por que isso? Por que estamos vendo um sem número de compositores e cantores brasileiros fazendo sucesso no exterior com a boa musica brasileira, e o estado brasileiro, nem se mexe?
Não há interesse em promover o que fazemos que é bom, e que nos elevaria culturalmente e até espiritualmente deixando que isso seja feito com o pior de nós para as tais "ZELITES", da tão propalada classe mérdia do governo atual? Será que é isso?
Se for isso será o fim da picada, não teremos mais solução, por que quererão nos impor uma cultura baixa, de baixo nivel, para que fique bem patente que somos isso e que isso é que é bom. E por que não é bom para os povos culturalmente desenvolvidos?
Essa constatação de que já fomos melhor no passado não é uma paranóia não! Não como ele, esse Estado, quer nos impor!
Isso é verdadeiro, e é provado pela quantidade imensa de artistas brasileiros que lá estão a fazer musica da melhor qualidade.
Não vou ao extremo de querer aqui achar que alguém que curta alguma coisa parecida com as tais musica baiana, música brega e sertanejos, em algum momento e a depender de hora e lugar vá ser chamado de imbecil, mas o que não podemos aturar é que só ouçam isso, desconhecendo uma coisa chamada qualidade, como aliás sempre existiu em um passado não tão remoto!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ARTIGO NO SITE FIQUE ALERTA

O artigo abaixo, escrito pelo procurador da Republica Manoel Pastana, apesar de extenso é bem esclarecedor acerca do Julgamento dos Bandidos do Mensalão e de como funciona a mecanica do judiciário, coisa que sem ser um conhecedor tecnico sempre tive exatamente essa impressão. Vale a pena ser lido até o fim, para que não fiquemos com essa ilusão tola dos brazucas que ainda não cairam a ficha de que estamos na pior das ditaduras, que é a ditadura consentida!

 

L'Imperatore Capo! Die Nazi-capo! O Rei de Banânia!

Artigo no Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Manoel Pastana

"Juízes, Polícia, Ministério Público, advogados públicos. Porque eles têm um poder de chantagear os poderes públicos. E dizem: ou você faz isso ou a gente vai criar uma tremenda encrenca." (Trecho de entrevista do Corregedor-Geral do MPF, Eugênio Aragão, falando sobre "chantagem" para aumento de salário)

Vive-se um momento histórico com o julgamento do Mensalão. Isso todo mundo sabe. O que quase ninguém sabe é que as provas são escassas. Contra José Dirceu, apontado como o líder do esquema criminoso, não existem provas, apenas indícios e meras conjecturas. Por meio deste artigo, mostrarei, entre outras coisas - como a explicação para a declaração transcrita acima - a razão da carência de provas no processo Mensalão.
Por que o então procurador-geral da República (PGR), Antonio Fernando, autor da denúncia do Mensalão, NÃO foi sequer criticado por petista algum do alto escalão, apesar de ter imputado ao PT a tentativa de perpetuação no poder, por meio de "sofisticada organização criminosa? Além disso, ele "acusou" de chefe da organização, José Dirceu, um dos expoentes do partido situacionista e amigo pessoal de Lula. Antonio Fernando não sofreu crítica e ainda foi reconduzido no cargo pelo ex-Presidente Lula. Será que Lula e os caciques petistas nada fizeram contra Antonio Fernando porque compreenderam que ele apenas cumpriu o seu dever legal? Quem acredita nessa hipótese, provavelmente também acredita em Papai Noel, Saci Pererê, Mula sem cabeça, duendes...
Peço escusas pela ironia, mas é que a situação é muito séria e procuro amenizar para facilitar a leitura. Assinalo que eu não seria irresponsável de escrever sem conhecimento de causa, pois tenho um nome e um cargo a zelar (sou procurador da República e estou na ativa). Há 31 anos encontro-me no serviço público, ocupei diversos cargos, todos conquistados por concurso. Aliás, só na área jurídica, passei em seis concursos, sendo três em primeiro lugar.
As evidências mostram que a imputação de Antonio Fernando na denúncia do Mensalão NÃO é inverídica. Caso fosse, certamente ele teria sofrido terríveis ataques e jamais seria reconduzido. Mas não foi o fato de a imputação ser verídica que nada fizeram contra ele, pois eu fiz acusação verídica contra um integrante do PT, que resultou na primeira cassação do mandato de um parlamentar federal do referido partido, fato ocorrido no início do Governo Lula, e minha vida virou um inferno. Sofri covarde e doentia perseguição dentro e fora do Ministério Público Federal (MPF).
No meu entendimento, o que fez Antonio Fernando não sofrer nenhuma represália foi ter deixado Lula fora do rol acusatório, apesar de ele ter assinado atos normativos e documentos, escandalosamente destinados a fomentar o esquema criminoso.
Entre os vários fatos praticados por Lula que beneficiaram o esquema criminoso, consta o envio, em 2004, de mais de 10 milhões de cartas (assinadas por Lula) a aposentados, incentivando-os a tomar empréstimos consignados em folha de pagamento, que proporcionaram lucros fantásticos ao banco BMG que, segundo a denúncia, foi uma das instituições financeiras que participou da "sofisticada organização criminosa". Só para se ter uma ideia, o referido banco, com apenas 10 agências e em curto espaço de tempo, fez milhares de empréstimos a aposentados, faturando quantia superior a três bilhões de reais, ganhando da Caixa Econômica Federal, com suas mais de duas mil agências. Na formalização do convênio que beneficiou o BMG, passaram por cima de tudo, inclusive, exoneram uma servidora do INSS que se recusou a publicar o fraudulento convênio celebrado em tempo recorde.
A ausência de Lula na peça acusatória enfraqueceu demasiadamente a denúncia, pois o que também deveria ser atribuído a ele foi imputado exclusivamente a José Dirceu. Ocorre que este, ao contrário de Lula, não assinou documento algum, sequer um bilhete. Assim, não há nenhuma prova no processo que aponte a participação do ex-chefe da Casa Civil. O que há são frágeis indícios e meras conjecturas de forma que o Supremo Tribunal Federal (STF) terá que mudar totalmente a sua jurisprudência para poder alcançá-lo. É por isso que a defesa insiste tanto que o julgamento seja técnico, pois juridicamente é quase impossível condená-lo. Faltam provas.
Para condenar José Dirceu, alegou-se a aplicação da teoria do domínio do fato, que é adotada pela maioria dos países democráticos. Ocorre que a aplicação dessa teoria não dispensa a produção de provas; caso contrário, estar-se-ia orbitando na seara da responsabilidade penal objetiva, que é repelida pelo ordenamento jurídico dos países democráticos, incluindo o Brasil.
Antonio Fernando, além de deixar o ex-Presidente da República fora da acusação, inviabilizou a produção de provas efetivas (e não meras conjecturas), aptas a comprovar a existência da "sofisticada organização criminosa". Vou indicar alguns itens (são muitos) que apontam nessa direção:
1 - Marcos Valério destruiu provas (queimou notas fiscais), 19 membros da CPMI (tinha 20 membros) solicitaram a Antonio Fernando que pedisse a prisão dele. Antonio Fernando não o fez, alegando que não havia elementos e nem necessidade da prisão. Nos meus 16 anos de atuação no MPF na área criminal, nunca vi um investigado que tenha dado tanto motivo para ser preso e não foi.
2 – A esposa de Valério foi flagrada tentando sacar milionária quantia junto a um banco em Belo Horizonte. Desesperado, o "operador do Mensalão" procurou Antonio Fernando e se colocou à disposição para colaborar nas investigações, objetivando os benefícios da delação premiada (estava com muito medo de ser preso, juntamente com a esposa). Antonio Fernando recusou a colaboração de Valério, alegando que a delação seria "prematura e inoportuna". Tudo indica que ele não queria que Valério falasse. A título de informação, a queda do ex-governador do DF (José Arruda) somente foi possível graças à colaboração de Durval Barbosa (operador do mensalão do DEM) que, beneficiado pela delação premiada, entregou provas que derrubaram o ex-governador. Se não fosse isso, Arruda jamais teria caído.
3 - Sílvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, em entrevista a um jornal de grande circulação, disse que Marcos Valério lhe afirmara que, se ele (Valério) falasse o que sabia, derrubaria a República. Em vez de Antonio Fernando propor delação premiada ao ex-secretário, cujo nome é repetido na denúncia 50 vezes, propôs a ele suspensão do processo em troca de prestação de serviço à comunidade o que, obviamente, foi prontamente aceito e Sílvio Pereira ficou fora do processo, não tendo que prestar depoimento. Para um bom entendedor...
4 - Para sepultar de vez a possibilidade de produzir provas efetivas que demonstrassem, juridicamente, a existência da "sofisticada organização criminosa", Antonio Fernando, em vez de arrolar Roberto Jefferson como testemunha, uma vez que foi quem levou a público o esquema criminoso, ou então propusesse a ele a delação premiada, preferiu apenas acusá-lo. Assim, na condição de réu, sua palavra tem pouco valor para incriminar José Dirceu.
5 - Curiosamente, nas alegações finais, o atual PGR, Roberto Gurgel, por diversas vezes, utiliza os depoimentos de Jefferson "como prova" do envolvimento de José Dirceu. Por exemplo, à fl. 44, item 72, das alegações finais apresentadas por Gurgel, ele transcreve trecho do depoimento de Jefferson, no qual este afirma que, em 2005, Dirceu teria lhe dito que, juntamente com Lula, recebeu um grupo da Portugal Telecom para tratar do adiantamento de oito milhões de euros que seriam repartidos entre o PT e o PTB. Veja-se trecho da declaração de Jefferson transcrito nas alegações finais por Gurgel:
"QUE em um encontro com JOSÉ DIRCEU na Casa Civil ocorrido no início de janeiro de 2005, o então ministro afirmou que havia recebido, juntamente com o Presidente Lula, um grupo da Portugal TELECOM e o Banco Espírito Santo que estariam em negociações com o Governo brasileiro (...)" Grifei.
6 - Ora, se esse depoimento de Jefferson é verdadeiro e pode ser utilizado como prova, conforme entende o PGR, considerando que Lula participou da reunião, por que ele não foi acusado? A presença de Lula na trama para angariar recursos com a Portugal TELECOM era meramente figurativa, uma espécie de boneco ambulante, totalmente manipulado e dominado por José Dirceu, por isso o ex-Presidente da República não fora acusado? Ainda que essa hipótese fosse verdadeira, pelo artigo 29 do Código Penal, Lula deveria figurar no rol dos acusados.
O ex-PGR Antonio Fernando, assim como o atual, Roberto Gurgel, pertencem ao grupo tuiuiú. Tuiuiú é uma ave do Pantanal que tem dificuldade para alçar voo. É assim que se consideravam alguns procuradores na época do ex-PGR Geraldo Brindeiro e, por isso, eles mesmos se denominaram de tuiuiú. Os tuiuiús são extremamente afinados com o PT. O grupo chegou ao poder com Claudio Fonteles, primeiro PGR nomeado por Lula. Fonteles foi ferrenho defensor de Lula (e do PT). Perseguiu impiedosamente procuradores que de alguma forma tentaram investigar/processar (de verdade e não por faz de conta) integrantes do Partido do governo. Por exemplo, um pouco antes de vir a público o escândalo do Mensalão, um procurador tentou obter de Carlinhos Cachoeira um vídeo que poderia alcançar Dirceu, então chefe da Casa Civil. Cachoeira gravou o procurador e o caso foi a público.
O procurador sofreu terrível perseguição dos tuiuiús, sob a alegação de que não poderia ter ouvido Cachoeira à noite. Depois de escapar da estapafúrdia acusação, o procurador pediu exoneração do MPF, faltando pouco tempo para a aposentadoria. Foram vários procuradores que sofreram perseguição. Por outro lado, outros foram favorecidos. Por exemplo, um procurador, que costumava ocupar espaço na mídia acusando integrantes do governo FHC, solicitou "ajuda financeira" a diversas empresas. Para tanto, utilizou uma estagiária da Procuradoria que enviava ofícios às empresas beneficiadas com o trabalho institucional do MPF. O procurador em questão chegou a receber dinheiro de Daniel Dantas. Tudo foi devidamente comprovado, mas ele nunca foi responsabilizado.
Fonteles, sem nenhum amparo legal, por meio da portaria "reservada" nº 628, de 20 de outubro de 2004, criou um disfarçado serviço de inteligência no MPF; concedeu função gratificada a pessoas sem vínculo com a Administração Pública como, por exemplo, para que um garçom cursasse faculdade, Fonteles deu a ele uma função gratificada, à revelia da lei. Apesar de Claudio Fonteles ter agido como um soberano, ignorando as restrições legais, algumas vezes ele recuava. Por exemplo, os tuiuiús queriam mandar embora um procurador novato que caiu na antipatia deles. Na votação no Conselho Superior do MPF, Fonteles, como presidente do Colegiado, chegou a votar duas vezes para destruir a carreira do procurador, mas desistiu, pressionado por conselheiros que apontavam a flagrante violação à lei.
Os sucessores, Antonio Fernando e Roberto Gurgel, são mais ousados do que Fonteles. Eles não recuam. Em agosto de 2004, Fonteles queria promover a subprocurador-geral da República, Eugênio Aragão, procurador que passara os últimos anos no exterior cursando doutorado. Pelas regras da promoção por merecimento, as chances do referido procurador seriam ínfimas, pois os procuradores concorrentes permaneceram na batente do serviço, enquanto que o preferido de Fonteles estudava na Alemanha.
Fonteles colocou a promoção para votação às pressas porque, pouco tempo depois, os tuiuiús ficariam em minoria no Conselho Superior, onde é realizada a votação. Membros do Conselho que não faziam parte do grupo dos tuiuiús promoveram questão de ordem, exigindo o cumprimento da lei.
Diante da embaraçosa situação, Claudio Fonteles recuou, mas Antonio Fernando e Roberto Gurgel não. Depois de muita discussão, uma conselheira, que não fazia parte do grupo tuiuiú, pediu vista do processo. Tal pedido acabava com a pretensão de promover Eugênio Aragão, pois quando o processo voltasse a julgamento, os tuiuiús, que na época tinham seis membros no Conselho (o colegiado tem 10 integrantes), estariam em minoria, pois, logo em seguida, haveria (como de fato houve) renovação na composição do Conselho e dois novos membros, não pertencentes ao grupo tuiuiú, tomariam o lugar de dois tuiuiús.
Para possibilitar o imediato "julgamento" do processo de promoção, Antonio Fernando e Roberto Gurgel tiveram a "brilhante" ideia de submeter o pedido de vista à votação. Isso mesmo. Violando flagrantemente o regimento interno do Conselho, que permite vista em qualquer processo, eles alegaram que em processo de promoção não é possível pedido de vista. Realizada a votação, por seis votos (exatamente os seis tuiuiús) a quadro, decidiram que não caberia pedido de vista em processo de promoção. Um absurdo.
Negado o pedido de vista, o processo foi posto em votação e o preferido de Fonteles, Eugênio Aragão, restou promovido. O escandaloso fato ocorreu na Sexta Sessão Ordinária de 2004, do Conselho Superior do MPF.
Em novembro de 2005, a imprensa noticiou que Eugênio Aragão e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão do Ministério da Justiça, na época, sob a tutela de Márcio Thomaz Bastos, o mesmo que depois se tornou defensor do Carlinhos Cachoeira, influenciaram autoridades americanas para não fornecerem à PF documentos relativos à movimentação financeira de Duda Mendonça no exterior, investigado no inquérito do Mensalão.
O relatório que informava a atuação de Eugênio Aragão atrapalhando as investigações da PF foi assinado por quatro delegados e dois peritos. Instaurou-se o inquérito administrativo nº 1.00.001.000116/2006-87 contra Eugênio, mas a comissão concluiu que não havia provas para puni-lo. O relator do inquérito no Conselho entendeu que havia provas, mas ocorreu a prescrição.
Eugênio Aragão atualmente é corregedor-geral do MPF. Ele, como todo tuiuiú, ocupa poleiro alto na cúpula da Instituição e é bastante afinado com o Governo. Ano passado, logo após assumir como corregedor, deixou transparecer (exceção, pois os tuiuiús costumam disfarçar muito bem) o afinamento com a situação. Por causa do movimento em prol de aumento de salário, ele disse que juízes, policiais, membros do Ministério Público e advogados públicos chantageiam o Estado. Vejamos trecho da entrevista do referido tuiuiú:
"A Polícia Federal e o Ministério Público, o Judiciário, os Auditores Fiscais. As carreiras que hoje têm poder de pressão sobre o Estado e sobre suas instituições são as que mais são valorizadas. Ou seja, juízes, Polícia, Ministério Público, advogados públicos. Porque eles têm um poder de chantagear os poderes públicos. E dizem: ou você faz isso ou a gente vai criar uma tremenda encrenca."
Eugênio Aragão é um tuiuiú que não sabe disfarçar como os outros sabem. Assim, pelo fato de ele não saber disfarçar, não foi reeleito para o Conselho Superior do MPF. Coisa rara, pois é muito difícil um tuiuiú perder uma eleição. Para se ter uma ideia, a Constituição Federal não prevê eleição para escolha do procurador-geral da República. Todavia, os "democráticos" tuiuiús inventaram uma eleição que escolhe três nomes para "ajudar" o Presidente da República na nomeação do procurador-geral. Até hoje, todos os que ficaram em primeiro lugar na lista de votação foram nomeados procurador-geral. Um detalhe interessante é que só são eleitos tuiuiús e o primeiro lugar da lista é sempre o procurador-geral que está no cargo ou quem ele indique.
Embora Eugênio Aragão tenha perdido a eleição para o Conselho no ano passado, ficou pouco tempo sem cargo elevado na cúpula do MPF. Dois meses depois, foi nomeado corregedor-geral. Os tuiuiús transformaram a cúpula do MPF em propriedade particular. Quem não é tuiuiú ou simpatizante do grupo não tem vez. Eles ocupam todas as funções da cúpula, bem como onde o MPF tem representação como no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A audácia é tão grande que até o filho do Antonio Fernando foi assessor de uma conselheira do CNMP. Ou seja, o órgão Colegiado que tem a missão de combater o nepotismo abrigava como assessor o filho do Presidente.
Aliás, a exemplo do filho do Lula que parece ser um fenômeno nos negócios, o filho de Antonio Fernando é um fenômeno no serviço público. Isso porque, quando terminou o mandato do pai no CNMP, ele ocupou o cargo de assessor no Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e quem o nomeou foi o então procurador-geral, Leonardo Bandarra, que hoje está afastado da função, acusado de corrupção. Mas o menino prodígio não ficou por muito tempo no MPDFT, alçou voo e foi ser assessor na Vice-Procuradoria-Geral Eleitoral, onde reina a tuiuiú Sandra Cureau, vice-procuradora-geral Eleitoral. Se os tuiuiús continuarem no poder, esse rapaz vai muito longe...
A "briguinha" entre petistas e tuiuiús, que a imprensa tem divulgado ultimamente, tudo indica, é só aparência. Na prática, a realidade é outra. Citarei alguns episódios, entre muitos ocorridos, que evidenciam essa hipótese. Vários procuradores da República pediram ao PGR, Roberto Gurgel, que arguisse a suspeição do ministro Dias Toffoli. Apesar da notoriedade da suspeição (e até mesmo do impedimento), Gurgel preferiu não arguir "para não atrasar o julgamento". Ora, o MPF, além de titular da ação penal, é fiscal da lei. Assim, tem o dever de agir de acordo com a ordem jurídica.
Com efeito, o PGR jamais deveria silenciar diante de hipóteses indicativas de parcialidade do julgador (suspeição e impedimento são hipóteses legais que indicam parcialidade), mormente em caso tão importante. A possibilidade de atraso no julgamento não justifica o descumprimento da lei. Daí, como a norma prevê que determinadas situações importam em comprometimento da imparcialidade do julgador, o fiscal da lei não pode se omitir, ainda que sua atuação resulte em "atraso no julgamento". Atraso, aliás, que seria pequeno (no máximo alguns dias), insignificante diante da dúvida eterna que pairará sobre a imparcialidade não aferida pela Corte.
No final da "sustentação oral" na Ação Penal do Mensalão, o PGR, Roberto Gurgel, pediu a expedição de mandados de prisão, imediatamente após o julgamento. Ora, Gurgel, assim como qualquer estudante de Direito, sabe que a Constituição Federal alberga o princípio da presunção de inocência, isso quer dizer que o condenado só pode ser preso, após o trânsito em julgado da decisão condenatória. Apesar de o STF ser a última instância do Judiciário, as suas decisões estão submetidas ao mesmo princípio constitucional, ou seja, elas também devem passar pelo crivo do trânsito em julgado para serem executadas.
Assim, o trânsito em julgado não ocorre com o fim do julgamento, uma vez que depende da publicação do acórdão e dá ausência de recurso (mesmo perante o STF, é cabível recurso após qualquer julgamento). Dessa forma, caso houvesse, de fato, interesse na prisão dos acusados, principalmente, a de José Dirceu, Gurgel justificaria o pedido, fundamentando a pretensão no artigo 312 do Código de Processo Penal (assegurar a aplicação da lei penal). Assinalo que não seria difícil justificar essa hipótese.
Roberto Gurgel tão somente pediu a emissão de mandado de prisão, sem sequer apresentar justificativa alguma. Agiu como o seu antecessor (Antonio Fernando), que fez de tudo para não pedir a prisão de Marcos Valério, quando ele destruía provas. Depois, ao ofertar a denúncia, sem justificativa alguma, pediu a prisão de todos os acusados, sabedor de que jamais seria decretada, pois seria impossível realizar a instrução processual com elevado número de acusados presos. Sabia que o STF iria negar, como de fato negou. Ou seja, deixou de cumprir a lei, pois deveria ter pedido a prisão de Valério no momento oportuno e ainda jogou para a galera, requerendo decreto prisional em momento inoportuno, deixando a impressão de que ele fez a sua parte, mas o STF não quis prender. É muita...
São incontáveis os casos que demonstram a extrema ousadia de os tuiuiús "justificarem" suas extravagantes atitudes. Vou contar mais um caso que ocorreu recentemente. Roberto Gurgel engavetou o Inquérito policial 042/2008 (Operação Vegas) por quase três anos. Instado pela CPMI a justificar a omissão, ele respondeu, por escrito, invocando os princípios da operação controlada (hipótese prevista na Lei 9.034, art. 2o, inciso II, que permite o retardo da atuação policial), ou seja, o engavetamento, na justificativa de Gurgel, não foi omissão, mas sim "ação controlada". Curioso é que somente ele e a sua esposa, que é subprocuradora-geral da República e o auxilia nos casos mais importantes, sabiam da "operação controlada". O STF não sabia, a Polícia Federal não sabia, os procuradores da República que atuam na primeira instância e o juiz federal também não sabiam. Só o casal sabia da "operação controlada".
Incrível é que Gurgel ainda teve a coragem de dizer que, graças à sua "estratégia" (de engavetar o inquérito), o esquema criminoso de Cachoeira foi desvendado. Veja-se o que ele disse no ofício encaminhado ao presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo: "Se assim não tivesse agido a Procuradoria Geral da República, não se teria desvendado o grande esquema criminoso protagonizado por Carlos Cachoeira." Ora, a operação que resultou na prisão de Cachoeira ocorreu em outra investigação (Operação Monte Carlo – inquérito policial 089/2011), instaurada porque Gurgel engavetou a primeira investigação (Operação Vegas – inquérito policial 042/2008). A título de informação, não acredito que o engavetamento da investigação foi para favorecer o ex-senador Demóstenes Torres. A intenção, com certeza, foi outra...
Peço desculpas pela extensão do texto, mas o assunto é muito importante para ser tratado em poucas linhas. Enfatizo que escrevi o mínimo, pois as barbaridades praticadas pelos tuiuiús são inúmeras. Eles sabem dissimular muito bem. Comportam-se como se fossem serenos, equilibrados, justos. Na verdade, praticam verdadeiras atrocidades, seja perseguindo, seja favorecendo. Eles são extremamente ousados, basta ver que Gurgel engavetou a Operação Vegas por longo tempo e ainda teve a ousadia de dizer que se tratava de "operação controlada" e, graças à sua "estratégia", o esquema de Cachoeira foi desvendado. O mesmo eles estão fazendo com o Mensalão. Deixaram Lula fora da acusação e fizeram de tudo para não produzir provas; porém, caso o STF condene mesmo sem provas, eles cantarão vitória e dirão que a condenação ocorreu graças ao trabalho deles. Contudo, se o STF mantiver a sua jurisprudência e absolver, os tuiuiús dirão que a culpa é do Supremo que não pune.
Concluo este artigo dizendo que não inventei nada (tenho prova de tudo que afirmo), inclusive ofertei representação contra o ex-PGR Antonio Fernando, pelo fato de ele não ter incluído Lula na denúncia, apesar da abundância de provas contra o ex-Presidente da República. Os tuiuiús arquivaram a minha representação sob pífios argumentos. Posteriormente, em abril de 2011, representei ao PGR, Roberto Gurgel, contra o ex-Presidente Lula. Curioso é que, em determinados casos, Gurgel age rápido. Por exemplo, ele recebeu uma representação contra um procurador que é odiado pelos tuiuiús. Imediatamente ele despachou, designando um procurador para tomar as medidas criminais contra o procurador perseguido.
No caso da representação que fiz contra Lula, Gurgel engavetou por um ano e dois meses. Depois de eu muito insistir sobre o andamento da representação, ele me enviou ofício, informando que a arquivou porque os fatos que imputo a Lula estão sendo apurados no inquérito 2.474, em trâmite no STF. Esse inquérito, que tem pertinência com o esquema do Mensalão, tramita no Supremo desde março de 2007.

Manoel Pastana é Autor do livro autobiográfico De Faxineiro a Procurador da República

URB - UNIÃO DAS REPUBLICAS BOLIVARIANAS

Esse deverá ser o nome pois têm que ser mudados os outros, como UNASUL, MERCOSUL, por que além do mais não há outro bloco nessas paragens que tenha funcionado a contento e esse é o que vem funcionando!
É assim: nada, ou muito pouco tem funcionado abaixo da linha do Equador, e quando funciona é sempre para o mal, pelo menos no que toca ao nosso País, já que os demais, abstendo-nos da idéia remota de que poderiam ter algum desenvolvimento de forma independente, têm, isso sim, se beneficiado dessa relação expúria com os governos brasileiros, além de alguns que se beneficiam também do tão decantado "Imperialista Americano".
Sei que Países não têm amizade, têm interesses! Isso tem que ser ponto pacífico.
Agora que interesses são esses que o Brasil tem na América Latina? Ou serão interesses invertidos, pois todos os negócios que são feitos com os demais países, o Brasil sempre leva chumbo?
Ou então, uma incompetencia sem limites dessa nossa politica de relações exteriores? É claro que o Patriota nem é patriota nem é tão incompetente a esse extremo nem também o anterior, o Amorim. Estamos dando o Brasil que é dos brasileiros para satisfazer interesses de politicas que são definidas claramente como do bloco comunista bolivariano estabelecidas no Foro de S. Paulo.
Senão o Brasil vai ficar parecido com aquela mulher bonita gostosa e burra que todo o mundo se aproveita e depois abandona na sargeta! E nós sabemos que não é isso! Só está parecendo isso, e é só ver as caras desses nossos diplomatas, como ultimamente têm eles umas caras de babacas, "barbudinhos e rosados" diferentemente do que acontecia até num passado recente e que o próprio Luiz Felipe Lampreia bem soube identificar nessa nossa politica externa, em recente aparição no Globo News Painel.
E como se não bastasse, recentemente, um ato de notória observancia das instituições democráticas no Paraguai seguindo sua própria Constituição, bastou para que saissem abraçadinhos e cantando cantigas de roda os demais mandatários dos paises que fazem parte dessa curriola!
Ora, vá enganar a outro!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

ESSA FOI A PIOR CPMI DA HISTÓRIA DESSE PAÍS E A FRASE TAMBÉM!

Apesar de meio esquecida por já ter sido atropelada pelo "julgamento" mas acho que já estavamos mesmo todos de saco cheio com essa história de CPI , de Cachoeira, de Demostenes! Não digo nem o povão pois este não enxerga nada mesmo, mas nós, os oportunizados, de outro angulo  também não estamos nem um pouquinho interessados com essas velhas histórias de final conhecido.
Mais esclarecidos um pouco, não aguentamos ver essses desvios de foco e apenas presenciarmos a escolha de bois de piranha ou bodes expiatórios, ainda mais que sabemos onde está realmente a "coisa".
Não posso acreditar como algumas pessoas até devam achar que haveria possibilidade, mesmo nesse pais das maravilhas, de um Senador da República ter o poder de resolver todos esses assuntos sozinho, sem que houvesse nenhuma participação dos seus pares e na outra ponta não distinguirmos sobre os reais valores que foram subtraidos do povo, na casa de bilhões para uma discussão  interminável  que reduzem a um corte de pelo menos tres zeros na conta, com a casa do governador Perillo.
Quero dizer ainda, que por cima de todo esse teatro promovido  "para nosso deleite", sermos tripudiados em nossa inteligencia sendo-nos obrigado a assistir ao que não vai dar em nada, seria mais útil que colocassem aí uns programinhas educativos vindo a melhorar a compreensão de certas fatos passados, para que não venhamos a repeti-los no futuro.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AS COTAS RACIAIS E A RAÇA BRASILEIRA

Tem coisas que só nesmo o jeitinho brasileiro ou a mania que todo o brasileiro tem de levar vantagem, fazer maracutaias e outros bichos, resolve certas posições equivocadas desses governos nefastos!
Agora mesmo lembrei-me que só assim será solucionada a excrescencia das tais cotas nas universidades, que é a coisa de que todo o mundo vai de uma maneira ou de outra conseguir resolver e poder ser chamado de preto azul ou verde de acordo com interesses de quem estiver a classificá-los.
Até mesmo, como diria o nosso blogueiro O Mascate, se você for um louro de olhos azuis, aí vai ficar mais dificil e é bom ir logo cruzando com alguém de uma corzinha mais parda para perder essa brancura. Mas até assim existirá uma saida que é o sarará (mulato alvacento) que muitas vezes é chamado de galego e poderá muito bem ser usado como saída para os lourinhos que quiserem ser admitidos como quotistas!
Como voces podem ver são poucos, e estão na sua maioria localizados nas classes mais abastadas e isso pouco ou quase nada representará, além do que existem várias profissões de politico a puta que poderão absorver muito bem essas pessoas assim tão bem "dotadas".
Ainda outro dia mesmo eu, ainda que sempre tenha sido considerado branco por todos, ao dar uma queixa policial a moça que me atendeu colocou: côr parda, talvez por que eu estivesse bronzeado pelo sol do sertão nordestino.
Portanto, o arraso não será asim tão grande, apostando na ignorancia e na venalidade do pessoal que irá fazer o trabalho de baixo.
Assim, não será por aquilo tudo que andaram dizendo, que as cotas raciais nas universidades federais não funcionarão, e sim por que: quem irá querer ser chamado de quotista, que soará como sinonimo de burro e despreparado ou alguém que irá contratá-lo somente por ser um quotista?
O que acontecerá com certeza é uma proliferação de escolas universitárias particulares de boa, má e até pessima qualidade! Como sempre!

domingo, 19 de agosto de 2012

CAIXA DOIS

Com os recentes acontecimentos do desenrolar do julgamento dos réus do mensalão, está ficando patente que a figura do caixa dois não faz parte do imaginário daqueles que também deveriam estar como defensores da lei, os advogados, e vamos ver a partir daí com as esperadas condenações se tambem os juizes, a considerarão como crime.
A imaginar semelhante coisa, estaremos condenados para sempre a sermos um país em que não interessa combater qualquer tipo de crime, pois todos eles ou quase todos pelo menos, têm como fim precipuo o enriquecimento, salvo os passionais, e implantaremos definitivamente o antagonico ao processo que promoveu o combate ao crime organizado nos EE.UU., exemplo configurado no ícone dos gangsterismo e banditismo por lá, que foi Al Capone.
Pois lembram-se muito bem os senhores que sem esse dispositivo de combate feito através do dinheiro contabilizado e fiscalizado quanto ao pagamento de impostos e análise do enriquecimento se licito ou ilicito, talvez nunca tivessem chegado ao seu grande chefão.
Hoje dirão os simples brazucas: mas aí se colocam os laranjas, e disfarça-se o enriquecimento ilicito!
Mas engana-se mais uma vêz o brazuquinha, por que laranja tem que ter CPF, declarações de renda e bens que terão que ter sua origem comprovada, bastando apenas para isso que a receita federal use de suas prerrogativas legais e dos meios tecnicos que dispomos para promover essa facilima identificação.

COISAS QUE QUASE NINGUÉM PERGUNTA

 

A carta abaixo, que peguei na internet mostra perfeitamente por que uma crise nos States quebram os bancos, e aqui vive acabando com o cidadão que é sempre o otário que paga todas as possiveis causas do risco nos negócios, coisa até inexistente no Brasil, antes que os mesmos venham a acontecer, se acontecerem, por que o Estado é sempre leniente com as grandes corporações financeiras.

CARTA AO BANCO ITAÚ

Esta carta foi enviada ao Banco Itaú, porém devido à criatividade com que foi redigida, deveria ser direcionada a todas as instituições financeiras.
Tenho que prestar reverência ao brasileiro(a) que, apesar de ser altamente explorado(a), ainda consegue manter o bom humor

Senhores Diretores do Banco Itaú,

Gostaria de saber se os senhores aceitariam pagar uma taxa, uma pequena taxa mensal, pela existência da padaria na esquina de sua rua, ou pela existência do posto de gasolina ou da farmácia ou da feira, ou de qualquer outro desses serviços indispensáveis ao nosso dia-a-dia.

Funcionaria assim: todo mês os senhores, e todos os usuários, pagariam uma pequena taxa para a manutenção dos serviços (padaria, feira, mecânico, costureira, farmácia etc).. Uma taxa que não garantiria nenhum direito extraordinário ao pagante.

Existente apenas para enriquecer os proprietários sob a alegação de que serviria para manter um serviço de alta qualidade.

Por qualquer produto adquirido (um pãozinho, um remédio, uns litros de combustível etc) o usuário pagaria os preços de mercado ou, dependendo do produto, até um pouquinho acima. Que tal?

Pois, ontem saí de seu Banco com a certeza que os senhores concordariam com tais taxas. Por uma questão de equidade e de honestidade.
Minha certeza deriva de um raciocínio simples. Vamos imaginar a seguinte cena: eu vou à padaria para comprar um pãozinho. O padeiro me atende muito gentilmente. Vende o pãozinho. Cobra o embrulhar do pão, assim como, todo e qualquer serviço..

Além disso, me impõe taxas. Uma 'taxa de acesso ao pãozinho', outra 'taxa por guardar pão quentinho' e ainda uma 'taxa de abertura da padaria'. Tudo com muita cordialidade e muito profissionalismo, claro.

Fazendo uma comparação que talvez os padeiros não concordem, foi o que ocorreu comigo em seu Banco.

Financiei um carro. Ou seja, comprei um produto de seu negócio. Os senhores me cobraram preços de mercado. Assim como o padeiro me cobra o preço de mercado pelo pãozinho.

Entretanto, diferentemente do padeiro, os senhores não se satisfazem me cobrando apenas pelo produto que adquiri.

Para ter acesso ao produto de seu negócio, os senhores me cobraram uma 'taxa de abertura de crédito' - equivalente àquela hipotética 'taxa de acesso ao pãozinho', que os senhores certamente achariam um absurdo e se negariam a pagar.

Não satisfeitos, para ter acesso ao pãozinho, digo, ao financiamento, fui obrigado a abrir uma conta corrente em seu Banco.

Para que isso fosse possível, os senhores me cobraram uma 'taxa de abertura de conta'.

Como só é possível fazer negócios com os senhores depois de abrir uma conta, essa 'taxa de abertura de conta' se assemelharia a uma 'taxa de abertura da padaria', pois, só é possível fazer negócios com o padeiro depois de abrir a padaria.

Antigamente, os empréstimos bancários eram popularmente conhecidos como papagaios'. para liberar o 'papagaio', alguns Gerentes inescrupulosos cobravam um 'por fora', que era devidamente embolsado.

Fiquei com a impressão que o Banco resolveu se antecipar aos gerentes inescrupulosos.

Agora ao invés de um 'por fora' temos muitos 'por dentro'.
- Tirei um extrato de minha conta - um único extrato no mês - os senhores me cobraram uma taxa de R$ 5,00.
- Olhando o extrato, descobri uma outra taxa de R$ 7,90 'para a manutenção da conta' semelhante àquela 'taxa pela existência da padaria na esquina da rua'.
- A surpresa não acabou: descobri outra taxa de R$ 22,00 a cada trimestre - uma taxa para manter um limite especial que não me dá nenhum direito. Se eu utilizar o limite especial vou pagar os juros (preços) mais altos do mundo.
- Semelhante àquela 'taxa por guardar o pão quentinho'.
- Mas, os senhores são insaciáveis. A gentil funcionária que me atendeu, me entregou um caderninho onde sou informado que me cobrarão taxas por toda e qualquer movimentação que eu fizer.

Cordialmente, retribuindo tanta gentileza, gostaria de alertar que os senhores esqueceram de me cobrar o ar que respirei enquanto estive nas instalações de seu Banco.

Por favor, me esclareçam uma dúvida: até agora não sei se comprei um financiamento ou se vendi a alma?

Depois que eu pagar as taxas correspondentes, talvez os senhores me respondam informando, muito cordial e profissionalmente, que um serviço bancário é muito diferente de uma padaria. Que sua responsabilidade é muito grande, que existem inúmeras exigências governamentais, que os riscos do negócio são muito elevados etc e tal. E, ademais, tudo o que estão cobrando está devidamente coberto por lei, regulamentado e autorizado pelo Banco Central.

Sei disso. Como sei, também, que existem seguros e garantias legais que protegem seu negócio de todo e qualquer risco.

Presumo que os riscos de uma padaria, que não conta com o poder de influência dos senhores, talvez sejam muito mais elevados..

Sei que são legais. Mas, também sei que são imorais. Por mais que estejam garantidas em lei, voces concordam o quanto são abusivas.!?!

sábado, 18 de agosto de 2012

INDICES BRAZUCAS

Olhando a tabela de medalhas das Olimpiadas tive algumas das, ora desinformações ora informações, todas providenciais como por exemplo:
Nunca divulgaram para o povão a tabela completa, onde iria aparecer que temos tantas medalhas como a Etiópia e estamos abaixo do Iran, do Cazaquistão e Corea do Norte.
Outra, que é em conformidade com nossa maneira de usar os indices temos o absurdo de constatar que no espaço de 60 anos os EE.UU. tiveram um crescimento de 0% (40 em 52 e 40 em 2012) em ouro olimpico enquanto para o Brasil esse crescimento foi de 150% (1 em 52 e 3 em 2012).
Essa nossa "mirdia" é mesmo uma "mesdia"!
É assim que eles costumam fazer com os demais indices, para enganar a putada ignorante!
Ainda sou mais a crise no primeiro mundo que a bonança brasileira!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ESTADISTAS OU ESTATISTAS?

Vejam os senhores o que faz a falta daquilo que realmente significa a positividade de sua atuação e aí podermos identificar onde se encontra o verdadeiro estadista!
Quando, ainda no periodo Vargas e aí proliferou-se adiante, toda a investida de capital estrangeiro era rechaçada como invasora, imperialista e surrupiadora das nossas riquezas. Aí veio "O petroleo é nosso", a implantação da industria metalomecanica, da industria pesada e depois o parque automotivo, bem timidas como convém a qualquer "Brasil"!
Esqueciam-se os brazuquinhas o que tinham acabado de representar para o País os investimentos estrangeiros que propiciaram o grande desenvolvimento do transporte ferroviário que depois foram estatizados e sucateados e também no setor de distribuição de energia elétrica.
Então, naquela época, e era voz geral com apoio do povo brasileiro, a defesa do nacionalismo como se isso não sendo mantido representasse um perigo à nação!
É daí aquela coisa de que quando se falava em privatizar dava urticária em todo o mundo!
Em função disto iniciou-se a criação de um turbilhão de "BRÁS" que parece que nunca mais ia acabar, mas só as brás, investimento com dinheiro do povo brasileiro, por que capital estrangeiro nem pensar por causa da paranóia da remessa de lucros para o exterior!
Ora, se não tinhamos ou talvez até tivessemos capital nacional, mas não tinhamos naquela época como não temos até hoje, tecnologia nacional, por que não desenvolver com os capitais privados viessem eles de onde viessem e que trariam junto e de graça, a tão almejada tecnologia?
Mais tarde, e já era muito tarde, ficou-se sabendo que os juros pagos com os financiamentos feitos com capitais externos ( a divida externa que depois foi transformada em idivida nterna pelo LULA ) era mais caro do que a simples remessa de 5% de lucros das empresas. Mais ainda, o estado existe para controlar isso aí, onde uma empresa depois de investir milhões naquela época, que seriam bilhões hoje, imobilizando isso no país, dificilmente deixaria qualquer acordo desfavorável ao Brasil...
E conto mais coisas...
Mais tarde acho que em 1970 ou por aí, U-Than, subsecretário geral da ONU pronunciou aquela célebre frase...
"Não são mais as fontes e as reservas que limitam as decisões. São as decisões que fazem nascer as fontes e as reservas. Esta é a mudança revolucionária fundamental – talvez a mudança mais revolucionária que o homem jamais conheceu”.
Daí há pouco tempo começam a surgir as economias como a do Japão, Corea do Sul, Cingapura e até a da China (fora o regime politico). Simples coincidencia, ou...
Então ficamos quantas décadas de atraso a ouvir cantarolas de lideres pseudonacionalisttas, que não tinham nenhuma visão de futuro a querer nos impor um modelo economico que como demonstrado pela história, só deu em coisa errada, e ainda parece-me, há tantas a dar?
E vem daí o vicio criado no empresariado brasileiro que se esquiva sempre do investimento com recursos próprios, ficando sempre a cargo do Estado (o povo) a financiar todo e qualquer investimento que se diz privado, e que nesse exato momento está a fazer a nossa Presidente.
Então chamar alguns dos nossos ex-presidentes de estadistas é corromper o verdadeiro sentido da palavra, coisa que aliás sabemos fazer como ninguém.
 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O DIREITO DAS MINORIAS

CORRAM TODOS PARA FAZER O MESMO E SE ENQUADRAR EM ALGUMA  DAS TAIS "MINORIAS", POR QUE QUEM SOBRAR COMO SIMPLESMENTE BRASILEIRO SEM NENHUMA OUTRA PARTICULARIDADE VAI ACABAR SE FERRANDO E TENDO QUE SE TRANSFERIR PRÁ MARTE, JUPITER OU NETUNO.

DESCENDENTES DE ALEMÃES QUEREM USUFRUIR DOS MESMOS DIREITOS DOS NEGROS E GAYS

Circula na internet um bem-humorado pedido de equiparação dos descendentes de alemães, que querem ser tratados como negros ou gays

Em resposta à concessão de direitos especiais para afrodescendentes e homossexuais pelo Supremo Tribunal Federal, circula na internet uma bem-humorada mensagem à presidente Dilma Rousseff em que os descendentes de alemães se dizem vítimas de discriminação e pedem igualdade de direitos aos negros e aos gays.

###

MINORIA SEGREGADA

Como minoria segregada no Brasil, nós, descendentes de alemães, solicitamos providências do governo federal para sermos igualados aos negros, perdão, afrodescendentes, no que tange aos direitos dos cidadãos.
Para tanto, pacificamente reivindicamos seja aprovada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que contemple os seguintes pontos:

01 – Fica estabelecida a cota de 5% para alemães e seus descendentes nas universidades públicas brasileiras;

02 – Fica proibido chamar descendentes de alemães, ucranianos, holandeses e outros europeus de polaco, galego, branquela, etc e tal;

03 – Fica proibido chamar um indivíduo de “alemão”, pois o termo é pejorativo e denigre a imagem deste como ser humano;

04 – Fica estabelecido que os descendentes de alemães devem sem chamados de “germanodescendentes”;

05- Chamar alemão de alemão passa a ser considerado crime de racismo – inafiançável – a despeito do fato de a raça humana ser uma só;

06 – Fica proibido o uso de expressões de cunho pejorativo associadas aos descendentes de alemães. Ex: “Coisa de alemão!”, “Alemão porco….”, “Só podia ser alemão”, ” alemão batata” , ” comedor de chucrute”, “porco chauvinista”, “português que sabe matemática” etc;

07 – Fica estabelecido o dia 25 de julho como “Dia Nacional da Consciência Germânica”, feriado nacional;

08 – Fica estabelecido o dia 25 de novembro como “Dia Nacional do Orgulho Alemão”, com feriado nacional, mesmo que não se possa chamar alemão de alemão;

09 – Fica criada a Subsecretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã, subordinada à Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial;

10 – Fica estabelecido o prazo de 2 anos para a Subsecretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã virar Ministério dos Alemães, juntando-se aos outros 38 ministérios brasileiros já existentes, mesmo que não se possa chamar alemão de alemão;

11 – Passa a ser crime de “germanofobia” qualquer agressão deliberada contra um descendente de alemães, mesmo que não possa chamar alemão de alemão;

12 – Em caso de um negão chamar um alemão de alemão, este adquire o direito de chamar o negão de negão sem aplicação das sanções já previstas em lei;

13 – Ficam estabelecidos como Centros Nacionais da Cultura Alemã o bairro Buraco do Raio em Ivoti/RS, a zona central de Blumenau/SC e o bairro “ Drei Parrulho” em Santa Cruz do Sul.

Blumenau, 18 de maio de 2012.

PS: Caso italianos, portugueses, espanhois, siriolibaneses, japoneses, bolivianos, paraguaios, poloneses e tantos outros também se unirem em projetos similares, haverá dificuldades para aqueles que fazem questão de ser apenas brasileiros conseguir vagas em universidades e direitos especiais.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BRAZUQUINHA, DEIXE A GLOBO PRÁ DEPOIS E ASSISTA AGORA A TV JUSTIÇA!

Como venho dizendo e também muitos outros, o teatro do brazuca continua, ato após ato com desdobramentos que vamos entendendo com o passar do tempo. E vem mais novidade!
Agora surge essa novidade que os advogados poderão recorrer a uma corte internacional de direitos humanos em virtude do julgamento não ter obedecido diferença de foro para certos reus, caso os mesmos sejam condenados.
Mas que espetáculo, não é mesmo? O brazuquinha é mesmo um abestaado como nada nesse mundo e vai engolir mais essa e que só não acontecerá se ele fosse às ruas pedir a condenação desses safados!
E o pior é que eles não irão sair do seu conforto de cidadão plenamente realizado, andando em seu carrinho a 7 p/h e cheirando mijo e bosta em cada esquina, seus filhos indo às piores escolas do mundo e seus pais já idosos tendo que sofrer e até morrer nas filas dos hospitais públicos, não é mesmo?
Pois vejam os senhores que estamos aí sabendo que armaram as armações das armações com essa de não denunciarem no tempo certo o foro em que seria o julgamento de certos réus, ou seja, os reus não politicos não teriam foro especial e por isso poderiam ser julgados nas instancias primárias, só devendo ter sido julgados pelo STF os réus politicos que têm foro privilegiado.
Mas a gente não sempre soube que o que abunda não vicia? Como é isso hein?
Mas o negócio é que como não abunda de vergonha, abunda de sacanagem!
No inicio do julgamento, propositadamente e em cima da bucha o ministro revisor levantou isso, o que já sabia que seria negado e o relator rebateu o que já sabia estar perdido!
Mas pessoal, eu trabalhei na construção civil onde tem mais armação e teatro nesse mundo do que em qualquer outro lugar, e esses caras me passaram prá tráz! Que p... é essa!
Sem contar que lá no inicio a acusação deixou falhas e mais falhas até pelo simples fato de não mencionar o próprio ex-presidente que em tese era o maior interessado em que isso tudo existisse!
...Ou será que era você, brazuquinha, que andou recebendo dinheiro prá fazer ou deixar de fazer alguma coisa em nome desse mensalão? Era? Ou recebeu o dinheiro e não cumpriu com o combinado?
Vão aprendendo, putada, por que tem muito ainda a aprender, e já está na hora de voces pararem de se conformar com essa farinha seca mofada que esse rico país lhes destina!