O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

FICA SIMPLES PARA QUALQUER BOM ENTENDEDOR A ESCOLHA ENTRE OS DOIS CANDIDATOS

É preciso entender que esse modelo do Lulo-petismo que vigorou até agora, ele se esgotou, não há possibilidade que o Estado venha sustentar isso por mais tempo. E a partir de agora, isso vai ter que ser mudado, de uma forma ou de outra. Cabe apenas a nós escolher qual dos dois será melhor:
Como não haverá mais condições de sustentar o MASTODONTE (Estado) tal qual ele se apresenta nos dias atuais, eles irão, caso eleito o PT, partir para um modelo por nós bastante conhecido que é o Venezuelano, Cubano ou qualquer merda dessas. Retirar, extorquir e expropriar os bens da classe  média, para que tenha combustível suficiente para mais alguns anos e manter em alta o nível de corrupção e as políticas assistencialistas que é o que lhes dá sustentação.
Aí, num momento imediatamente posterior virá galopantemente o desinvestimento, maior sucateamento da indústria nacional, e desabastecimento. Isso não tem outro caminho. Ainda assim, se não contarmos com uma queda no preço mundial do Petróleo, que levará à inviabilizar até a exploração da camada Pré-Sal. Será um caos inevitável!
É tudo por demais conhecido, só não por aqueles que se beneficiam diretamente no momento atual como os detentores de cargos do aparelhamento estatal e os beneficiários das políticas sociais, que passam a não enxergar um palmo adiante do nariz!
Caso contrário, ao elegermos outro candidato, poderemos de imediato partir para uma reforma política que nos trará uma melhor governança democrática e a adoção de medidas econômicas salvaguardando os direitos individuais, a propriedade privada, uma menor intervenção do Estado na economia e uma segurança jurídica que levará ao retorno do nível de investimento privado no País.
j.a.mellow

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TÁ TUDO AÍ! SÓ NÃO VÊ MESMO AQUELES QUE NÃO ENXERGAM E DEIXARÃO PARA O FINAL, A BAGACEIRA, OS MILITONTOS QUE TIRAM SEU PROVEITOZINHO MESQUINHO E RASTEIRO E ACEITAM ATÉ HIPOTECAR O FUTURO DO PAÍS EM NOME DE QUINQUILHARIAS ORDINÁRIAS, OU FINALMENTE OS BURROS QUE AINDA ACREDITAM EM COMUNISMO E SOCIALISMO.


‘Fora PT!’, de Marco Antonio Villa

Publicado na Folha desta quinta-feira
Estamos vivendo o processo eleitoral mais importante da história da República. Nesta eleição está em jogo um mandato de 12 anos. Caso o PT vença, estarão dadas as condições para a materialização do projeto criminoso de poder –expressão cunhada pelo ministro Celso de Mello no julgamento do mensalão.
Em contrapartida, poderemos pela primeira vez ter uma ruptura democrática –pelo voto– com a vitória da oposição. Isso não é pouco, especialmente em um país com a tradição autoritária que tem.
O PT não gosta da democracia. Nunca gostou. E os 12 anos no poder reforçaram seu autoritarismo. Hoje, o partido não sobrevive longe das benesses do Estado. Tem de sustentar milhares de militantes profissionais.
O socialismo marxista foi substituído pelo oportunismo, pela despolitização, pelo rebaixamento da política às práticas tradicionais do coronelismo. A socialização dos meios de produção se transformou no maior saque do Estado brasileiro em proveito do partido e de seus asseclas de maior ou menor graus.
Lula representa o que há de mais atrasado na política brasileira. Tem uma personalidade que oscila entre Mussum e Stálin. Ataca as elites –sem defini-las– e apoia José Sarney, Jader Barbalho e Renan Calheiros. Fala em poder popular e transfere bilhões de reais dos bancos públicos para empresários aventureiros. Fez de tudo para que esta eleição fosse a mais suja da história.
E conseguiu. Por meio do seu departamento de propaganda –especializado em destruir reputações–, triturou Marina Silva com a mais vil campanha de calúnias e mentiras de uma eleição presidencial.
Dilma nada representa. É mera criatura sem vida própria. O que está em jogo é derrotar seu criador, Lula. Ele transformou o Estado em sua imagem e semelhança. Desmoralizou o Itamaraty ao apoiar terroristas e ditadores. Os bancos e as estatais foram transformadas em seções do partido. Nenhuma política pública foi adotada sem que fosse tirado proveito partidário. A estrutura estatal foi ampliada para tê-la sob controle, estando no poder ou não.
A derrota petista é a derrota de Lula. Será muito positiva para o PT, pois o partido poderá renovar sua direção e suas práticas longe daquele que sempre sufocou as discussões políticas, personalizou as divergências e expulsou lideranças emergentes. Mas, principalmente, quem vai ganhar será o Brasil porque o lulismo é um inimigo das liberdades e sonha com a ditadura.
Daí a importância de votar em Aécio Neves. Hoje sua candidatura é muito maior do que aquela que deu início ao processo eleitoral.
Aécio representa aqueles que querem dar um basta às mazelas do PT. Representa o desejo de que a máquina governamental esteja a serviço do interesse público. Representa a disposição do país para voltar a crescer –de forma sustentável– e, então, enfrentar os graves problemas sociais. Representa a ética e a moralidade públicas que foram pisoteadas pelo petismo durante longos 12 anos.
Cabe aos democratas construir as condições para a vitória de Aécio. Não é tarefa fácil. Afinal, os marginais do poder –outra expressão utilizada no julgamento do mensalão– tudo farão para se manter no governo. Mas o país clama: fora PT!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FORA AÉCIO!

ESPERO CHEGAR ATÉ O RESULTADO FINAL DAS ELEIÇÕES E AÍ GRITAREI:
"FORA AÉCIO"!

TODOS ESPERAMOS, OU PELO MENOS AQUELES QUE ACREDITAM NA DEMOCRACIA E NO PODER SOBERANO DE UM POVO INDEPENDENTE QUE ESTA SEJA A PRIMEIRA MEDIDA A SER TOMADA POR AÉCIO NEVES NA PRESIDENCIA:

APROVAR AGORA, NO CALOR DA ENTRADA DOS ELEITOS RECENTES O FIM DA REELEIÇÃO.

OS "MOISÉS" MODERNOS

TODOS NÓS SOMOS DE CERTA FORMA CULPADOS DO CRESCIMENTO DE CERTAS LIDERANÇAS POPULISTAS DO TIPO LULA E ETC.
NÃO PENSEM OS SENHORES QUE ESTES SÃO DO TIPO LEGENDÁRIO DE ANTIGAS LIDERANÇAS BÍBLICAS QUE LEVAVAM E DEFENDIAM TRIBOS À CUSTA DAS SUAS VIDAS, SEGUIAM SEU RUMO CERTO, CERTO PARA ELES É CLARO, E NINGUÉM LHES TIRAVA DAQUELE CAMINHO.
AS LIDERANÇAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, TODAS, E DIGO TODAS SEM MEDO DE ERRAR UMA OU OUTRA, POIS O ERRO É TÃO PEQUENO QUANTO SUPORTÁVEL, ELAS FORAM CRIADAS, SÃO SEMPRE CRIADAS POR UMA DICOTOMIA PRÉ-EXISTENTE, UM ANTAGONISMO POR ASSIM DIZER, QUE AS FORMA E ACERTA-LHE O CAMINHO.
ELAS NORMALMENTE OBEDECEM A UM CAMINHO QUE AGRADA AS DUAS PARTES QUE SÃO PAI E MÃE DA SUA CRIAÇÃO. É SÓ LEMBRARMOS QUANDO O LULA COMEÇOU LÁ NOS FINS DO ANOS 70, FILHO DOS TRABALHADORES E DOS CAPITÃES DA FIESP.
PELEGOS, SÃO SOMENTE PELEGOS, NÃO TENHAMOS MEDO DE ASSIM OS CHAMAR.
ACERTAM AS FORMAS QUE SERÃO SUPORTÁVEIS POR AMBAS AS PARTES E LEVAM E TRAZEM DECISÕES TOMADAS NOS SUBTERRÂNEOS!
E QUANDO OS DEIXAMOS CRESCER DEMAIS VIRAM O MESMO, AGORA NO COMANDO DOS ESTADOS, PAGEADOS POR GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS E PELA PERSONALIDADE BOVINA DE TODA UMA POPULAÇÃO.
J.A.MELLOW

O PROJETO DO PT

O QUE O POVÃO NÃO CONSEGUE VER É QUE NÃO APENAS PELO APOIO DESTE AOS GOVERNOS DO PT, UM PARTIDO CONSEGUIRIA SE ETERNIZAR NO PODER, MAS CONSEGUE ISTO TAMBÉM PELO APOIO DE GRANDES GRUPOS EMPRESARIAIS QUE ABSOLUTAMENTE NÃO TÊM COMPROMISSO NENHUM COM O PAÍS E QUE ESTÃO JUNTOS NESSE PROJETO DE DESTRUIÇÃO DE UMA CLASSE MÉDIA EXISTENTE JUSTAMENTE PARA A QUAL OS MAIS POBRES DEVERIAM CAMINHAR, E VOLTAM-SE PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CLASSE UNIFICADA DE PROLETÁRIOS QUE ECLODIRIA NUM FUTURO PRÓXIMO, SENDO POIS CHAMADA DORAVANTE DE CLASSE MÉDIA. TUDO ISSO PARA O BEM DOS RICOS E DOS COMANDANTES MAIORES DO ESTADO. NEM MESMO ALGUNS DAQUELES QUE HOJE SE VANGLORIAM DE PEQUENOS CARGOS DE SEGUNDO E TERCEIRO ESCALÕES ESCAPARIAM À SAGA DESSE PROJETO DE DESTRUIÇÃO TOTAL DO PENSAMENTO DE NAÇÃO ATUAL. ESSE É O TEMA PRINCIPAL DO DISCURSO!
J.A.MELLOW

domingo, 19 de outubro de 2014

É SIMPLES, MAS PORQUE NÃO COMPREENDEMOS ISSO?

NENHUM GOVERNANTE PODE SE ORGULHAR DE TIRAR SEU POVO DA MISÉRIA SEM SEGUNDOS APÓS NÃO TER SE ATIRADO NA ÁRDUA TAREFA DE COLOCAR O PAÍS NO RUMO DE PREMIAR A MERITOCRACIA, DAR-LHES EDUCAÇÃO E IMPLANTAR UM SISTEMA DEMOCRÁTICO DE SAÚDE!

sábado, 11 de outubro de 2014

A CORRUPÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA

A CORRUPÇÃO PARA SE ETERNIZAR E POIS "DAR CERTO", TERIA QUE TER UM TAMANHO E UMA EXTENSÃO QUE ABRANGENDO TANTA GENTE DEIXARIA DE SER CORRUPÇÃO E PASSARIA A SE CHAMAR DE DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA.

E SÓ AÍ ELA ACABARIA SUCUMBINDO PELA FALTA DE QUEM REALMENTE PRODUZISSE AS RIQUEZAS.

POR ISSO, OBRIGAMO-NOS A COMBATÊ-LA SEMPRE, DIUTURNAMENTE, SEJA QUE TAMANHO ELA VENHA A ASSUMIR.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A TRANSIÇÃO SERÁ HORIZONTAL OU VERTICAL?

 

A discussão está muito boa enquanto estiver entre PT e PSDB, mas depois que passar essa emoção das eleições o que vem pela frente é chumbo grosso e é muito mais grave do que essa discussão que pode estar parecendo muito importante agora, mas, um pouco mais não terá importância alguma, pois a coisa está mostrando a sua cara tão realista que até me ocorreu a lembrança daquela velha transição de FHC para Lula, lá atrás num passado que já mostrava o início da formação desse semblante atual.
Ninguém deu importância alguma!
Passou-se todos esses anos, de lá para cá, aqueles quatro últimos e mais os seguintes que totalizaram 16 anos em que nada se fez para que a economia tomasse um crescimento substancial, real.
O que que poderíamos querer agora? Ficar discutindo uma coisa, que aconteça o que acontecer, não mudará em nada o panorama do que virá pela frente?
O tempo já foi perdido, e agora nem nos resta mais chorar, pois temos que guardar as lágrimas para mais tarde, pois ainda é cedo.
Os economistas podem falar o que quiserem, mas só agora? Agora aparecem de parte a parte, Armínio com Mantega. O que é isso? Nenhum dos dois podem dizer nada sobre a real situação e já deve haver um consenso entre os mesmos, do que será melhor dizer ao povo, ao cidadão comum, pois o estrago não será resolvido em caso de eleição do Aécio nem reeleição da Dilma?
É apenas uma questão de se arranjar  a melhor desculpa, pois o povo aceita qualquer uma?
Os tais movimentos sociais que foram tão incentivados, eu não sei, não tenho certeza e acho também que ninguém tem ainda ideia sobre qual será o seu comportamento, e se espontâneo ou dirigido.
Eu temo que muitas coisas ainda poderão nos surpreender, além do que nossa vista poderá alcançar, pois no momento estamos muitos de nós discutindo ideologias e medidas que terão que ser tomadas agora, mas que já deveriam ter sido tomadas lá atrás.
Não sou economista, mas posso aqui fazer uma figura de metáfora em que comparo a Economia Brasileira nesse último quadrante de século com uma terra, um substrato, originalmente frágil, em que teremos sempre que viver colocando todos os adubos, corrigindo solo e trazendo água e sempre mais e mais vamos ter que fazer para que seja dalí retirada alguma produção.
Vamos com isto sempre continuando o processo, retirando e gastando cada vez mais até a exaustão total da terra que não terá mais como produzir. Os insumos são um substituto da infraestrutura que não possuímos, nem na logística nem na formação técnico-científica, e o substrato é a velha estrutura viciada que temos para uso.
Num determinado ponto, há como que um estrangulamento que leva a tudo aquilo que achávamos possível alavancar a Economia se voltar contra nós. Não é promovendo pura e simples distribuição de renda, programas sociais nem estimulando o consumo que iremos fazer a economia pegar no tranco. Isso não existe, e existe sim, é fazer com que a máquina se auto estimule, com investimentos e visão de retorno. A Física ainda é melhor conselheira do que as teorias de Keynes.
Mas vem aí a Fisca de novo! Mas com toda essa inércia que nós mesmos fabricamos?
Até quando vamos continuar a fabricá-la?
j.a.mellow

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM LEMBROU DE COISAS QUE TÊM QUE FICAR CLARAS E NÃO ESCONDIDAS ATRÁS DE ACORDOS MUITAS VEZES ESPÚRIOS, QUANDO SE ESTÁ À CATA DE APOIO ELEITORAL! A NAÇÃO BRASILEIRA QUER SABER.

E O DECRETO 8243, AÉCIO?


Aécio, meu velho, vou votar em você. Não que eu queira, verdadeiramente. Mas sobrou você como a nossa, talvez, última barreira sanitária contra esse vírus ébola que é o petismo. Cada vez que vejo nas entrevistas o teu rosto sorridente, penso: como ele pode se mostrar tão feliz?
Você parece que está vivendo permanentemente dentro de um comercial de tv - enquanto nós ficamos de fora, nos sentindo tão inseguros, tão sem saída. Deve ser uma estratégia de campanha você contrastar tua figura "presidenciável" com o daquela senhora odiável e desprezível que parece sempre estar tão mentalmente desorganizada, tão alienada do mundo.
Mas ela tem a caneta na mão e assina papéis que compram Pasadena, que importa médicos fajutos, que prefere investir em Cuba, Venezuela ao invés de nosso tão desesperadamente carente Brasil. E que sorrateiramente sancionou esse maldito Decreto 8243 que vai criar os Sovietes, que significa a liquidação do nosso (ainda) regime democrático.
Vou votar em você Aécio. Pode ser que você esteja mineiramente quieto e se fingindo de morto enquanto vai costurando acordos políticos que, no fim, vão virar o veneno que fará o PT entrar em coma e morrer. Pode ser.
Mas reconheça que muitos do que votarão em você o farão principalmente para se opor ao PT. Esquecendo, por um momento, dos votos dos "bolsas", somos nós que faremos a diferença. E nós queremos botar fé que você seja o cavaleiro de armadura reluzente, que com a sua espada Durindana vai estraçalhar as hostes inimigas. Nós queremos que você seja o nosso Campeão.
Sei que não é novidade o que estou aqui dizendo, e que é inocente quem põe sua vida na mão dos outros, confiando inteiramente no Líder sob o qual faremos a guerra. Mas que outra possibilidade temos, além de você?
Aécio, fala! são tantos os temas que estão sendo discutidos por tantos, inclusive aqui no Face. Mas você não fala e nós ficamos conjecturando o que te faz tão convencional, tão discreto. Você é neto do Tancredo, que era cheio de manhas, espertezas, tão bom jogador de poker que foi.
Talvez seja assim mesmo que se deve jogar numa eleição como esta, você deve saber - temos que confiar em teu critério. Mas estamos ressabiados.
Queremos colocar pólvora e bolas de aço em nossas espingardas, sair das trincheiras e correr contra o inimigo que nos amedronta, e que nos empurra para a defensiva. Precisamos de tua voz e entusiasmo, Aécio.
O tempo está correndo contra nós. Desculpe falar tanto em nós, nós. Seria mais apropriado dizer que, talvez, esta opinião seja só minha.
09 de outubro de 2014
Diego Mainardi é Publicitário.

domingo, 5 de outubro de 2014

É ISSO AÍ, MINHA GENTE! E AINDA TEM GENTE QUE ELOGIA JUSTAMENTE PELO MOTIVO ERRADO.

 Do Selva Brasilis

De JK a Lula: As Empreiteiras Mandam e Mamam no Brasil

O Brasil é o país onde arquitetos não conseguem desenhar uma linha reta e os engenheiros civis são quase tão despreparados e analfabetos quanto os adEvogados. Não surpreende portanto que a indústria mais poderosa e lucrativa do país seja a da construção civil, principalmente quando o cliente é o governo. As empreiteiras brasileiras capturaram o governo brasileiro durante o governo JK. Juscelino era um bandido tão eficiente que para catapultar e locupletar seus amigos mineros donos de construtoras decidiu levar adiante a construção do maior elefante branco da história, Brasília. O governo Juscelino legou a grande invenção de Minas Gerais e criou o blueprint da corrupção brasileira moderna: O estado soviético, planejador e construtor, num coito permanente com as empreiteiras dos amigos do poder. A ditadura socialista e militar deitou e rolou nesse modelo, era risível o número de coronéis engenheiros civis infiltrados em todas as repartições públicas no período; mas somente na era Lula a canalhice e roubalheira berrante atingiram o ápice. O Petrolão, por exemplo, o assalto descarado do PT na Petrobrás, expõe de maneira horripilante a bandidagem e putaria generalizadas entre os operadores do PT e as empreiteiras brasileiras. É absolutamente impressionante e vergonhoso que em todos os inumeráveis escândalos de corrupção no Brasil, o judiciário jamais enquadre as empreiteiras criminosas na lei apesar das evidências gritantes: Ex-diretor da Petrobras diz ter recebido US$ 23 mi da Odebrecht.Segundo reportagem da 'Folha de S. Paulo', Paulo Roberto Costa afirmou que a empreiteira depositou dinheiro encontrado em contas na Suíça.