Escrevi isto em julho/2005 e achei interessante publicar agora:
A DESACELERAÇÃO DO PROGRESSO OU O SURGIMENTO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO?
Encontrava-me recentemente assistindo a um velho filme da Atlantida num desses canais fechados “Carnaval da Atlântida” - uma típica comédia da época, totalmente descompromissada, inocente, onde podia-se ver aquele carnaval das marchinhas com Emilinha Borba e Elizete Cardoso, acredito eu.
Aí, me toquei! Isto deve ser 1957 mais ou menos, e me veio também outra lembrança: em 1970 o carnaval dos trios elétricos já estourava em Salvador.
Mas são só treze anos que separam esses dois eventos!
Aí, começaram a desfilar na minha mente a quantidade de coisas que aconteceram neste espaço de tempo em todos os ramos da atividade humana. Fixei este espaço de tempo em treze anos, mas poderá ser um pouco mais ou um pouco menos, mas o certo é que, se fizermos um paralelo com o que ocorreu entre 1992 e 2005, por exemplo, se formos enumerar os fatos e acontecimentos importantes de um e de outro, deixa a gente estupefato!.
Não sei, comecei a pensar que talvez tenha havido esta concentração muito grande de mudanças, pelo fato do represamento provocado pela última guerra na Europa, eclodindo tudo de uma vez, tanto nos comportamentos sociais como no desenvolvimento cientifico. O fato é que continuei a não entender: como é que saímos de um tempo em que mal sequer misturávamos os dois sexos numa mesma sala de aula, para fazermos sexo sem muita preocupação com as conseqüências, que a pílula anticoncepcional promoveu – foi-se embora o tabu da virgindade, ou pelo menos, tenha ficado um pouco da virgindade mas foi-se embora o tabu! Não. Não pode ser verdade! Começo a lembrar que no mundo todo, o movimento Hippie toma vulto, indo de encontro a todos os valores tradicionais, mostrando que a humanidade certamente precisava de muito pouca coisa para ser feliz. É daí o acirramento da guerra fria...
Um presidente americano é assassinado!
Christian Barnard fez o primeiro transplante de coração humano num hospital da África do Sul.
Continua a desfilar coisas e acontecimentos na minha cabeça. Será que eu estou é ficando velho, e estou me recordando de coisas passadas e esquecendo das mais recentes? Não. Não é possível!
Agora temos a certeza que o tão falado “Império Americano” não irá se desmoronar, ele está mais forte do que antes, mesmo com todos os revezes.
Cuba, o grande exemplo das esquerdas latino-americanas, começando a dar os resultados que tanto nos atrasaram, confundindo as cabeças mal formadas!
Mas é daí também a consciência do Homem da sua condição social, com o movimento dos estudantes em Paris, Martin Luther King é assassinado nos EE.UU, na luta pela igualdade racial.
A Primavera de Praga!
A alternância entre regimes autoritários e democráticos nas Republicas Latino americanas e seus tão conhecidos desdobramentos!
Houve um vertiginoso desenvolvimento da tecnologia aeroespacial com o homem descendo na Lua.
O Brasil começa a ficar conhecido no mundo todo, com os movimentos musicais como a Bossa Nova e posteriormente toda a MPB, e também os Beatles surgem na Inglaterra, ambos com uma maneira de tocar e cantar que influenciaram e parece que continuarão a influenciar o estilo das próximas gerações.
Fomos campeões mundiais de football em 58 e 62, além do Tênis e do Boxe e de Ademar Ferreira da Silva!
É muita coisa pra pouco tempo!
Muitos podem não se recordar bem, mas é também desses tempos a popularização da TV colorida , do Vídeo Cassete , do Computador e até da INTERNET , que aí já se iniciava.
Muito me impressiona os pequenos espaços de tempo em que a humanidade evolui bastante e outros em que há como que, uma estagnação ou estabilização, se assim podemos chamar.
Pode não ter sido somente evolução no campo tecnológico, mas mudanças no comportamento das sociedades desenvolvidas.
Somente poderia comparar a esta fase, uma outra, ocorrida em fins do século XIX e inicio do século XX, com um cem numero de descobertas nas áreas da química e da física – A era do carvão, da eletricidade, do eletromagnetismo, da siderurgia, das invenções do motor a explosão, as ferrovias e etc., e da própria aviação, a telefonia e etc. Posso imaginar o espanto do meu bisavô, que nos seus primeiros 40 anos de vida vividas no último periodo do seculo XIX montado em seu cavalo alazão e de repente se ver como passageiro de um avião e já podendo se comunicar com o resto do mundo!
Agora, não seria mais lógico que ao passo que evoluímos o fator de progressão teria que ser sempre maior? Mas não é isso que está ocorrendo, pelo menos em nosso chamado Mundo Moderno. Antes das grandes invenções, da primeira industrialização, ficamos milhares de anos em que o transporte terrestre era a montaria e usávamos o vento no transporte marítimo, e as cidades não tinham um mínimo de saneamento básico, para, em menos de um século estarmos nos deslocando à velocidade do som e nos comunicando à velocidade da luz. Por quanto tempo mantivemos aquela velha estrutura familiar e que após a liberação da mulher, passou a tomar outro rumo totalmente diferente daquilo que víamos fazendo a tanto tempo?
Senhores, isto é ao mesmo tempo impressionante e promissor, mas também preocupante. É claro que no período seguinte aos anos 70 muito se fez.
Evoluímos muito no campo da eletrônica, das telecomunicações e informática e também na biotecnologia e agora, com a nanotecnologia.
Mas vivemos a maior parte do nosso tempo a descobrir tecnologias para corrigir os efeitos negativos criados pelas nossas antigas descobertas...
Observo neste momento que estamos nos adentrando num mundo de particulas cada vez menores, de um mundo até então desconhecido e caminhando ao encontro da origem da vida e espero que explicações melhores possam daí advir que nos levem à descoberta da verdadeira origem do universo.
A verdade pratica e palpável é que não existiu até hoje nada igual aos acontecimentos ocorridos naqueles tempos.
Convenhamos senhores! Já se passaram 35 anos daquele longínquo 1970.
Interessante se faz lembrar, que eu não curtia as musicas do tempo do meu pai e muito menos do tempo do meu avô - atualmente este fenômeno já está ocorrendo.
Será que estaremos desacelerando, como uma teoria que acha que o universo está desacelerando, após todo o período inicial de aceleração da expansão ocorrida com o BIG-BANG?
Será o começo do fim ou o inicio de uma nova era?
Será que em certos ramos da atividade humana, por impossibilidade de evoluir, vamos desacelerando até assumir uma velocidade do inicio e caso não surjam coisas novas, poderemos cair num abismo cultural ou intelectual?
O automóvel, este ícone do século XX é mecanicamente o mesmo que há 70 anos. As engrenagens, o motor, todas as peças moveis são quase as mesmas.
Quase todos os elementos existentes na natureza já tinham sido descobertos até 1970.
Talvez isto tudo venha explicar a onda de saudosismo que ronda grande parte da população mais jovem e de adultos jovens atualmente.
Minha esperança é que devemos estar perto de uma grande mudança, uma grande descoberta, a origem da vida, quem sabe? Se não, a humanidade não suportará esse marasmo, e despencaremos de uma vez, colapsaremos.
Mas o fato é que de repente, parece não poder existir melhores carnavais,
musicas, automóveis etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário