Muito se tem falado sobre essa mega compra governamental de oito ou nove bilhões dirigida a setores especificos.
Além de tudo uma grande farra, pois com preços até certo ponto liberados e com maior flexibilidade para armar preços abre uma grande possibilidade de mais um asssalto ao dinheiro do povo.
Não sei como os economistas vêm isso, mas sei que é como pegar parte do PIB que foi gerado anteriormente e acrescentar no próximo. Acho que isso é como que, fazer patinar a economia, pois seria muito mais simples investir em infra-estrutura e promover uma redução da carga tributária. Por um curto espaço de tempo pode até se sentir uma resposta, mas não resolve o problema conjuntural que só continuará se agravando, além do que, temos que nos lembrar que muitos dos países que nos compram querem em troca também nos vender e não é tão simples assim a interrupção desse fluxo.
Muitos no passado já pensaram em crescimento com injeção de recursos sem contrapartida mas isso tem que vir acoplado a uma politica desenvolvimentista de longo prazo e o mais importante, deixar o sistema produtivo livre para se autoregular. É diferente de voce dirigir compras a setores especificos somente com a visão de não deixar cair o indice de crescimento do PIB.
É cachorro correndo atrás do rabo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário