O que eu acho mais impressionante é estarmos vendo as pessoas simplesmente estranharem a crise financeira internacional como se fosse uma coisa que aconteceu agora e deixam divulgar isso no Brasil como se em 2008, quando ela iniciou e aqui era uma "marolinha" só estava nos EE.UU. e segundo o nosso ex-presidente não atingiria o Brasil que estava vacinado contra isso. Só que, lá, ela quebrou em cima dos bancos e se tivermos uma bolha, só a imobiliária, aqui no Brasil, quem irá perder serão os Brazucas, como sempre, por que Banco aqui empresta dinheiro com garantias extraordinárias.
Aqui e acolá vemos fatos que ocorreram, às vezes pontualmente, às vezes de forma sistemica mas temos que analisá-la tal como ela é: Mundial. Os paises, eles recebem esses choques de maneiras diferentes, é só isso, mas a verdade é que toda a politica mundial, os gestores da politica dos blocos mais importantes e das grandes corporaçãoes e que são seus principais atores, invariavelmente quando instados a responder sobre essses assuntos saem pela tangente com argumentos de cunho ideologico a pautarem seus próprios interesses ou interessses dos blocos por eles representados.
E aí eles dizem quase sempre que é uma crise do Capitalismo, como se com isso se esquivassem da sua culpa!
Não tenho dúvida alguma de que esses representantes mundiais não aceitam usar de argumentos ou que se use de argumentos tecnicos ou fora desses parametros ideologicos para explicarmos esses fenomenos, que ao serem explicados não seriam mais fenomenos.
A verdade é que discussões sobre esses assuntos, normalmente despencam para estas questões e vemos serem burramente dissociadas dos exemplos que temos nas nossas caras e passamos a ouvir coisas como a de culparem o sistema financeiro por crises na Europa e a própria bolha imobiliária dos EE.UU. em 2008, como se os bancos estivesssem dissociados dos Estados através dos seus governos e como se não bastasse a maioria dos nossos economistas ainda repetem isso para uma grande parcela de ignorantes no assunto que nem mesmo param para pensar que bancos não são uma imposição pura e simples e sim uma imposição do Estado que se organiza através desse sistema já de há muito tempo!
Então se o homem comum parasse para pensar um pouco, veria que o banco está lá no lugar dele, e você tem total liberdade para tomar dinheiro emprestado para se desenvolver ou para se suicidar. Você é livre prá isso! É uma escolha sua!
Essa liberdade só deixa de existir justamente quando há interferencia do Estado nas politicas que promove, se ele pende para a promoção social ou para a criação de infraestrutura. Mas o Estado, não o cidadão.
É por isso que os Comunistas, que sempre saem na frente para darem definição a seus próprios interesses ideologicos, geralmente culpando o sistema financeiro, são, quando Governo os primeiros a socorrerem-lhes por saberem perfeitamente das suas mentiras que já vão extrapolando as raias da tripudiação da ignorancia do povo.
Agora, se voce Estado pega dinheiro do sistema financeiro para jogar em cima de programas sociais sem previsão de retorno do investimento aí cai nas crises que mais conhecemos como aliás é essa da Europa atual.
Não tem segredo, é aquela regrinha simples de nossos avós: de onde se tira que nunca se bota... vira bosta!
Mas a verdade maior ainda é que temos que desmistificar com isso, essa idéia ultrapassada de que existe antagonismo entre comunismo e capitalismo, que muita gente, coitada, ainda acredita, e ficamos aí vendo essas coisas ainda proliferarem pelo mundo. A única coisa que pode mudar é o Comunismo quando resolve "evoluir" para o fascismo que é o que mais ocorre atualmente, mas sempre de mãos dadas com o capitalismo.
"Se eu não tenho medo do que eu vivo a apregoar a meu povo, e tenho certeza da verdade que eu estou a dizer por que teria que censurar os meios de comunicação, só como exemplo? Isso seria a primeira pergunta que se deveria fazer para identificar verdades ou mentiras!"
Mais ainda, será preciso motivo maior de identificação da crise do socialismo no mundo do que a própria queda da URSS e a situação de censura à imprensa, baixo nivel de desenvolvimento, miséria, desrespeito aos direitos humanos, das demais nações como Cuba, Korea do Norte, Venezuela e etc.? E agora, na Europa quem mais está sofrendo não são os países que mais sacam a descoberto como o são os mais socialistas?
Então, de quem é a crise? Só não venha dizer que é da Democracia e da livre iniciativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário