O PANORAMA VISTO DA SERRA

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Hoje comemoramos a Revolução Constitucionalista de 1932.
Um nome bem caracteristico para momentos sempre presentes em nosso imaginário Latinoamericano e lamentavelmente só lembrado no Estado de S. Paulo, quando deveria ser lembrado também em todo o resto do País, pois comemorariamos esse estofo de Democracia que um dia existiu e que considero eu, mais importante do que todas as datas que hoje ainda se comemora e das quais algumas não temos nem certeza da sua verdade fisica nem da importancia das mesmas como exemplos a serem seguidos.
Bem diferente do assunto da postagem anterior (A LUTA ARMADA, GUERRILHEIROS, REVOLUCIONÁRIOS DA "DEMOCRACIA") quanto a ideologia democratica, e que hoje comemora-se, tem no seu bojo como podem constatar vários historiadores brasileiros, inclusive pelos depoimentos, um levante que teve a participação popular pela conquista da democracia, pois viviamos sob a ditadura Vargas que havia dado o golpe que destituiu Washington Luis.
Vale a pena ler a série de repotagens na Veja on line: http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/teste-modal-video.
Mais uma vêz fomos vitimas da tão divulgada por mim: as mentiras usadas pela esquerda que logo se insurgem a dizer que aquilo teria sido feito por intereses de "oligarquias", sempre essa palavrinha, da "burguesia", outra, insatisfeitas certamente com o "grande governo democrático de Getulio Vargas" que isso sim, não respeitava a Constituição e ficou a prometer para depois o que foi outorgada por ele, uma, em 1934.
As instituições democraticas não funcionavam e etc, mas é preciso, não por mim que não possuo cabedal para isso, mas pelos nossos grandes jornalistas e historiadores que em linguagem acessivel façam chegar essas coisas a esse povo que a cento e tantos anos vem sendo doutrinado por comunistas e quando muito, oportunistas de plantão.
Até quando vamos aturar essas coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário