O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 7 de junho de 2014

TEMOS QUE REFLETIR MUITO SOBRE ESSE ASSUNTO DE AGORA EM DIANTE, POIS A GRANDE LUTA QUE SERÁ EMPREENDIDA É SEM DÚVIDA ALGUMA IR DE ENCONTRO A ESSA EXPANSÃO CULTURAL DO ESTADO, E CULTURAL EM TODOS OS SENTIDOS, COM O PROPÓSITO DE ADIAR O MAIS QUE POSSÍVEL ESSA ODIOSA DOMINAÇÃO DOS SERES INTELIGENTES O QUE NÃO QUER DIZER, NA MINHA CONCEPÇÃO, QUE NO FUTURO AQUILO NÃO VENHA A ACONTECER, POIS POR NÃO TERMOS AINDA CONHECIMENTO PLENO DA REAL SUSTENTABILIDADE DA VIDA SOBRE A TERRA, E ESSE DESCONHECIMENTO E O INSTINTO PELA SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES VIVAS NO PLANETA NOS LEVARIA A ACEITAR VELADAMENTE PELA MONTAGEM DE TODA ESSA ENGENHARIA.

Não é nenhuma coincidência que os governos de todos os países do mundo queiram estar no controle da educação das crianças. Os serviços de educação fornecidos pelo aparato estatal supostamente devem ser vistos como uma evidência da bondade do estado e da preocupação de seus burocratas para com nosso bem-estar.
Mas o real objetivo é bem menos bajulador, e muito fácil de entender: se toda a propaganda governamental inculcada nas salas de aula conseguir criar raízes dentro das crianças à medida que elas crescem e se tornam adultas, estas crianças não serão nenhuma ameaça ao aparato estatal. Elas mesmas irão prender os grilhões aos seus próprios tornozelos.
H.L. Mencken certa vez disse que o estado não quer apenas fazer com que você obedeça às suas ordens inquestionavelmente. O estado quer fazer com que você queira obedecê-lo voluntariamente. E isso é algo que a educação controlada pelo estado — não importa muito se as escolas são públicas ou privadas, desde que seja o estado quem esteja ditando os currículos — faz muito bem.
Com efeito, é necessário um sistema educacional enormemente distorcido para fazer com que as pessoas emprestem seu consentimento a qualquer arranjo estatal. Afinal, o que é o estado? É um grupo dentro da sociedade que clama para si o direito exclusivo de controlar e espoliar a vida de todos. Para isso, ele utiliza um arranjo especial de leis que permite a ele fazer com os outros tudo aquilo que esses outros são corretamente proibidos de fazer: atacar a vida, a liberdade e a propriedade.
Por que uma sociedade, qualquer sociedade, permitiria que tal quadrilha desfrutasse incontestavelmente desse privilégio? Mais ainda: por que uma sociedade consideraria legítimo esse privilégio?
É aqui que o controle da mente entra em cena.
A realidade do estado é inquestionável: trata-se de uma máquina de extorsão, pilhagem e autoritarismo — tudo isso em larga escala. A própria ideia da instituição estado é tão implausível por si só que é preciso que ele, o estado, coloque sobre si um manto de santidade para que consiga apoio popular
Sendo assim, por que tantas pessoas clamam por sua expansão? Aliás, por que sequer toleramos sua existência?
É por isso que a educação autônoma — a verdadeira educação — é uma enorme ameaça para qualquer regime. É por isso que ela é combatida tão veementemente pelo estado e seus burocratas. Se o estado perder o controle daquilo que entra em sua mente, ele perde o segredo de sua própria sobrevivência.
publicado no IMB 

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