O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 20 de outubro de 2012

TRISTE BAHIA!

Não é  possivel que a gente fique calado pois é impressionante a aversão cultural do povo baiano e do Brasil como um todo para as coisas reais, as coisas que significam realmente a estação cultural de um povo!
Recentemente tive pesquisando e procurei prá valer coisas na internet sobre a Bahia e foi aí que pude ver a falta de informações que temos da mesma! Avaliem os senhores que todos os estados do Nordeste, cidades às vezes pequenas de outros estados têm referencia de tudo que ocorreu pelo menos no ultimo século, mas a Bahia não. Não tem nada! Nada!
  BONDES PUXADOS A BURRO
    BELO PASSADO ESQUECIDO
Há alguma coisa, alguma explicação prá isso?
Talvez até hajam algumas explicações: os baianos num determinado periodo do seculo XX ficaram estagnados na sua economia em relação a outros estados, o povo baiano é avesso a demonstrações de suas individualidades, e  etc., mas, no momento atual não há mais nem o porque de esconder ou temer as coisas que não farão mais diferença, não colocarão mais ninguém em xeque, e muitos até já estão mortos!
É, sinto muito com tudo isso e mais ainda porque uma das coisas que muito gosto é a de ver antigas fotografias e ficando às vezes horas a fio à cata de documentos antigos que me levem a esse mundo do passado que foi muitas vezes distorcido por interesses politicos e que ficam mais dificeis de serem contestados quando vemos aquele instantâneo probatório!
Encontro muitas coisas até do Paraná, estado que foi
 ÓNIBUS ELÉTRICOS NA CIDADE BAIXA
PROGRESSO ABANDONADO
recentemente aberto, por assim dizer, mas muito documentado fotograficamente! Minas Gerais tem muita coisa, Montes Claros é um exemplo de cidade do interior que tem muita coisa, sem falar nas cidades históricas de lá.
Pois bem, mas da Bahia é uma pobreza que até parece que só vivemos as duas últimas décadas e mais nada! Bom para aqueles que querem esconder seu passado e com isso refazerem-no: no bom admirando-o como coisa nova e no ruim repetindo-o sem saberem que poderiam ter evitado!
Infelizmente a Bahia é assim, ouço isso dos meus antepassados há muito tempo, e estamos vendo por exemplo o que acontece com o tratamento que é dado à cidade do Salvador que vive a destruir ou de colocar ao abandono seu patrimonio cultural que por isso está deixando de ser o maior e o mais antigo ainda existente nesta América Portuguêsa. Mas são muitos, muitos os documentos que devem ter sido perdidos da época anterior à mudança da capital do País para o Rio de Janeiro, considerando-se o decaimento da economia com essa perda monumental sem que em seu lugar tivesse substitutivo à altura, ficando o Estado a ter que se desenvolver apenas com suas habilidades locais em que, sem potencialidade agricola e com a crise da cana de açúcar e também sem uma corrida maior das massas migratórias à busca de minérios, por exemplo, veio o Estado a mergulhar numa escuridão total que repercutiu em toda a sua sociedade, antes bem mais próspera.
METRÕ 12 ANOS PARALISADO
FUTURO COMPROMETIDO
O século XX nos pegou de roldão e só recentemente de uns 40 anos prá cá pudemos entrar num inicio desenvolvimentista à altura das riquezas naturais que temos.
Ficamos pois, num vácuo, num periodo sem histórias prá contar que viessem despertar orgulho a alguém, e como se não bastasse continuamos essa saga ainda hoje, presenciando só por exemplo, toda essa desorganização urbana que conhecemos na cidade do Salvador
Essa é a triste história da Bahia, da Triste Bahia de Caetano a Ivete Sangalo - único periodo conhecido. Teremos outra?
Quem tiver dados melhores que me conte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário