O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 27 de julho de 2014

AS ARGAMASSAS, AS MASSAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS "ORGANIZADOS" OU O "POLÍTICO E O PEDREIRO"

Esta semana estive pensando muito em massas. Nas massas, argamassas, aquilo que se molda conforme a vontade do dono, daquele que manipula. A massa é ainda aquilo que mascara, que encobre, recobre, retira as irregularidades aparentes. Cá em nosso mundo dos elementos arquitetônicos e da construção civil, as massas são condenáveis pelo aspecto falseador que ela dá aos demais materiais, que, ao recobrí-los e ao mesmo tempo que assume qualquer aparência que se queira dar, ela esconde o real valor, o valor próprio dos materiais que ela insiste em não querer que seja mostrado.
Repudiamos tudo que retira a aparência própria, o valor intrínseco de cada material, e por isso somos totalmente contrários à utilização de argamassas ainda que ela seja um mal necessário, quando queremos usá-la como cobertura, como membrana que evita penetrações no interior dos ambientes, mas nunca sem antes retirar dos materiais a sua própria aparência.
Isso tudo acontece na política com respeito aquilo que costumamos ver chamar-se de massas, a massa trabalhadora, as massas que costumam ser dados aparência de uma unidade, mas sem forma própria ficando a depender daquele que as dirige fazer-se assumir este ou aquele comportamento e acreditar naquelas coisas: as tais massas de manobra!
Eu nunca me senti como massa, e acho que as pessoas não deveriam também se sentirem como tal, ou deveriam ter brio suficiente para não quererem ser tachadas de pertencerem a seja lá de que massa for. A própria Ministra ou sei lá o que de quem, Marilena Chauí, no "ímpeto de seu ato falho" se referiu bem recentemente manifestando-se em analogia a isto, um repúdio total à classe média, assim como às vezes ela se apresenta, sem uma manifestação própria, espontânea. Os valores individuais de cada um e de cada material têm que ser conservados à vista para terem a sua função, um pelos valores intelectuais, de inteligência e de idéias e outro pela sua função estética. Um e outro, se corrompidos podem ser totalmente considerados uma outra coisa que efetivamente não os representa.
Os chamados Movimentos Sociais são uma espécie de massa que passam a representar uma coisa em lugar de outra que se encontra por baixo e não se manifesta, perde o seu valor natural, os seus valores mais importantes, que analogamente aos materiais, da nobreza de sua aparência, da sua textura passam a assumir a aparência uniforme, obscura, colapsando toda a vida até aí existente.
j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário