O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 30 de junho de 2012

SOBRE "O GOVERNO VAI ÀS COMPRAS"

Muito se tem falado sobre essa mega compra governamental de oito ou nove bilhões dirigida a setores especificos.
Além de tudo uma grande farra, pois com preços até certo ponto liberados e com maior flexibilidade para armar preços abre uma grande possibilidade de mais um asssalto ao dinheiro do povo.
Não sei como os economistas vêm isso, mas sei que é como pegar parte do PIB que foi gerado anteriormente e acrescentar no próximo. Acho que isso é como que, fazer patinar a economia, pois seria muito mais simples investir em infra-estrutura e promover uma redução da carga tributária. Por um curto espaço de tempo pode até se sentir uma resposta, mas não resolve o problema conjuntural que só continuará se agravando, além do que, temos que nos lembrar que muitos dos países que nos compram querem em troca também nos vender e não é tão simples assim a interrupção desse fluxo.
Muitos no passado já pensaram em crescimento com injeção de recursos sem contrapartida mas isso tem que vir acoplado a uma politica desenvolvimentista de longo prazo e o mais importante, deixar o sistema produtivo livre para se autoregular. É diferente de voce dirigir compras a setores especificos somente com a visão de não deixar cair o indice de crescimento do PIB.
É cachorro correndo atrás do rabo!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

DEMOCRACIAS E "DEMOCRACIAS"

Sinto uma passividade muito grande com que a maioria de nós recebe esssa noticia do Paraguai, são se tocando para o mais importante de tudo que é a manutenção do rito democrático que me pareceu bastante sincero pela recepção que teve pelo próprio povo paraguaio.
Acho que talvez pela falta de consciencia da real existencia de governos autoritários e ditatoriais no restante da América Latina e quando não muito, simpatizantes do bolivarianismo.
Fico triste não vendo ninguém se manifestar com a mesma alegria com que se manifestaram nos eventos ocorridos com a primavera Árabe, claro que guardando as devidas proporções, mas mesmo assim, sabendo como deveriamos todos saber, do viés revolucionário que campeia toda a ideologia latinoamericana  e que por isso mesmo já está passando do tempo de isso ter um fim.
Isso não poderia acabar numa primavera Latinoamericana? Bem que poderia, não é?
Todo o processo revolucionário tem que ter um fim, se não seria um fim em si mesmo e teriamos a eterna revolução!
O que é isso?
Isso é conversa prá muito boi gordo, e o que me interessaria agora seria afirmarmos essa consciencia de que deveriamos nos apegar a esse estofo de democracia que parece emergir nesse momento e que não deveria ser deixado passar em branco. Não se trata  de nenhuma mudança radical, somente cumprir a democracia, e não deixando perder o que já foi conquistado.
Além do mais isso foi como que um chute nos culhões desses movimentos revolucionários travestidos de movimentos sociais e ONG's que abundam aqui no Brasil, tipo MST e cia. que tentam, aí sim, rasgar a Constituição em cada esquina e atentam contra a própria democracia como quiseram fazer no Paraguai.
É claro que temos aqui no Brasil coisas muito mais graves que nos entravam que é o nível de corrupção absolutamente desmedida em relação aos padrões dos Países que se desenvolveram.
Mas o fato é que o nosso povinho parece não se tocar com essas coisas até por que viemos tendo a pior educação entre os países latinos há muitas décadas e realmente e por isso corremos sempre mais risco do que todos êles, só perdendo para os Argentinos que são um povo atípico, que mesmo mais educado são fissurados por ditadores.

terça-feira, 26 de junho de 2012

A GASOLINA QUE VIROU HITLER!



Vejam que interessante eu pude extrair agora do blog do Ralf Giesbretch em que me fez lembrar a volupia que isto nos provocava lá pelos anos ginasianos em que desenhavamos frequentemente nos nossos cadernos esse símbolo e que há 30 anos daquela data representava apenas um símbolo da Shell.
Para nós, naqueles anos 60 era só uma forma de transgressão e de agressão, mas se soubessemos que era apenas um simbolo da shell o desenho não teria significado nenhum para nós, ou serviriam para outros fazerem a paranóica ligação do nazismo com o imperialismo americano, se isto fosse possivel!


O FIM DA SUÁSTICA DA SHELL EM 1933

                                  


Até os anos 1930, vagões-tanque com uma suástica circulavam por algums ferrovias brasileiras. Eram vagões da Shell, que, na época, chamava-se Anglo-Mexican e ostentava junto com esse nome a tradicional concha da Shell (que variou bastante de desenho conforme o tempo passou).

As fotos que circulam às vezes pela Internet e mostram esses vagões são motivo de surpresa para muita gente que as vê. Geralmente pensam que se trata de ferrovias alemãs. Pode até ser que nas ferrovias alemãs a Shell também ostentasse as suásticas, mas as fotos que aqui circulam são realmente em ferrovias brasileiras.




Lembro-me que, nas listas de discussão de trens de que participo, houve certa vez gente que duvidava que isso fosse realidade. Achava que era piada. Mas o fato é que, antes de Hitler adotar a suástica como símbolo de sua ideologia, ela era comum por aí, em livros, como sinal gráfico, em decoração de alguns pisos de cerâmica e como símbolo da Shell. E possivelmente como outras coisas também.




Ontem descobri, por acaso, uma propaganda da Anglo-Mexican de 1933, mais precisamente do dia 30 de dezembro desse ano, publicada pela empresa nos jornais (no caso, a Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo) para dizer que daquele dia em diante, o nome da sua gasolina passava a não ser mais o "Svastica" (escrito assim mesmo), mas sim "Energina". E que o símbolo não seria mais utilizado. Creio eu que os absurdos que já naquele ano eram divulgados pela imprensa de realizações do governo alemão levaram a atual Shell a essa decisão.

De qualquer forma, o anúncio de 30 de dezembro de 1933 e um outro de 1915 publicado em uma revista da época mostram bem esses nomes e símbolos. E é sempre bom lembrar que na avenida Aclimação, aqui em São Paulo, um dos mais antigos postos de gasolina da Shell ainda ostenta o nome Anglo-Mexican. Sem suástica.

 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PARAGUAIOS, BRASIGUAIOS OU O QUE MAIS?

Não entendo porque muitos estão chamando de golpe a destituição do presidente Lugo do Paraguai.
Ainda ontem o Caio Blinder no Manhatann Connection também falou: " foi rito sumário, foi golpe mesmo"!
Quer dizer, eles acham que tinha que ser como em países como o Brasil, dando tempo, consultando interesses particulares de quem ou não seria prejudicado para então decidir pelo "melhor para o País" ou seja o melhor para uma maioria que ganharia caso acontecesse isto ou aquilo ao invés de obedecer ao rito democrático, tecnico, para que seja deposto pela maioria dos congressistas, que para eles de nada vale?
São essas coisas que passam despercebidas pela maioria das pessoas e é a própria  representatividade do povo no legislativo, por que senão teriamos que mudar tudo. Não houve ao que parece nenhuma grande manifestação popular em favor de Lugo, mas de milhares de brasiguaios que se manifestaram a favor da deposição, então qual a razão disto tudo aqui no Brasil?
Agora, se o povo paraguaio achar que não está sendo representado pelo Congresso (coisa que aqui os brasileiros não fazem!), use das formas que as Leis e o regime democrático lhes permite fazer e que competem a eles resolverem e não passarem Países como o Brasil, Venezuela e outras merdas a se imiscuirem como arbitros, somente quando há interesses ideológicos envolvidos!

sábado, 23 de junho de 2012

JUDEUS E ÁRABES

Sempre com a colaboração expontânea  do Blog Anos Dourados acabei de ouvir a velha musica tradicional judaica Hava Naguila cantada nos anos 60 por Chuby Cheker que foi um grande sucesso na época e agora muito bem lembrada num tempo em que estamos vendo os conflitos que se perpetuam na faixa de gaza e que a maioria das pessoas costumam analizar os fatos pela ótica do mundo socialista, como se judeus fossem uma criação americana e os árabes uns coitadinhos sob a espada destes.
A música é uma grande aliada nessas horas pois demonstra o quão juntos eles estão, Árabes e Judeus separados apenas pela religiões e pelas opiniões de partes que estão fora do contexto.
Vejam a música e digam se não tem tudo a ver com os dois lados mesmo sendo cantada em ritmo do Twist da época.

terça-feira, 19 de junho de 2012

TEATRIN DO BRAZUCA

O que eu pude assistir, quando pude, em todos esses dias de CPMI foi uma enxovalhada de aplausos e de jogo de confetes nos depoentes, principalmente os governadores que depuseram por atos e fatos que parecem os terem engrandecidos até mais do que antes estavam, por seus pares, cada qual ao seu próprio interesse e aos interesses corporativos e partidários.
Impressionante o que a gente vê quando as excelências que ficariam melhor chamadas de escrescencias quando estão juntos e são obrigadas cada qual por seu turno a segurarem o seu rabo, puxando para debaixo da mesa com medo de ficarem presos em algum ato falho. Portanto, na duvida eles preferem mesmo é se auto-promoverem, não que de vez em quando, também para chamarem a atenção das suas bases, de onde muitas vezes são cobrados, tirem uma de valente, fazendo um barulho desgraçado para convencerem o bando de otários de que ele "estaria" querendo mesmo que aquilo se concretize!
Fiquei esta semana, abestalhado com a noticia de que a Cidinha Campos que tanto bradou e eu cheguei até a arquivar o video em que ela chamava de tudo quanto é nome, dois deputados no negócio do tal LEITE, (leite das crianças, sei lá) e que agora desaguou na defesa desse Governador logo que teve a primeira oportunidade, colocando na internet os dados da mãe do blogueiro Daniel Fraga, por este atacar a corrupção que impera naquele Estado.
Fiquei decepcionado com isso e só me lembrei do saudoso Jeferson Peres e pensei: será que só restará mesmo no final o senhor, senador, e que já nos abandonou?
Mas a Cidinha Campos com aquela coragem de mulher retada, chamando pai e filho de vagabundos e ladrões, se envergonhando de estar alí, e tudo o mais que se seguiu, não pude acreditar!
Pois se fala muito que as artes aqui no Brasil estão indo para as cucuias, mas o teatro não, êste está crescendo muito mais e pago com dinheiro do povo que agora tem oportunidade de assistir pela "democracia parabólica" seus artistas preferidos, por eles escolhidos a dar uma demonstração clara de talento nato para a arte da politicagem barata para enganar a população e que seria cômico se não fosse tão trágico, mas como aqui não temos vocação para tragédias gregas e sempre nos acostumamos a fazer essa decodificação do trágico para o cômico, passando a achar tudo normal e não estranhando nem quando a coisa vem pegar no "nosso"!
Então você vê claramente quando os pares se juntam pelas siglas ou pelos alugúeis das mesmas e sem vergonha nenhuma defendem coisas indefensáveis sob o aspecto moral e ético, coisas que dias antes eles teriam dito tudo diferente para o povão que não tem memória e nem se lembra lá do indio que levava o gravador, e nem têm nenhum interesse nessas coisas.
Uma deputada ou senadora, sei lá, chegou a falar na emoção que teria sentido no depoimento do governador Agnelo Queiroz, enaltecendo nada mais do que as suas qualidades na arte de representar, que teria transmitido como se o mesmo estivesse realmente sentindo aquilo...
E ficam horas falando e empatando o tempo com esses elogios de parte a parte entremeados por excelencia prá lá, excelencia prá cá, e a coisa tecnica não se desenvolve. É a tal fumaça de que já falei antes!
Estamos no intervalo providencial e que depois da RIO+20 estará tudo comprovadamente resolvido.




domingo, 17 de junho de 2012

A MUSICA, UM PONTO FORA DA CURVA

Tem coisas que a gente ouve e tem obrigação de falar e como falo pouco me passo a escrever, prá não deixar passar em branco os absurdos que acontecem com a cultura neste país.
Ainda esta semana pude assistir a uma entrevista em que um dos tres entrevistados era um baiano de Itapetinga chamado Paulo Costa, que vive em Paris e faz lá, Bossa Nova.
Nesse quadro tive a oportunidade de ver que ainda vive o Pierre Barouch aquele que cantou o samba da benção de Baden e Vinicius em Une Homme Une Femme filme de 1966. E não foi só esse que teve musica brasileira não!
Mas agora, recentemente tentaram ganhar um oscar com a música de Carlinhos Brown, que é bom compositor, mas não conseguiram!
Mas Bossa Nova! Alguém deve ter estranhado e realmente teve lá um cara que era produtor musical ou sei lá  que merda e que disse que da Bossa Nova apenas destacaria João Gilberto e A.C. Jobim que ele colocaria à altura de Villa Lobos, e que não passava de um movimento à sua época e pronto!
Mas em outra oportunidade pude ouvir Carlos Lira ao ser entrevistado responder por tres vezes a pergunta do entrevistador por que no Brasil a Bossa Nova não é tao ouvida como na Europa, Japão ou EE.UU.
e ele responder:  por que o Brasil não tem classse média!
Mas o que é isso, acabamos de ouvir falarem tanto que o Brasil agora ampliou o seu "quadro" referente à classe média e o sr. vem dizer que o Brasil não tem classe média?
Pois é meus amigos, é aí que está a coisa, pois a realidade é que culturalmente conseguimos não só não termos a velha classe média dos anos até 70, por que a sucateamos, como não criamos mais nada que possa sequer beirar à cultura das classes médias desses paises mais desenvolvidos.
O argumento da Bossa Nova serve apenas para dar contorno do que estamos criando aqui dentro em materia cultural e cientifica, ou seja, nada.
Paulo Costa disse: não só faço shows para auditórios cheios em todas as apresentações como as populações de vários países da Europa, eles mesmos, os europeus, fazem bossa nova, são fascinados por tudo que envolve Jazz e Bossa nova, como Jobim, StanGetz e João Gilberto, etc.
Meus senhores, nós estamos transformando tudo em sucata e o pior de tudo, importando quinquilharias que povoavam o imaginário de consumo da sociedade americana dos anos 30 e 40!
Como não enxergar isso? Só cego, ou aqueles que nunca tiveram a oportunidade de tomar conhecimento ou cultura suficiente para identificar essas coisas!
Quem foi na infancia e adolescencia acostumado a ouvir no ambiente familiar a boa música seja ela Samba, Jazz, Bosa Nova, ou até o genero que depois desaguou no chamado Sertanejo, a música de raiz, certamente seus ouvidos não se conformarão em aceitar certas coisas que por aí andam chamando de música.
Mas, quem? Quem foram esses eleitos que tiveram essa oportunidade? Muitos já se foram e restam poucos!
E mais. Além de gente como Edu Lobo, Sergio Mendes, Carlos Lira e outros, tem gente nova aqui do Brasil morando definitivamente na Europa e fazendo a música que deixamos de encher auditórios aqui, para os encher com Luan Santana, os Breganejos e os Pagodeiros e o ACHÉ e toda a merda que hoje se chama de música baiana.
Eu ia emendar isso com outras coisas além da música, mas resolvi deixar prá outra oportunidade para não alongarmos muito, que tem muita coisa ainda que nós conseguimos transformar em sucata, mas não falta oportunidade e argumento.
Aliás, vou me estender mais um pouco e eu até já disse uma vez que nada se compara até hoje aos acontecimentos ocorridos nos anos 60 indo de um pouco abaixo a um pouco acima dessa amplitude e isso não só no Brasil como no Mundo todo, mas é que no Brasil essas coisas tomam uma importancia maior, pois é aquela história de que nem se deixou que acontecesse plenamente, e já se cortara!
Se quisermos começar pelo Futebol fomos 3 vezes campeões mundiais, e os movimentos nas artes como o Cinema Novo e a própria Bossa Nova, e isso com o aval de todo o mundo naquela época.
Mas, fiicando só na música, vamos nos alegrar com este video que nos dá a perfeita impressão de como nossa musica foi abduzida por assim dizer, ela foi transferida e potencializada por povos desenvolvidos como o Japão e outros, enquanto nós atualmente estamos à procura de algo pior do que ninguém até hoje foi capaz de fazer!
Vejam e ouçam o piano da japonezinha!















sábado, 16 de junho de 2012

CAMPANHAS E CANDIDATOS

Por mais que nós queiramos ter independencia para criticar posições assumidas por quem quer que seja a pessoa, seja ela fisica, juridica, estado, por simpatia ou por ideologia, nem sempre poderemos fazer valer nossa opinião,assim tão desvinculada de interesses pessoais embutidos.
Estaremos sempre ligados a organizações as quais representamos ou somos parte profissionalmente, não deixando que haja uma perfeita coerencia ou absoluta coerencia em tudo o que fazemos e falamos.
Em sintese, não somos nem seremos nunca perfeitos!
Até quando dizemos, sou um jornalista e tenho obrigação de defender a coerencia a ética e a moral em suas entranhas mais ortodoxas mesmo que para isso não tenha eu particularmente obrigação de ter uma coerencia pessoal com tudo isto, nas minhas atitudes pessoais!
Tudo bem, no caso do jornalista, do profissional da mídia até acho compreensivel, pois assemelha-se àquilo de que  quando somos um fumante inveterado, não devamos fazer uma apologia ao uso do fumo, como também um médico que mesmo sabendo e transmitindo a seus clientes certas práticas boas, não as mantenha em seu próprio corpo, e até aí não há nada de estranho nem desonesto nisto.
Mas em se tratando de principios e de ideologias, aí é diferente. Não podemos admitir que alguém que ataque ferrenhamente uma pessoa por uma determinada prática ao ponto de retirá-la desse proveito, venha deixar passar incólume outra com peso ainda maior, por questões partidárias ou corporativas.
Meus amigos, temos obrigação de pelo menos sermos honestos conosco. E é o minimo que se pode exigir de um representante do povo, pois aí não se trata de direitos e deveres individuais, mas de direitos e deveres para com o outro.
Então como ficaria isto melhor resolvido?
Claro, não vejo outra maneira melhor do que a de que sejamos coerentes desde a origem dos nossos anseios e proposições, por isso defendo veementemente que as representações sejam abertas, tenham legitimidade ainda que venham lá de onde vierem.
Quando alguém está lá a representar os plantadores de soja do Estado Tal, nada há de errado que tenha ajuda financeira desses mesmos representados, assim como uma grande Empresa, Corporação também o fará, pois terá em seus quadros 50 ou até 100 mil empregados que saberão ou não que também serão bem representados, e por aí vai.
Não vejo nada de estranho que isto seja assim, desde que tenhamos consciencia do valor do nosso voto nas eleiçoes em qualquer nível. Uma empresa, por mais que gaste na campanha de um candidato isso jamais terá o valor dos votos daqueles cidadãos.
Agora, o valor maior de um financiamento de campanha aberta, privada, em que estejam aí identificadas as ajudas sejam quais forem é justamente sabermos que aquele candidato se eleito irá defender interesses daquela corporação, grupo, etc. Evita-se com isso constrangimentos nas suas atitudes e poderemos facilmente entender os seus desvios se não forem atendidos os anseios da população como um todo, ficando a oportunidade de resposta na próxima eleição. E evita-se também o que hoje acontece quando votamos em candidatos que estão sendo financiados por alguém que não identificamos e que bem poderá negociar contra seus próprios pseudo representados (Estados, municipios, população, etc), não tendo pois responsabilidade com ninguém, justamente por não reconhecermos a origem dessa representatividade.
É claro que bem poderá existir um valor minimo necessário e suficiente para custeio publico de campanhas independentes, para que não fiquem de fora muitas pessoas que teriam necessidade de divulgarem seus nomes para uma maioria, mas de maneira alguma acho boa o financiamento exclusivamente público, pois aí cometeremos de novo o mesmo erro, e teremos os dois ( o publico e o privado) continuando sem identificarmos os reais interesses que essas candidaturas representam.














quinta-feira, 14 de junho de 2012

A LUTA DA DIREITA

                             
 UM COMENTARIO SOBRE O COMPORTAMENTO DA DIREITA NO BRASIL

Nem tenho idéia de como partiremos para a luta árdua de endireitar esta “direita brasileira”. O que eu acho é que a direita tem que se definir como direita, ela tem que se explicar, pois a maioria do povo apesar de saber na prática o que isto significa não tem entendimento seguro quando isto é tratado dentro de uma certa retórica.
Estão todos confusos com esse negócio de esquerda e direita, pois a esquerda nos últimos anos tomou de assalto a veia cultural e das comunicações do país, e aparelhou-se. A direita tem que se situar bem entre essas coisas que atualmente são ditas e reditas pela esquerda, pois todo o tipo de radicalização é logo jogado nas costas da direita. Por exemplo, aquilo de demonizar as elites (chamadas elites dominantes), das famílias ricas, que segundo as esquerdas, eles, os ricos são de direita. Agora, como se não bastasse, isso vem estourar aqui no Brasil logo nas mãos da classe média que é o vizinho mais próximo de quem se encontra um degrau abaixo, mas nunca nos ricos! As esquerdas adoram os ricos e sua forma de gastar o dinheiro! Eles se unem aos milionários e colocam a classe média como ricos! Como bode expiatório!
E a própria classe média embarca nessa armadilha criada por essa cultura esquerdopata.
Por isso se explica por que as esquerdas são as maiores incentivadoras do crescimento dessas oligopolizações ao lado dos também oligopólios estatais: um completa o outro, pois já não é de agora que os grandes capitais adoram essa idéia de socialismo, com o total, mas total mesmo, domínio sobre os meios de produção.
Claro que aí nós sabemos que o estatal é sempre ineficiente, mas até o empresarial particular passará a sê-lo em pouco tempo pela ausência de concorrência. O que nós, liberais, democratas, até capitalistas pelo conceito do livre comércio, lutamos, é por uma maior e cada vez mais crescente igualdade de oportunidades, por um mundo competitivo, em que haja um mínimo de participação do Estado: ao  Estado caberá apenas a regulação, a coibir abusos e nas atividades que a iniciativa privada não tiver condições de atuar. E só.
É sempre bom lembrar que o país que mais se aproximou na prática do verdadeiro conceito que se esperava de um socialismo puro, utópico, como participação e distribuição da riqueza foi justamente o País mais capitalista da terra. Foi só por ser capitalista? Não. Foi pelo fato da existência de um estado mínimo e do liberalismo econômico. E isto é preciso que se explique a este povo que vive se enganando com conversas cansadas de comunistas em que nelas só acreditam, dois tipos: o ignorante e os que dela se beneficiam.
Eu sei que é uma coisa difícil, ainda mais quando o Estado se apropria da estrutura educacional não deixando espaço para essas coisas e aliando-se ao que há de pior da massa política em todos os níveis neste país: tanto de governadores e prefeitos, como o legislativo e agora também o judiciário.
O que muito tem prejudicado a direita de se assumir é também essa herança que ficou do regime militar quando tudo o que era de direita estava ligado de uma certa forma ao apoio mútuo que havia entre os políticos conservadores da época e os governos militares, uns por oportunismo e outros com medo de serem associados ao comunismo.
Volto a repetir que é muito necessário que se desmistifique essa idéia sobre a intenção dos regimes socialistas, comunistas, em destruir o capital, pois o capital é a sua própria razão de existir e de poder comparativo, pois senão deixariam de existir os preços de mercado. Os representantes dos grandes capitais no mundo estão muito mais interessados no socialismo do que em regimes de liberdade - eles são os maiores interessados em, usando de um poder total, manipularem mais facilmente todo o sistema produtivo no mundo. Portanto quem mais sofreria num mundo socialista de hoje seriam os que realmente esperam de um mundo que premie sem nenhuma distinção a produtividade, a eficiência, o crescimento cientifico, cultural, em suma, a classe média.
No Brasil atual existe um exemplo clássico de como aquilo funciona: a gorda Petrobrás, com seu cabide de empregos a sugar mais da nação do que poderia estar promovendo em beneficio do povo (já que alardeiam tanto do beneficio de ser uma empresa estatal), e o crescimento empresarial do Sr. Eike Batista, que escancaradamente vai para a televisão falar em números que só estão na cabeça dele, mas fazendo quase que uma “premonição” do que deverá realmente acontecer, tudo isso sendo possível graças à sua parceria com esse estado nefasto. E já está se falando na Vale...
Mas isso tudo passa ao largo das cabeças desses nossos políticos que agora são de centro, por vergonha de parecerem honestos consigo mesmos, por que deveriam realmente se endireitar e mostrar a sua verdadeira cara e a cara da esquerda, esta última como algo impensável no mundo moderno, representante do atraso em todos os países em que se implantou o comunismo e o sistema de socialização dos meios de produção.
Mostrar esse exemplo que temos de estatização aqui representado pela Petrobrás, com o combustível a nível de consumidor, mais caro do mundo e ainda fazendo esse povo pensar que a Petrobrás é do povo brasileiro. Tenha paciência!
E do outro lado, tudo o que as direitas tem proporcionado de bom para os povos que vivem sob os regimes que adotam as verdadeiras democracias com liberalismo econômico e social.
Há uma coisa aqui neste país que precisamos retirar do imaginário da população mais humilde que é essa coisa herdada da nossa história de que não somos cidadãos, somos súditos. Achamos sempre que alguém nos dará alguma coisa e nos contentamos com ela porque não sabemos realmente o quanto valemos.
Quem mais gosta de dinheiro é comunista e socialista, e dinheiro fácil por que é tomado do povo inocente que não sabe o que realmente lhes pertence. Escondem-se atrás dessa tal figura de Estado para se manterem no poder, capitalizando lucros e socializando prejuízos, pois empresa estatal quase nunca entra em falência e se por acaso vier a falir é o povo que paga a conta. Agem, aqueles que se dizem socialistas, como se estivessem num capitalismo sem riscos!
Mas acho que nem tudo está perdido, porque apesar do nosso passado histórico não ser dos melhores em termos de tendência à democracia, como, aliás em toda a América Latina, com governos populistas e essa idéia conspiratória reinante que formou algumas gerações em “antiamericanistas”, nós somos um povo essencialmente conservador, acreditamos na liberdade do comercio, na propriedade privada, família etc. E é aí onde deveremos entrar pesado na conceituação que se dá a conservadores e progressistas: o conservador não quer o rompimento com os valores éticos e morais e quer o progresso e não há nenhuma incompatibilidade nisso. Agora o chamado progressista ainda se atém a um tempo anterior ao mundo moderno atual e que ninguém aqui quer seu retorno, para se definir como quem teria mudado aquela ordem de coisas, sendo que, quem realmente promoveu aquelas mudanças não foram eles e sim nós, os LIBERAIS.
Então, quem fez a travessia do capitalismo selvagem para o que hoje vigora foram as próprias democracias. Se ainda não são perfeitas, paciência. Eles, sim, são a representação do atraso: URSS, Corea do Norte, China (por favor, não leiam desenvolvimento), Venezuela, Cuba e por aí vai.
E o mais engraçado se não fosse toda essa tragédia é que ao lado do medo que os partidos de direita têm de tocar nos nomes do conservadorismo e liberalismo, vem lá um politicozinho de merda de um PCdo B a falar em nome da democracia e ninguém manda ele engolir as palavras! O entrevistador ou sei lá que quem esteja ouvindo aquilo, deveria dizer: espera aí, eu estou falando com outra pessoa, não é? O Sr. não é um Comunista? Explique-se, por favor.
Chego a ter maus presságios de que esses partidos que carregam em seus programas retalhos de pensamentos liberais democráticos ficarão apenas como anjo da guarda aqui e acolá, vigilantes em algumas ações desses governos de esquerda para o cumprimento da Constituição, e mais nada; dando cunho de democracia, uma democracia pela metade, se assim podemos chamar, e continuarmos atrasando esse país por mais ninguém sabe quanto tempo.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

"A MERDA TEM TIDO SEU LUGAR GARANTIDO"

Há uma vantagem imensa em sermos "escribas" nesse país, o que nos deixa completamente despreocupados quanto ao que vamos escrever, e também se isso atende ou não aos fatos do momento presente que será sempre resolvido pelo principio de tecnologia genuinamente brazuca de que "mudam-se as moscas mas a merda é a mesma".
Mas acho que todos concordamos num ponto: isso tem que acabar!
Desde muito criancinha, fomos informados dessa sempre possibilidade nacional e vimos mantendo isso ao longo dos tempos, que não deixa de ser pelo menos uma garantia de que nem tudo quanto é feito no mundo é exclusividade das nações realmente desenvolvidas. Pelo menos a merda é quase sempre uma exclusividade nossa e é por isso que quando em qualquer outro local do planeta alguém a estiver praticando temos o direito de requerer o recebimento desses direitos autorais.
Portanto, quando estivemos escrevendo algo há 10 ou 20 anos bem poderemos usá-lo agora ou deixarmos para daqui há mais vinte ou trinta. Não nos preocupa essa rigidez cronológica, pois sempre estaremos atualizados, seja sobre que assunto resolvermos nos empenhar em discorrer, desde que relacionados à politica ou à economia.
Alguns até recorrem a artificios de copiarem certos fatos ocorridos no passado, trocando apenas os nomes e as referencias geográficas não precisando para isto nem usar a propria cabeça.
Como diz o grande histroriador Marco Antoinio Villa, êste é o País da piada pronta!
Não sofremos desse "mal" aqui nesta terra que é a de que tenhamos que "pensar um país" e deve ser por isso a nossa aversão ao estudo cientifico e tecnológico pois nos acostumamos a achar que tudo navega no mesmo barco.
Precisariamos, isto sim, passar a produzir conteúdo com projeção de previsões futuras ou encaminhamento de soluções sempre desatreladas dessa chaga que nos assola, que nos faz acreditar que nossa importancia em modificar o destino é quase nula e por isso perfeitamente dispensável, levando-nos a achar que a solução virá independentemente da nossa participação.
Deveriamos isto sim, quando escrevemos ou em todas as nossas ações, projetar através disso um pensamento de futuro que queremos para os que virão depois e repudiarmos essa forma bizarra de acharmos normal repetir o passado, principalmente quando este não foi de maneira nenhuma glorioso  passando a nos servir dele apenas como exemplo e como constatação da sua existencia histórica.
Vejamos quanto tempo perdemos com explicações de coisas que são claras, como foi a transposição da monarquia para a república, os periodos getulistas, a ditadura militar e o periodo recente, todos eles com um grande gráu de negatividade, entremeados apenas com pequenas virtuoses.
Portanto é um apelo que eu faço a todos nós brasileiros que passamos para o papel alguma coisa, eu na minha humilde contribuição, quando trocarem-se as moscas, tentarmos nos livrar também daquela velha merda por algo melhor e não acharmos aquilo perfeitamente normal, que é o que vem acontecendo nos últimos cento e poucos anos...







sexta-feira, 8 de junho de 2012

A ...QUADRILHA DA FUMAÇA



Sou dos que acredita na possibilidade de sempre intervirmos nos destinos de uma nação e talvez por confiar no poder da imprensa livre é que escrevendo isso torço para que eu esteja enganado..
Algumas tribos tinham no sinal de fumaça uma maneira de mostrar a sua presença e aqui no Brasil isso é usado para justamente esconder a real localização do objeto no espaço e também no tempo. É uma forma mais moderna.
Esta CPMI como todas as outras é apenas uma cortina de fumaça, todos nós só não dizemos isso quando queremos ser enganados propositadamente, ou por burrice ou por oportunismo.
É só se lembrar do caso da ELBA, a famosa ELBA de COLLOR.
Agora vemos aí, aparecerem versões diferentes da compra da casa do PERILLO, sempre com dois ELLES que depois teve que ser colocado em LULLA para fazer parte da marca, isso é certo.
Agora, acharmos que é possivel tamanha burrice em se deixar aparecer num mesmo momento essas duas versões aí já é demais, é tripudiar da nossa pouca inteligencia. Nem o mais incompetente dos corruptos de um municipio do interior do nordeste deixaria isso acontecer a não ser propositadamente!
Ficam a perder tempo e a fazerem jogo de cena numa compra de uma casa de milhão, quando a coisa é na casa do bilhão!
Então, escolheram o tal tucano para segurar a peteca enquanto desvia-se a atenção do quantum maior da coisa que é o sistema DELTA/obras do pac/obras da copa/demais empreiteiras/maioria dos politicos envolvidos, que claro, não poderão vir abaixo por que senão cai é o Brasil todo, não tem mais copa, não tem mais nada!
E essa fumacinha passa agora a ser ampliada com  o ressussitamento do mensalão que caminha para absolvição ou penas irrisórias para os envolvidos.
Meus senhores, é só um jogo de cena para enganar os otários brazucas que estão satisfeitissimos com o seu padrão de vida atual, engarrafados em seus automóveis e ficando mais ignorantes a cada instante perdido nas ausencias cada vez maiores do Estado nas suas funções essenciais.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

INDIGNAÇÃO QUE ULTRAPASSA A VIDA!


 

Eu não canso de publicar esse velho discurso sempre atual, ainda mais com o aparecimento de fatos novos que são sempre os mesmos.
Deveria ser feito um MURAL nas dependências do Congresso Nacional para que continuasse sempre presente na lembrança de todos, a indignação que também nós, na figura desse grande Senador e cidadão brasileiro que tão bem representou o pensamento da maioria da população de homens de bem que ainda existem neste país, também sentimos, e que continuamos cada vez mais enojados com o que acontece todos os dias naquela casa!
Em primeiro lugar, depois deste discurso não precisávamos dizer mais nada. Estava tudo aí, como está até hoje, e para aqueles que dizem que a educação está levando o Brasil a algum lugar, até agora não temos tido resultados práticos que comprovem a sua mera existência. Passaram cinco, passarão vinte anos deste pronunciamento, passarão mais e mais e até quanto precisará passar para que nós, homens de bem dessa nação deixemos de fazer o jogo dos políticos, dando-lhes uma importância que não têm, nos tornando pequenos, justamente o que não somos, que nos impede de virarmos essa mesa e colocarmos o nome DEMOCRACIA E DIREITOS DO CIDADÃO no lugar certo, sem ideologias baratas de plantão, sem demagogias e sem privilégios!
Releiam, pensando em como o saudoso Senador estaria agora depois de mais cinco anos de toda essa “EVOLUÇÃO” a que chegamos:

Em 30 de outubro de 2006, o senador Jefferson Peres assim se dirigiu à tribuna daquele Plenário:

               Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, depois de uma longa ausência de algumas semanas, volto a esta Tribuna para manifestar o meu desalento com a vida pública deste País.Gostaria de estar aqui discutindo, a respeito das riquezas naturais do Brasil, e não como falarei, sobre algo muito pior: a dilapidação do capital ético deste País. Senador José Jorge, poderíamos não ter um barril de petróleo nem um metro cúbico de gás, mas poderíamos ser uma das potencias mundiais em termos de desenvolvimento. O Japão não tem nada. Não tem petróleo, gás ou riquezas minerais. A Coreia do Sul também não tem nada disso, e nos dá um banho em termos de desenvolvimento não apenas econômico, mas também humano. O que está faltando mesmo a este País e sempre faltou é uma elite dirigente com compromisso com a coisa publica, capaz de fazer neste País o que precisaria ser feito: investimento em capital humano. Vejam que país é este. Estamos aqui com seis Senadores em pleno mês de agosto, porque estamos em recesso branco. Por que não se reduz a campanha eleitoral a trinta dias e transfere-se o recesso de julho para setembro? Nós ficaríamos com o Congresso aberto, de casa cheia, até 31 de agosto. Faríamos 30 dias de campanha em recesso oficial, remunerado.Estamos aqui no faz de conta. Como disse o Ministro Marco Aurélio, este é um País do faz de conta. Estamos fingindo que fazemos uma sessão do senado, estamos em casa sem trabalhar. Estou em Manaus há quase um mês, recebendo, sem fazer nada para o Congresso Nacional, pelo menos.
               Como se ter animação em um País como este com um Presidente que, até poucos meses atrás, era sabidamente “como o é” um Presidente conivente com um dos piores escândalos de corrupção que já aconteceu neste País e este Presidente está marchando para ser eleito, talvez , em primeiro turno? É desinformação da população?
               Não, não é. Se fizermos uma enquete em qualquer lugar deste país, todos concordarão, ou a grande maioria, que o Presidente sabia de tudo. Então, votam nele sabendo que ele sabia. A crise ética não é só da classe política, não. Parece que ela atinge grande parte da sociedade brasileira. Ele vai voltar por que o povo quer que ele volte.
               Democracia é isso. Curvo-me à vontade popular, mas inconformado. Esta será uma das eleições mais decepcionantes da minha vida. É a declaração pública, solene, histórica do povo brasileiro de que desvios éticos por parte de governantes não têm mais importância. Isso vem até da parte dos intelectuais, dos artistas.
               Que episódio deplorável aquele que aconteceu no Rio de janeiro semana passada!
               Artistas, numa manifestação de solidariedade ao Presidente, com declarações cínicas, desavergonhadas! Um compositor dizer que “política é isso mesmo, fez o que deveria fazer”, o outro dizer que “política é meter a mão na m...”! Um artista, em qualquer País do mundo, é a consciência critica de uma nação. Aqui é essa, é isso que é a classe artística brasileira, pelo menos uma grande parte dela, é o povo conivente com isso. E pior, pior ainda: os artistas estão fazendo isso em interesse próprio, porque recebem de empresas públicas contratos milionários – isso é a putrefação moral deste País – e o povo vai reconduzir o Presidente porque “política é isso mesmo”.
              Tenho quatro anos de Senado. Não me candidatarei em 2010, não quero mais viver a vida pública. Vou cumprir o mandato que o povo do Amazonas me deu, não vou silenciar. Ele pode ser eleito com 99,9 %. Eu estarei aí na tribuna dizendo que ele deveria ter sido mesmo destituído. O que ele fez é muito grave. É muito grave . Curvo-me à vontade popular, mas não sem o sentimento de profunda indignação. A classe política já nem se fala, essa já apodreceu há muito tempo mesmo. Este Congresso que está aqui, desculpem-me a franqueza, é o pior de que já participei. É a pior legislatura da qual já participei. Nunca vi um congresso tão medíocre.
               Claro, com uma minoria ilustre, respeitável, a quem cumprimento. Mas uma maioria, infelizmente, tão medíocre, com nível intelectual e moral tão baixo, eu nunca vi. O que se pode esperar disso aí? Não sei. Eu não vou mais perder o meu tempo. Vou continuar protestando sempre, cumprindo o meu dever. Não teria justificativa dizer que não vou fazer mais nada. Vou cumprir rigorosamente o meu dever neste Senado até o último dia de mandato, mas para cá não quero mais voltar, não!
               Um País que tem um Congresso desse, que tem uma classe política dessa, que tem um povo... dizem que político não deve falar mal do povo. Eu falo, eu falo. Parte da população que compactua com isso? É lamentável. E que sabe. Não é por desinformação, não. E que não é só o povão, não. É parte da elite, inclusive intelectual. Compactuam com isso é por que são iguais, se não piores. Vou continuar nessa vida publica? Para que, para mim chega!
               Vou continuar pelejando pelos jornais e por todos os meios possíveis, mas, como ator na vida politica e na vida pública deste país, depois de 2010, não quero mais! Elejam quem vocês quiserem! Podem chamar até o fernandinho Beira-mar e faze-lo Presidente da República – ele não vai com o meu voto, mas se quiserem, façam-no. O meu desalento é profundo. Deixo isso registrado nos Anais do Senado Federal.
               Infelizmente, eu gostaria de estar fazendo outro tipo de pronunciamento, mas falo o que penso, perdendo ou não votos “pouco me importa”. Aliás, eu não quero mais votos mesmo, pois estou encerrando a minha vida publica daqui a quatro anos, profundamente desencantado com ela.
               Muito obrigado senhor Presidente.

               PS:   E agora o povão tem mais um pra chamar que é o CARLINHOS  CACHOEIRA,comandando uma quadrilha composta de politicos.
               O saudoso senador estava na trilha certa!   

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SEMPRE JUNTOS

Em tempos de DELTA, CACHOEIRA, e de volta do MENSALÃO é bom lembrarmos a dupla de área mais famosa do pedaço nestas obras e em outras tantas e que certamente sairão ilesos tal como demonstrado pela auto-confiança em se acharem donos do pedaço e do povo e como é bom vê-los no video abaixo com o menino Leandro, filho do povão que os aplaude em todos os cantões desse País sem vergonha!
É muito oportuno ver este video agora e comparar os dois momentos.