O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 4 de maio de 2014

PORTANTO SENHORES, A TÁTICA É ANTIGA!

Interessante como as coisas se repetem e dizem alguns que a história se repete sempre como trajédia! E o que dizer daquilo que já foi uma trajédia em seu próprio tempo, no original?
A Revolução Francesa tida por muitos filósofos como o grande equivoco da humanidade, e foi, é dita assim num trecho das reflexões de Edmund Burke no capítulo das considerações sobre a troca do velho pelo novo regime: "Ao mesmo tempo que deixam esse poder deposto suficientemente negro, eles prosseguem com a argumentação, como se todos quer desaprovam seus novos abusos devam ser evidentemente partidários dos velhos; todos que reprovam seus projetos crus e violentos de liberdade devam ser tratados como defensores da servidão. Admito que suas necessidades de fato os obriguem a essa trapaça baixa e desprezível. Nada pode reconciliar os homens com seus projetos e procedimentos, senão a suposição de que há terceira opção entre eles... e mais adiante:" Será que esses senhores nunca ouviram falar, em todo o círculo dos mundos da terra e da prática, de alguma coisa entre o despotismo do monarca e o despotismo da multidão?"
Portanto qualquer semelhança com o que vemos agora no Brasil, não é mera coincidência, mas a simples repetição de uma tragédia que está em curso e a sua possível materialização não será por falta de aviso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário