O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 23 de agosto de 2014

SAUDOSISMO É A P. Q. P.

Aquele que quiser se enganar com o Brasil, que se engane. É um direito seu, um direito de cada um de nós. Só não vale dizer que é saudosismo termos estradas construidas agora que não obedecem ao mínimo de técnica de segurança com relação ao que interessa que é o seu próprio traçado e não as sinalizações que apenas soam como avisos de um sinistro iminente.

Não é saudosismo nenhum que ao constatar essa paisagem urbana feia e monótona que nos embrulha o estômago em que casas têm por fachadas o próprio muro que antes nem existia e não excluindo disso aí nem os edifícios residenciais chamados de modernos que obedecem a projetos padronizados, para não dizer todos iguais, lembremos do passado em que podíamos admirar a beleza e diversidade de arquitetura que permeou até um pouco antes dos anos 60.

Não é saudosismo nenhum que além de não conseguirmos construir mais as estradas do passado ainda por cima sucateamos toda a rede de ferrovias do país e colocamos todo o transporte terrestre feito por rodovias fazendo milhares de vítimas todos os anos, comparável às maiores guerras que hoje ocorrem pelo mundo, além do imenso custo que isto acarretou e continua a acarretar.

Não é saudosismo nenhum e muito pior do que a abolição da escravatura sem responsabilidade de inclusão dos escravos na economia, que tenhamos feito o mesmo mais recentemente com as populações do campo que vieram inchar as cidades o que contribuiu em muito para que hoje tenhamos os piores índices de IDH do mundo.

E como uma coisa nunca está desatrelada de outra conseguimos justificar uma ação pela omissão em outra: os muros são altos ou nunca mais a classe média poderá morar em unidades unidomiciliares pela falta de segurança e também pela falta de uma consciência  de um Estado que ainda não enxergou a nossa imensa extensão territorial e continua a agir momo se fôssemos uma pequena ilha.

E por fim não é saudosismo nenhum que constatemos agora e sempre que somente nos países comunistas/socialistas tenhamos tais níveis de comparação com o que hoje estamos construindo neste país.
J.A.MELLOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário