O PANORAMA VISTO DA SERRA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A CHINA E AS GUERRAS MODERNAS!

  Escrevi isto quando da visita da Presidente à China. Publico agora.                                        

A INVASÃO MODERNA

Quando vejo agora um presidente de uma nação como o Brasil em visita à China, com a nossa presidente descendo do avião e olhando para os dois lados, parecendo sem direção, achei patético!
Pouca gente acompanhou-a ao descer do avião apesar de estarem presentes na comitiva muitos empresários, a maioria deles olhando para seus próprios interesses, alguns representando até uma industria de ponta como é o caso da Embraer cuja fábrica já vinha ficando ociosa lá na China, imaginem, mas produtos agrícolas e minérios, que saem daqui em estado natural, não sei não! E o presidente do grupo Bandeirantes? Fazer televisão na China? Não sei. Ou aprender outras coisas?
Acho a relação Brasil-China, no mínimo perigosa. A China não irá se abster jamais do seu desejo incontrolável por matéria prima e commodities, tem uma população imensa que bem ou mal terá que ir-se incluindo paulatinamente; não cumprirá acordos na área ambiental e não obedece qualquer forma de relação de mercado e tem aí um compromisso do Brasil que não foi ainda ratificado, que seria o reconhecimento da China pelo Brasil como de livre mercado na OMC. E, uma revolução popular na China, creio eu, só pioraria as coisas.
Eu disse uma vez que o Brasil fez uma péssima troca: trocou um americano que já vinha de barriga cheia, por cinco chineses famintos. Se olharmos de forma simplória é isso mesmo!
No campo diplomático, não será uma questão para principiantes, acredito eu.
Será difícil alguma vantagem econômica do Brasil em relação à China a não ser no campo de investimentos em empresas nacionais mas sempre com viés muito forte na direção da importação de minérios e produtos agrícolas do Brasil que terá uma troca sempre um prejuízo desenvolvimentista, tecnológico e consequentemente social, além de praticamente regular os preços dessas commodities por ser o maior comprador.
Por outro lado a China ganhará muito com o Brasil em muitas áreas em que nós temos excelência e que não é só agricultura não! Agora, parceria no desenvolvimento de tecnologia em fibra de bambú, tenha paciência!
Mas, o que me preocupa mais ainda, não é só o fato de a China comprar do Brasil somente produtos sem valor agregado e isso só, já bastaria para caminhões de preocupação, mas o fato dela estar comprando ativos dentro do Estado brasileiro. Isso é o que interessa para um futuro tanto da China quanto do Brasil, cada qual por sua dor.
Recentemente, “preocupados” com isso, criaram até uma lei, pois tudo neste País tem que ter uma lei para provar que já está resolvido, limitando a compra de terras por estrangeiros no Brasil, ignorando-se a “forma moderna” de associações de capitais através de financiamentos de safras. Aqui mesmo na Bahia está acontecendo debaixo das barbas deste governo capitais chineses, sem que haja necessidade de terem a propriedade das terras, conseguirem a garantia da compra da safra, um financiamento do tipo operação casada, alias uma prática muito antiga e usada pelos velhos coronéis, tão criticadas como “atrasos do passado”.
Alguém poderia imaginar o Brasil mais algum tempo proibindo empresas transnacionais da China localizadas aqui, a exportar toda a sua produção para lá? Vamos espatifar com o que alguém há muito vivia dizendo sobre nossa soberania com relação aos Estados Unidos no passado, e que agora estão todos unidos para promover uma coisa muito pior, com a China. Por que com a China a coisa é outra: são 1,4 bilhão de habitantes de cultura diferente da nossa, regime ditatorial, fechado, não aceita acordos bilaterais homogêneos, pois não tem nenhuma responsabilidade com o resto do mundo!
É muito difícil o que a Presidente está falando, numa parceria China-Brasil, pois são culturas diferentes e na troca de tecnologia eu acho que a China ainda sairia ganhando!
A China é grande produtora de carvão mineral, que o Brasil tem muito pouco e a utilização do carvão vegetal é fruto de muita polêmica tanto interna quanto externa. De mais, com um contingente imenso de pessoas que precisam transformar o produto de seu trabalho em economia, lá, é imenso, não deixando lugar para bons pensamentos nessa área com relação ao Brasil. A intenção real é sugar tudo o que puder ser sugado, desenvolver-se e deixar o Brasil à deriva, caso urgentemente e digo urgentemente mesmo, não consigamos colocar nossas populações em um nível educacional condizente com o resto do mercado mundial, em todos os setores. E isto também a China já vem fazendo melhor que o Brasil. O que nos restará é uma “tragédia anunciada”. Só não vê quem não quer.
Surgirão, é claro desse relacionamento meio espúrio, muitos ricos, bilionários, tanto no meio empresarial, como no político, mas não vejo nada de bom com relação ao resto da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário