O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A TERRA É VERDE AZUL OU VERMELHA? É BOM TER CUIDADO COM O ANDOR, MAS "O SANTO NÃO É DE BARRO"!

Por que observamos as coisas apenas de dentro, de onde estamos, e nunca olhamos de fora todo o conjunto? Nunca fazemos isso. E é bastante normal, pois somos parte do todo!
Mas, pensemos agora em olhar o mundo, ou pelo menos a terra em que habitamos, de longe, aliás, como já falaram alguns filósofos, quando analisam o cosmos, ou melhor, o macro.
Ela se parecerá com alguma coisa una, pelo menos se olharmos os dois aspectos principais da ciência que conhecemos: o bio e o geo, o organico e o inorgânico, as pedras e os seres vivos que a elas se ligam.
De fora vemos apenas essas duas coisas e fica mais fácil identificarmos as duas e os seus inter-relacionamentos.
Estou aqui pensando e escrevendo, não tenho conhecimento muito profundo das duas ciências que as abarcam e suas espécies a não ser pelo que possam caminhar meus pensamentos e alguns rudimentares conhecimentos primários.
Mas sei e tenho quase certeza que podemos assim analisá-las, pois será muito complicado se passarmos a ouvir todas as testemunhas tanto as do passado como as da ciência moderna.
Temos que nos abster das interferências o mais que possível, para não confundir as nossas mentes e nos tirar do caminho.
Vejam e pensem só em uma coisa:
-As coisas deixam de acontecer na ausência de certas pessoas, o mundo pára, as pessoas são insubstituíveis, serão tão individualmente necessárias para que a vida continue?
-Claro que não. O máximo que elas conseguem é confundir a mente das pessoas e tirar disso proveito próprio, principalmente no que tange às projeções da ciência. E fazer a roda girar!
As grandes descobertas da humanidade surgiram de pensamentos os mais simples e não de complicadas soluções que apenas servem para um fim ou para servir a alguém, ou provarem alguma teoria.
Quem vocês elegeriam como mais importante, um grande comandante de uma nação poderosa ou um conglomerado de empresas ou um compositor que fez uma linda canção?
Passados alguns anos ninguém se lembrará do político ou do empresário, mas da canção todos quererão saber quem a fez.
Isso tudo é para justificar minha intromissão em assunto tão complexo e que para entender o mundo não necessitamos de tanto conhecimento científico, de certa forma muito importante para que continuemos nossa trajetória, mas que às vezes também serve para confundir as nossas mentes ao tentarmos seguir seus ensinamentos.
É só lembrarmos o caso entre a Física Newtoniana e a Física moderna de Einstein e Heisenberg. Em tempos mais recentes por não conseguir explicar todos os fenômenos conhecidos, aquela foi substituída pela Física Quântica, que fatalmente será pequena para explicar as coisas do futuro e assim por diante.

Bem, tudo isso é apenas para dizer aos senhores da simplicidade que é de olharmos a terra de fora, que os velhos astronautas disseram simploriamente de “a terra é azul”, e ela é principalmente um tecido de biosfera envolvendo a litosfera e que a biosfera está alterando mais a litosfera do que propriamente se auto-alterando. É bastante simples. Um dia lá, pensei: o minério de  ferro (carga) que estamos transferindo para a China poderá prejudicar o balanceamento da Terra, tal qual acontece com uma roda de automóvel!

Isso quer dizer apenas que a massa dos seres vivos está mudando a conformidade da crosta terrestre, mais do que está a alterar o seu próprio ser.
Isso é apenas um pensamento inicial, de uma coisa que já está nos meus pensamentos há bastante tempo, desde quando as pessoas falam que os seres vivos do planeta estariam desaparecendo, e se estariam criando formas impossíveis de vida e etc.

Nada até agora nos tem provado que isso seja verdade, mas na “esfera do pensamento”, aí sim, notou-se influencias muito maiores do que nas duas primeiras, além do que não só o pensamento altere como agente que atue cirurgicamente no planeta ou como pensamento filosófico.
Portanto, a cor da Terra vai depender da visão que teremos de um mundo que ainda virá, não necessariamente o que ela inexoravelmente se transformará no físico, mas no corpóreo, ainda nos deixando muito espaço para que modifiquemos bastante a sua aparência externa, em que pese toda a crítica dos ambientalistas quanto à ação nefasta do homem. Vamos com cuidado!

j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário