O PANORAMA VISTO DA SERRA

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PORQUE TANTA REPULSA AO CAPITAL PRIVADO?

Toda essa corrupção não vai dar em quase nada pois o que queremos e quando queremos discutir o tamanho do Estado todos esbarram principalmente na "intocável" Petrobrás. A Petrobrás já é sangrada desde a sua criação e isso não é nenhuma novidade. Agora, com Estado forte e aparelhamento maior por parte de um partido, claro, a coisa piorou muito!
Por que sabe-se tanto sobre tudo e não sabe-se por exemplo, os nomes das empresas empreiteiras, pois são elas que passam grandes somas por debaixo da mesa? E de que adiantaria também, e mesmo que se faça uma auditoria, o que levaria tempo e esquecimento até identificarem-se os sobrepreços?
Resolve-se isso com relativa facilidade quando os contratantes são os donos do negócio, e não executivos nomeados de Estatais. É simples, pois ninguém vai querer ser roubado no seu próprio patrimônio.
Mas a nossa tradição esquerdista teima a continuar a empurrar a ideia de que as empresas estatais são patrimônio do povo, mesmo que este nunca tenha ganho nada, absolutamente nada com isto e ainda por cima são roubados por aqueles que tomam conta do negócio.
Mas o que está por trás disso tudo é  um ranço que nos persegue, e que sempre fomos acostumados desde criancinhas a ouvir de nossos governantes, todos esquerdistas de carteirinha apesar de alguns dissimulados, a demonizarem o lucro e o capitalismo como sendo a usura, a exploração e a centralização do poder, e terminam por centralizar tudo na mão de um só "Senhor".
Passam portanto esses cidadãos, para uma entidade que tem como única virtude, o anonimato em termos de responsabilidade a quem chamam de Estado, e regozijam-se de transferir todo o poder que por não terem a mesma competência de alguns empresários que estão em nível superior à da maioria da população, e entregam tudo, junto inclusive com o investimento inicial que poderia estar indo suprir necessidades mais urgentes, àqueles que, e alguns até perdedores em seus negócios particulares, nomeados para isso não terão responsabilidade alguma pela boa gestão, pois nada perderão se algo não vier a dar certo.

j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário