O PANORAMA VISTO DA SERRA

terça-feira, 24 de julho de 2012

DOUTOR PEIDOR!

Muito me preocupa essa quantidade de titulos de doutorado que atualmente são concedidos pelo Brasil afora por várias faculdades como se fosse banana vendida na feira!
Não sou talvez a pessoa mais certa para dissecar esse problema por inteiro, mas em falta de alguém que já tenha falado, falarei, e se tiver errado que me corrijam, pois aí reside o fato principal que levantaria a discussão sobre a tese: que estando eu errado que me provem a falseabilidade da minha dissertação, em tese!
Sou meio ignorante em certos assuntos mas, dando minhas cacetadas nunca deixo questão fechada para que alguém não possa contestá-la, mesmo por que muita gente grande já foi e continua sempre a ser contestada no mundo a cada minuto.
Senão vejamos, é condição primordial para a concessão de titulos de doutorado, talvez não dessa magnitude também para o mestrado, mas sim o doutorado, é a sua colocação como novidade, importancia e relevância e que sejam submetidos ao julgamento que atestem ou não esses enunciados, discussão essa que só será possivel caso haja o seu principal motivo jactante que é a sua importancia.
Ora, se não há nenhum interesse de nenhuma sociedade cientifica mundial em discutir (acatando ou contestando) uma determinada tese, esta só terá relevancia no ambito local ou até familiar onde as contestações só ocorrerão nos limites intelectuais das pessoas que compõe a sala de jantar!
Então como poderemos considerar isso um estudo válido, apenas por ter no seu conteúdo assuntos que apenas ou não serão nunca contestados ou vistos por ninguém fora do ambito daqueles que o ajudaram a produzir, com uma publicaçãozinha escondida em alguma revista e é só?
Ficará o doutor em absoluto esquecimento a não ser pelo fato de que obterá ganhos maiores em concursos públicos ou contratações diversas.
Em nosso panorama "cientifico e tecnológico" estamos mais para a "necessidade" de contratação de um garí com titulo de doutorado do que a necessidade de alguém especializado em realmente desenvolver sistemas para os quais foi treinado, e quando deles necessitarmos teremos que buscá-los no mercado externo?
Além do mais uma tese de doutorado nos Paises desenvolvidos normalmente está atrelado ao coroamento de uma vida inteira de experiencia, trabalhos e produção cientifica e não simplesmente para alguém que recém saido da casca do ovo apenas descubra entre os meandros de trabalhos já outrora realizados, lacunas para que sejam preenchidas por assuntos que apenas no máximo atestariam velhas teses já outrora defendidas, para não dizer pior, ou a coisas a que por não terem dos três itens mencionados acima a não ser uma novidade bizarra, a façam parecida com aquela tese "A importancia da flatulencia dos carneiros da Patagonia nos gases do efeito estufa", que tornara o seu defensor conhecido com o título de DOUTOR PEIDOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário