O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 20 de julho de 2012

VOTO NULO E URNAS ELETRONICAS




Começo esta para dizer que tive grande satisfação em saber que existe aí uma possibilidade do voto nulo, mesmo através da urna eletronica. Não sei se é verdade, mas espero que seja pois não sendo assim que adiantarão tantos votos no PSDB que aliás houveram nas ultimas eleições presidenciais?
Prá ficarmos vendo isto que aí está?
Ao contrario do que muitas vezes se pensa, a pura e simples existencia de uma oposição ao governo é o maior testemunho da sua legitimidade pois é esse embate que emoldura a democracia. No minimo, se vota na oposição simplesmente com o intuito de votar contra aquele governo e não é muito dificil acontecer alguém que estando na situação crie uma outra situação artificial de oposição só para isso. É só lembrarmos não muito distante de nós o regime militar com a ARENA e o MDB.
E quando já se acha isso de graça, como é o caso do PSDB atual?
Portanto, existindo opção para que se vote em outro, pelo menos evita-se aí o voto nulo que seria a única ferramenta capaz para pedir-se prá parar, prá acertar e fazer-se pelo menos uma reforma politica, mudar as regras, o comportamento ético e etc., deixando com isto a população sempre a acreditar na possibilidade de substituição e de alternancia de poder, se for a vontade do povo, e se...
E como se não bastasse isso, insiste-se na utilização da urna eletronica aqui no Brasil, quando foi rejeitada nos States, que além de facilitar a fraude, nela não existe a forma natural de registrar o voto nulo que é o grande terror dos governos de situação que querem se eternizar no poder.
Então, estando isso resolvido, o que mais podemos esperar? É a eterna ditadura consentida que é a pior de todas as ditaduras, pois não temos nem como nem por que recorrer das politicas de governo quando outorgamos ao Estado e renunciamos eternamente do único instrumento válido dentro da democracia, ficando apenas com a instituição do plebiscito que é um processo muito mais raro e mais complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário