O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O QUE É A LIBERDADE?

Uma breve reflexão sobre o Socialismo, a onipotência do Estado transcritas de Code de La Nature, de Morelli de 1755, portanto, antes de se manifestarem Marx e Engels:
"Nada na sociedade pertencerá singularmente, nem como propriedade a ninguém", dizia o artigo 1º desse código. "A propriedade é odiosa e quem tentar restabelecê-la ficará aprisionado por toda a vida, como louco furioso e inimigo da humanidade. Cada cidadão será alimentado, cuidado e ocupado às expensas do Estado", diz o artigo 2. "Todas as produções serão armazenadas em lojas públicas, para serem distribuídas a todos os cidadãos e atenderem às necessidades de sua vida. As cidades serão construidas seguindo a mesma planta; todos os edifícios para uso dos particulares serão iguais. Aos cinco anos, todas as crianças serão retiradas da família e educadas em conjunto, às custas do Estado, de um modo uniforme".
Cem anos depois, Alexis de Tocqueville em seu livro O ANTIGO REGIME E A REVOLUÇÃO tenta buscar, ante a constatação de que a Revolução Francesa, de 1789 não fez mais do que institucionalizar as práticas do Antigo Regime, senão até torná-lo mais injusto, encontrar uma explicação para o nascimento da ideia de liberdade: "Vejo que, quando são mal conduzidos, os povos facilmente concebem o desejo de governar a si mesmos; mas esse tipo de amor à independência que nasce apenas de certos males particulares e passageiros que o despotismo traz nunca é duradouro: acaba junto com o acidente que o fizera nascer; pareciam amar a liberdade, mas na realidade não faziam mais que odiar seu senhor. O que os povos feitos para serem livres odeiam é o próprio mal da dependência." Mais adiante: "Quem procura na liberdade outra coisa que não ela mesma é feito para servir. Alguns povos perseguem-na obstinadamente através de toda a espécie de perigos e misérias. Consideram-na em si mesma como um bem tão precioso e tão necessário que nenhum outro poderia consolá-los de sua perda e, desfrutando-a, se consolam de tudo. Outros se cansam dela em meio à prosperidade; deixam que lhe seja arrancada das mãos sem resistir, temendo comprometer por um esforço o mesmo bem estar que lhe devem. O que falta a esses para continuarem livres? O que? O próprio gosto de sê-lo. Não me peçais para analisar esse gosto sublime; é preciso experimentá-lo. Ele entra por si mesmo nos grandes corações que Deus preparou para recebê-lo; invade-os, incendeia-os. é inútil tentar explicá-lo às almas medíocres que nunca o sentiram."
j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário