O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 21 de março de 2013

O CASO DA AdeS

Recentemente o caso da AdeS me despertou alguns pensamentos isolados que de uma forma ou de outra possam vir a tomar forma mais adiante, ou simplesmente fechar o quebra-cabeças.
Primeiro, tem sido sempre uma caixa preta as tais embalagens Tetra-Pak. Ví certa feita alguém se referir que ao ser inventada foi necessário se criar o tipo de produto que seria possivel ser conservado daquela maneira. Vá no Google e virão que eles usam daquele sistema de cercar por todos os lados os mecanismos de busca que levem a outros resultados que não o da própria marca Tetra-Pak.
Isso é um ponto.

Por outro lado lembrei-me também que dito por uma pessoa amiga que trabalhara junto a processadoras de leite, certa vêz, tendo se referido a leites que são produzidos pelo sistema tradicionalmente chamado de Pasteurização, que eles só faltavam inventar o leite dentro da fábrica, usando soda caustica para corrigir PH e outras substancias para controlar qualquer alteração havida e que nenhum leite era jogado fora, produzindo-se leite tipo B ou C etc.
"Depois que você vê aquilo lá, você não toma aquele tipo de leite nunca mais"! - palavras dele.

Aí, quando falaram agora em soda cáustica, me lembrei do meu amigo e ví quão inocentes são as pessoas e desprotegidas no seu lugar de consumidor, que acreditaram simploriamente ter sido por um acidente encontrarem-se residuos de soda cáustica nos vazilhames de sucos da AdeS como se isso apenas fosse usado nessas processadoras como material de limpeza.
Onde estará a verdade?

Só saberemos lá, um dia, do mesmo jeito que aconteceu com a etil-gasoline (chumbo tetraetila) e o asbestos ( fibro-cimento) das caixas d'água, telhas e lonas e pastilhas de freio dos automóveis.
Só saberemos quando já não existir mais aquela a maioria que já se foi sem possibilidade de comprovação ou a indústria substituí-los a tempo por outro material e começar tudo de novo. Com o cigarro foi diferente?

Quando éramos crianças fazia-se uma verdadeira apologia ao cigarro. Propaganda boca a boca como sendo benéfico à saude, servindo até para combater as cáries.
Vimos depois os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário