O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

OS MINÉRIOS, O AÇO, AS FERROVIAS E O BRASIL DE VOLTA ÀS PRAIAS!

Faltou ainda, e engarrafados nas praias!
É, sou mesmo um louco por fotografias, e antigas, quanto mais antigas, melhor! E vendo-as e revendo-as é que me permito conhecer mais as escabrosas coisas que são produzidas no Brasil.
É impressionante o que ainda restou do acervo ferroviário antigo do Brasil e eu me refiro ao que foi construido ainda entre a segunda metade do seculo XIX até meados do seculo XX.
 PONTE FRANCISCO SÁ
Foram muitas obras ferroviárias a maior parte delas em estruturas de aço, era a grande fase do aço no mundo desenvolvido, resolvemos fazer concessões aos franceses e ingleses pois essa tecnologia ainda não tinhamos aqui no Brasil à época, o que até aí foi muito bom!
Mas logo nós que temos uma grande quantidade de minério de ferro e áreas a conquistar, nos esquecemos de aprender com eles, e então abandonamos tudo e passamos a uma etapa posterior, à utilização do concreto!
São as coisas inexplicáveis do Brasil. Não que o concreto tivesse que ser desprezado, mas não tinhamos o direito de abandonar toda aquela estrutura conseguida com o aço e que continua até hoje a ser utilizada nos países ricos, estando nós agora apenas a exportar para aqueles países nosso minério bruto!
Não é uma maravilha o que esses merdas fazem com nosso País? Batam palmas vocês também, aqueles que se acham muito espertos por que estão fazendo crescer nosso PIB subdesenvolvimentista!
E a estrutura ferroviária brasileira antiga, que apesar de ter sido concentrada em S. Paulo e Minas, também estendeu-se grandemente em todos os estados do sul e do nordeste, indo ainda em alguns trechos do oeste e norte.

 O RETRATO DO ABANDONO
Passados muitos anos, aparecem aí uns imbecís e outros espertos demais elogiando a figura do JK como quem abriu fronteiras no Brasil central com "Brazilia", esquecendo-se de que apenas com a ampliação do sistema ferroviário iniciado pelo nosso antigo Monarca D. Pedro II, já teriamos conseguido isso muito antes e consequentemente nos transformado na nação mais rica sobre a Terra, e ainda ter-nos livrado dessa imensas laia de corruptos que avançaram república a dentro!
 ROTUNDA FERROVIÁRIA
Só agora estamos começando a chegar, asim mesmo com sérios problemas logisticos, ao que já teriamos conquistado nos anos 50 se tivessemos nos concentrado em sistemas ferroviários, maritimos e que certamente desaguariam em otimizar sistemas de mobilização urbana muito melhores do que o caos que passamos a promover em nossas cidades e ao que parece, continuará indefinidamente. 
Esquecem-se aqueles senhores que o sistema construtivo ferroviário é somente agora comparado ao que usamos em concreto pré-protendido em sistemas urbanos o que teria sido já conquistado naquela época em ferrovias, pois a simplicidade e a pre-fabricação das peças para só a montagem in loco, vão permitindo que se faça o avanço imediato logo após a montagem das peças de sustentação, muito isso devido à leveza das estruturas e à pouca necessidade de desmontes em terra, os nossos famosos cortes e aterros, no mais das vêzes agredindo as condições naturais de drenagem.
Acredito ter sido isso o maior crime cometido contra o progresso nesse país, que estamos até hoje pagando a conta e não esqueçamos o lado politico, como sempre nesse País, que "coincidentemente" ocorreu na mudança (sempre a mudança!), da Monarquia para a tal República que até hoje esperamos ter o prazer de conhecê-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário