O PANORAMA VISTO DA SERRA

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

STF e MENSALÃO

Aprendemos pelo menos uma coisa com esse processo do Mensalão, que é o de que, quem tem mais responsabilidade paga menos e os paus mandados pagam a conta pelos dois o que bate com aquele dito popular que diz que "a corda só parte no lado mais fraco".
Pois é, pela escala, o maior responsável e a quem tudo interessava nem chegou a ser citado, os sub-chefes  que também tinham grandes interesses no objeto das negociações, pegaram penas bem pequenas,e os seguintes que eram os que apenas manipularam o dinheiro e que foram denominados de núcleo financeiro e publicitário ( não sei o porque da separação tecnica de "publicitário", para mim seria tudo financeiro) foram os mais penalisados. Isto soa como aquilo que seria de como culpar mais a arma do que quem acionou o gatilho praticando o crime. E estava claro que o fim maior era o da corrupção de parlamentares do Congresso tanto que se alguém que participara das negociatas com o fim de viabilizar e propiciar a lavagem do dinheiro se alçou a um vôo maior, e se locupletou com o dinheiro que era parte integrante dos meios, é claro que é mais uma prova da ilicitude da ação praticada pelo grupo político que em tempo algum impossibilitou-os de se beneficiarem, pois se tratava é claro, de uma espécie de chantagem velada.
Desvirtuou-se, como se tudo não quisesse passar de um crime de apropriação indébita, e não o fim maior que induziu ao crime que foi a compra de consciencias no Poder Legislativo.
Mas de qualquer forma tiramos disto tudo o exemplo que ficará para sempre de que um dia por algum tempo tivemos um Judiciário que agiu conforme as espectativas daqueles que geraram as leis do País, ainda que essas mesmas leis sejam muito brandas, e portanto temos obrigação de continuar vigilantes para que nas próximas situações venhamos a ter atuações tão boas ou melhores que esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário