O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 11 de agosto de 2012

A BRAZUCADA E O CONTA-GOTAS OU O "TEMPO BRASIL"

Nós aqui da cloaca estamos acostumados a receber as coisas em pacotes previamente arrumados para nossa inteira satisfação; por um lado dando um cunho de certo progresso e por outrro atrelado àquela velha ideologia nacionalista que muito convinha convém e parece que continuará a convir a politicos e empresarios unidos para o "Bem do Brazilzão"!
Vejam que o progresso nunca chegou aqui como alguma coisa que "veio prá ficar", e que tenha vindo sempre na esperança de que mais coisas depois viriam! Não. Ele veio sorrateiro, sempre com aquela desconfiança de que poderão vir outras novidades tecnologicas e vamos tirar o máximo de proveito dessas aqui e guardarmos as próximas para depois!
"Não vamos abrir de uma vêz prá todos, para que possamos fazer de uma, varias,  formas de ir enganando a maioria desses otários, e que a conta-gotas vão se satisfazendo com o pouco que lhes proporcionamos, já que não têm como se inteirar das reais possibilidades".
Faço um rápido parentese para dizer que excluo dessas coisas somente a boa intenção de D.Pedro II quando introduziu no Brasil a telefonia e as ferrovias, mas parece que foi só isso, e de lá prá cá ninguém mais quis se "arriscar" a deixar que o processo desenvolvimentista se entronizasse de vez no Brasil e no imaginário dos brasileiros.
Senão, vejamos por exemplo a própria industria automobilistica que apesar de toda a intenção dos capitais a migrarem para aqui naqueles tempos de guerra na Europa, foram vários os dispositivos criados para que esta não viesse a se implantar em toda a sua pujança principalmente no Nordeste que é quem mais teria se beneficiado e tirado das nossas costas essa carga e essa chaga que até hoje assola o País!
E por aí vai, e se formos dissecar isso aqui tomariamos muito tempo do leitor, além do que bastaria isso para que o mesmo possa, refletindo, tirar suas próprias conclusões que permeiam esse assunto.
A informática, o sistema de pavimentação das nossas ruas e estradas, o impedimento à continuidade da implantação da rede ferroviária  e recentemente os celulares que já veem de longa data com a mesma abrangencia e vendendo como banana na feira! Agora imaginem toda a vez que lançarem uma "nova" novidadezinha, aí serão mais milhões e milhões gastos sem nenhuma necessidade! Tudo isso o nosso brazuca recebe bem e apenas os mais esclarecidos falam da sempre antiga constatação de que "aqui no Brasil...você sabe... é assim mesmo...!", enquanto para os que pouco ou nada conhecem acham maravilhoso ter em suas casas coisas que fizeram parte da vida cotidiana de qualquer habitante do primeiro mundo desde a primeira metade do seculo XX, e que por isso mesmo contiua e continuará a ser primeiro mundo e aqui terceiro com excessão de uns poucos privilegiados que mesmo vivendo aqui, estão sempre numa "ilha"!
Hoje, passados já tantos anos da descoberta de novas tecnologias que foram utilizadas por todo o mundo desenvolvido até a sua quase total exaustão, vamos ficando iguais em algumas coisas, e considerando-se impossivel mais descobertas do que as ocorridas nos últimos 150 anos, pelo menos no campo do conforto material já em processo de  estagnação, deverá surgir daí um outro tempo, que, saberá Deus, deixaremos acontecer aqui também em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário