O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 13 de janeiro de 2013

PETROLEO X CAVALOS E BOIS

Eu vivo dizendo que no seculo XIX uma fazenda de criação de cavalos e gado era comparável a uma companhia petrolífera de hoje!
Tem gente que acha exagerado, mas retornem a esse passado e imaginem como todo o transporte individual era feito em montarias, os bondes eram puxados a burro, os bois movimentavam tal qual motores, diversos equipamentos rudimentares de maquinarias e digam se eu estarei errado!
Pensem mais um pouco e vejam que todo o processo industrial, não era nem industrial ainda, com excessão da industria textil, sendo todo o restante produzido de forma ainda artesanal, em que não tinhamos idéia exata do seu custo x beneficio, o que originara a tese inicial de Marx com relação ao trabalho!
Vejam que isto tudo está logo alí, bem perto de nós e a pouco mais de cento e cinquenta anos!
Então eram os nossos cavalos e bois a força que movia toda a logistica daquela época, não sendo exagero dizer que isto seria bem maior até pela forma mais bem distribuida dessa riqueza, diferente da concentração hoje existente com relação ao petróleo, o que é claro propiciou a criação de monopólios cada vez maiores.
O que faltou ou nem chegou a faltar ao mundo naquele momento veio logo depois com as grandes descobertas, deixando todos até hoje perplexos com o que teria acontecido se tivessemos optado pela continuação do antigo processo de fabricação ou então tudo ter continuado nas mãos de um agora ex-artesão e se assim tivessemos feito como teriamos possibilitado como viemos a fazer depois, a aquisição de todos esses bens manufaturados a quase todos os indivíduos?
Foi, e por incrível que pareça, isto ainda é para muitos um dilema sempre atual.
Acho que, e não tenho dúvida alguma, que nunca conseguiriamos atender a essas demandas sem que existisse o processo industrial moderno com o capital, que tudo propiciou àquela época e tal qual também depois com as mudanças posteriores.
Não haveria posibilidade, pois um produto artesanal já representava naqueles tempos um preço inferior ao que valeria pelo trabalho realizado!
Como não tinhamos mais dúvidas sobre a primeira, restou apenas a outra que seria essa dicotomia entre a Livre Iniciativa e a Estatização.
Não deveria faltar mais nada para que isso fosse já uma compreensão geral, mas a discussão continua! Por que?
É claro que os inocentes úteis não entendem nada que extrapolem a palavrórios e nem sequer se fazem aquela pergunta: Porque todo esse interesse do poder economico nas mãos do Estado? A quem interessaria toda essa briga, por um poder compulsório em que não se coloca riscos, livre concorrencia e meritocracia na mesa? Não estarei enxergando onde irá esse nivel de poder nas mãos de poucos que nem sequer incorreram em riscos para tal?
Então, estão todos cegos!
E volto à velha historinha dos Cavalos e Bois x Petróleo só para sentirmos o quanto se centralizou de poder economico e passou-se a recolher de impostos, apenas com essa mudança.
Antes eramos tão infelizes?
                                                                                                                                    J.A.MELLOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário