O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SÃO TODAS TRAJÉDIAS ANUNCIADAS! E VOCÊS PENSAM QUE ACABOU?

Uma concentração trajédica nunca antesvistanahistóriadestepaiz. Isto não está sendo dito assim em tom de bricadeira mas para lembrar que nem tudo em que é proporcionado pelo crescimento, até por alguma coisa de progresso que acontece por via expontânea pode ser apropriada por alguém como sendo uma coisa que foi realmente promovido por governos.

Então, quando dizemos que fazemos, temos que prová-lo que realmente o fizemos, porque senão ficará sempre uma idéia de que temos uma coisa que não passa de uma fantasia. E aqui no Brasil há uma fantasia de que temos uma infra-estrutura que suporte algum indice minimo de crescimento quando ela não se sustenta nem com o que já estamos aí a comtemplar.

Isso que aconteceu no RGS não é coisa prá se bricar mas é para ser vista como uma amostra do que poderá acontecer cada vez mais em um país que cresce populacionalmente, aumenta a participação de um grande número de pessoas que participam do mercado consumidor em larga escala e em que não são levadas em conta pelos governos uma contrapartida em infra-estrutura, fiscalização efetiva, leis mais duras com punições exemplares para que pelo menos venhamos a fazer pelo lado oposto aquilo que não fizemos pela educação, por exemplo.

São coisas simples como é o caso de mega-festas que hoje ocorrem em todos os cantos do País reunindo grande quantidade de jovens em currais como se fossem bois, não tendo para isso nenhum cuidado especial que é a que devemos ter quando reunimos grande contingente em espaços exiguos. É um caso emblemático e é só pararmos para pensar um pouco e olharmos como há alguns bons anos atrás, nessas festas, o difícil era entrar nelas quando hoje é o sair! Alguém se lembra dos penetras?
Mas nesses nossos governos tudo é feito em nome do "SOCIAL".

Pois bem, antes comprávamos entradas, pagávamos e lá dentro adquiriamos fichas, não importando daí por diante se alguém sairia ou não, e havia também no mais das vezes aqueles espaços abertos de todo o clube em que se reuniam grandes contingentes. As coisas vão sendo feitas e aceitas paulatinamente, sem que seja percebido o seu alto grau de gravidade.

Boites fechadas, com raras excessões como foi o Canecão e talvez mais algumas outras mas eram poucas as que tinham esses ambientes fechados com alta concentração populacional.
Isso não foi muito comentado no caso de Santa Maria, mas acho que foi o principal fator que influiu na existencia dessa trajédia, pois minutos numa ocorrencia de incendio é uma coisa vital, e para isto é só ficarmos observando quantas pessoas conseguimos evacuar nesse tempo por uma porta de apenas 80 cm., só como exemplo.

Então houve um espaço de tempo em que não tendo ainda noção da gravidade do problema, funcionários da boite não deixaram que existisse o fluxo na direção da saida, havendo um represamento que foi o suficiente para que houvesse um agravamento muito maior, ainda mais quando se fala em asfixia, pelo tempo necessário para que a pessoa desmaie por falta de oxigênio.

É uma questão de cultura, meus amigos...!
                                                                                                                             J.A.MELLOW 

Nenhum comentário:

Postar um comentário