O PANORAMA VISTO DA SERRA

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A PÓS-MODERNIDADE SERÁ UM BARCO À DERIVA?

Acho e realmente vivemos uma preocupação muito grande desde que foi detonado o ponto de partida da chamada pós-modernidade do que agora nos achamos em plena contemporâneidade de tudo.
A preocupação é muito grande pelos nossos cientistas, pensadores modernos, filósofos, sociologos o que bem pode ser notado nas entrevistas de Zigmunt Bauman para a CPFL Cultura quando ele se refere à dicotomia entre "liberdade versus segurança". Êle diz: "quanto mais procuramos liberdade menos teremos segurança e vice-versa".
Vamos parar para refletir bem nisso que é onde reside todo o dilema dos nossos tempos!
É bastante visivel apesar de não desatrelada da sua viés preocupante e ao que tudo indica ainda sem perspectiva, que algo novo venha a acontecer para atender aos anseios dos povos modernos quando ainda pensam em sistemas de governo mais democráticos possiveis, o que é perfeitamente compreensivel. Mas, no entanto, num contexto destes fica mais fácil e comodo também achar que o Estado poderá atender a esses anseios, o que é claro, um engano monumental!
Então estariamos entre duas espadas!?
Antes achávamos que o mundo estaria resolvido ou através das democracias livres e da social democracia ou até com o comunismo/socialismo aliado aos avanços da ciencia moderna, e isso ficara bem materializado entre os séculos XIX e XX! Hoje sabemos que nada daquilo era verdade, e tudo ainda é bastante recente!
Ante a uma falencia de tudo, principalmente do que era regido pela antes modernidade, onde estariamos todos caminhando, e para que algum lugar melhor se tudo foi por terra, e a verdade é que não temos um substitutivo para ela a não ser dizer que foi um erro acharmos que estariamos indo em alguma direção e que agora não seremos mais guiados pelo que era movido pelo desejo, mas apenas pelas possibilidades?
Haverão ainda utopias ou não precisaremos mais delas? O que nos moverá nesse instante seguinte?
Sinceramente, desejaria saber se a alguém é dado esse saber! Continuarei só com meus pensamentos...
Pois poderemos simplesmente dizer que nada estará irremediavelmente resolvido e por isso mesmo, assim resolvido; e o mundo não se preocupará em estar mais à cata de soluções pois é uma guerra perdida com a vida na terra e passará a ser apenas o que podemos ver e que, só o que agora sabemos, é que nunca será pelas mesmas formas até então conhecidas! E isso nos bastará?
Por enquanto, nada sabemos!
                                                                                                                                J.A.MELLOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário