O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

LULA E A FORTUNA DE DOIS BILHÕES DE DÓLARES

Estamos vendo por repetidas vêzes na midia eletronica um enxovia de publicações sobre a veracidade ou não de uma fortuna de 2 bilhões de dólares atribuida ao ex-presidente Lula em uma reportagem de capa da revista FORBES dando-o como um dos homens mais ricos do Brasil e também uma discussão muito grande acompanha isto a respeito de ter sido tudo uma farsa, uma montagem e a mesma reportagem nunca ter existido.
Ora, o que a gente está assistindo aí não é uma indagação sobre ser ou não ser verdade que exista essa fortuna, mas me pareceu mais que a preocupação maior é com vistas a ter ou não ter existido a tal capa da revista!
Se vamos ficar preocupados com uma mentirinha à toa, melhor seria se preocupar com a mentira imensa que ronda toda a nossa politica atual e não apenas se ater a um simples detalhe de uma revista que não poderia, nem ela nem outra qualquer obter dados de números reais sobre riquezas que porventura façam parte deste ou daquele patrimonio individual de qualquer indivíduo! A reportagem na revista é apenas um detalhe na tentativa de localização do objeto no espaço e o espaço tem sido esse que nós passamos a analisar.
Impossivel um, possivel outro! 
Seria necessário para isto um nível de detalhamento e de informações de dentro das próprias empresas e das suas participantes e participadas, controladores e etc, coisas que muitas das vezes não são interessantes para as mesmas que seja divulgado, isto vindo a ficar portanto apenas no âmbito de valores extraidos de uma avaliação feita através de informações sigilosas e posições de mercados mundiais que estariam sob o comando de certos indivíduos nas áreas politco-empresariais, e que não estando isso bem esclarecido em documentos escritos o que efetivamente não seria possivel, resta apenas ao responsável por uma avaliação, estudos mais subjetivos e por isso mesmo difíceis de serem provados assim como uma tal fortuna do Eike Batista, que está vinculada a possibilidades e também a reservas de minerais estratégicos, localizados ainda debaixo da terra o no fundo dos oceanos, aliás, como acredito seja tambem a politica de avaliação da maioria das fortunas analisadas pela revista FORBES.
Sempre ví com ressalvas, e também já tendo escrito coisas sobre isto desde que começaram a serem mostrados dados sobre a fortuna do Eike Batista, empresário diferente,  porquanto a maioria dos homens mais ricos costumam esconder pelo menos em parte e o mais que possivel, a sua riqueza, este senhor aparecia como o maior interessado em que isto fosse amplamente divulgado!
Por que? Contabilmente, dentro do universo representado pelos números divulgados da sua fortuna pessoal poderia muito bem caberem vários homens de 2 bilhões de dólares! Já pensaram nisso?
Portanto, não vamos aqui nos ater a considerações a respeito da farsa ou não da capa da reportagem, por que talvez esse número ainda seja muito pequeno, se colocarmos em jogo um dado importantissimo de avaliação e por demais conhecido de que não há possibilidade de dissociarmos um grande poder centralizado num indivíduo sem que vigore o binomio poder politico e poder economico.   
Agora, quem promove as condições para que poderes como esses ainda proliferem pelo mundo deviam se sentir envergonhados por que o maior cego é aquele que não quer ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário