O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O SONHO AMERICANO AINDA NÃO ACABOU!

Conheço pessoas, muitas delas de esquerda e até algumas de direita que não compartilham com a idéia de que os EE.UU. devam servir de exemplo para o mundo. Eu perguntaria a essas pessoas então qual país entre as grandes Nações elas indicariam como exemplo a ser seguido já que no mundo vivemos de experimentações tanto no campo cientifico quanto sociológico.
Sabemos perfeitamente que uma teoria para ser comprovada terá sempre que passar pela sua afirmação ou ser contestada através de experimentos válidos.
No auge das suas elocubrações essas pessoas vão ao exagero de se referirem a um tal imperialismo, e que sem isso os Estados Unidos da América não sobreviveriam da maneira que sobreviveram até agora, ao que tenho como resposta se alguém seria capaz de me mostrar um país que tendo sido como eles dizem "colonizado" por aqueles e que estejam hoje em piores condições do que foram no passado. Não há exemplos disso! Podem, estão livres para procurarem!
O que nós temos visto é exatamente o inverso, que é de países que por se recusarem a abraçar a causa da democracia e do liberalismo economico americano, até hoje purgam sem saberem para onde irão, amargando atrasos tanto economicos como sociais!
Não precisando ir mais adiante, podemos dar como exemplo disso os próprios EE.UU. da América que hoje sofrem na própria carne os efeitos inversos do que estas coisas foram possiveis de acontecer dentro da própria sociedade americana pela possibilidade de outros países como os do grupo Asiático só como exemplo ao adentrarem ao mercado americano tirarem-lhes os empregos e os criarem nos seus países de origem. Isso tudo, só por amor às liberdades!
Portanto o sonho pode ter se transformado temporariamente em pesadelo, para os EE.UU., mas não para o resto do mundo que ainda acredita naqueles principios.
A sociedade americana tem muito do que se queixar internamente, de politicas sociais, por exemplo; mas a única coisa que tem levado essa sociedade ao nivel de conforto atual é justamente a busca de cada indivíduo pelo seu próprio caminho. Foi isso o único sonho que tornou possivel essa realidade.
Acho que, com isto, não necessitariamos ir além, na busca de algum país socialista e comunista ou outros istas que existam por aí, para que possamos dar como exemplo a ser seguido às nações que queiram ainda sobreviver com o modelo atual e também às próximas gerações antes da grande mudança que o mundo será obrigado a experimentar nas próximas décadas. Mas isso já é outra história, e quem não conseguiu se estabelecer com as ferramentas atuais, como será com as futuras? Ou o mesmo que "alguém estará à sua espera, às margens da estrada com as soluções definitivas"? Não estará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário