O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TÚ ÉS RESPONSÁVEL PELO QUE CONHECES


O que segue abaixo não fui eu que escreví, mas que achei uma sintese bem interessante, isso achei! Para refletirmos sobre as responsabilidades ideológicas, fala sobre a responsabilidade de escolha de Robespierre, mas eu vou um pouco adiante, eu quero ir além para dizer que se sabemos dessas verdades, hoje e sempre, passamos, independentemente de não fazermos ou praticarmos atrocidades em nome de ideologias, a sermos responsáveis por essa prática ser feita por alguém por nós, doutrinados ou doutrinandos. Não temos mais lugar para dúvidas a esse respeito!
Depois de exemplos históricos tão claros e conhecidos, não há lugar para aceitarmos passivamente a prosperidade de certos pensamentos que bem poderão levar sociedades inteiras a, em seu nome praticarem toda a sorte de repressões, violencias assassinatos em massa e tudo mais que conhecemos. Com isso eu não tiro a responsabilidade nem de fundamentalistas religiosos dos povos árabes que estão cada vez mais ultrapassando essas barreiras, e não vamos aqui ficarmos eternamente citando apenas os exemplos de Stalin, Hitler e Mao. Segue trecho do texto de John Kekes.


"Muitas pessoas, é claro, não escolhem a ideologia que sustentam, mas a adquirem através de doutrinação. Pode ser demais exigir dessas pessoas que resistam à doutrinação, se esta for persistente e sofisticada, e se as pessoas não conhecem alternativas razoáveis. Não ser capaz de resistir à doutrinação ideológica, no entanto, é uma coisa, e cometer atrocidades em seu nome é outra completamente diferente. As pessoas têm uma escolha quando vão torturar ou assassinar. As pessoas decentes vão questionar sua ideologia se perceberem que ela as leva a cometer horrores. E se as pessoas não a questionam e cometem atrocidades, então elas devem ser com justiça consideradas responsáveis não pelo que acreditam, mas pelo que elas fazem.
Robespierre, no entanto, não foi doutrinado. Ele construiu sua ideologia por si mesmo, de suas leituras, educação, e experiências iniciais na política. Como um advogado treinado para garimpar provas e analisar as interpretações dos fatos, ele tinha habilidade para pensar criticamente sobre sua ideologia. Contudo, ele não o fez. Ele é, portanto, responsável pelos assassinatos em massa que causou. E o mesmo vale para os inúmeros comunistas, nazistas, maoístas, ou os terroristas que escolheram suas ideologias em detrimento de alternativas perfeitamente disponíveis, as quais eles não poderiam ignorar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário