O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 2 de setembro de 2012

O PANORAMA VISTO DA SERRA




 
Esta imagem que começa a aparecer agora no blog é a visão que eu posso ter se me afastar de onde estou e me dirigir a uma serra que fica aqui bem em frente, com uns trezentos e poucos metros de altitude e a menos de um kilometro em linha reta.
Poderei ver ainda, se soltar a imaginação, por onde passaram há mais de três séculos as antigas tropas de animais carregados do ouro das Minas Gerais contrabandeados através do porto da Villa de N. Sa. do Rosário do Porto de Cachoeira, este devia ser o nome!
Uma possibilidade bastante contemplativa de um periodo ainda não perfeitamente explicado de nossa História.
Me dou a esse desfrute, de graça, e convido também a participar a quem se interessar por coisas desse tipo!
Posso, continuando, imaginar os homens e animais depois de longas caminhadas  através de todos os sertões mineiros e bahianos já estando perto do seu destino final, os que conseguiram escapar dos assaltantes e alguns que logo adiante seriam ainda vítimas de ataques de indios e brancos que lhes roubariam os metais e pedras preciosas, evitando dessa maneira que tudo isso fosse entregue à Coroa Portuguesa e daí à Inglaterra. Seriam os nossos ladrões, os bons ladrões que fizeram grandes fortunas e vieram a se expandir como capitalistas, armadores e grandes criadores de gado dos nossos sertões e da cidade do Salvador, ainda como capital e mesmo depois de ter perdido o posto para o Rio de Janeiro.
Quem diria, tudo isso aqui bem perto de mim e eu que me dei ao "trabalho" de assistir a tantos filmes de Farwest como os famosos A Conquista do Oeste, O Ouro de Mackenna, Era uma vez no Oeste e tantos outros mais! E não é à toa que em 1870, os inglêses construram quase em cima do mesmo traçado, a nossa bem conhecida ferrovia Bahia-Minas.
Viram como não temos história? Ou temo-la e não sabemos que existe?
Tanto que resolví até pesquisar mais um pouco e descobrí que por aqui passaram muito do ouro que foi parar na Inglaterra tendo salvado o Império Britânico de uma grande bancarrota. Aqui também estiveram vários Ingleses, Holandeses e muitos Franceses a exemplo do Spix e Von Martius, Richard Burton (não o ator, é claro!) e também pesquisadores austriacos biólogos, que para cá vieram à procura de explicações para a origem da vida em tempos do grande e famoso Charles Darwin.
Quando deitamos o olhar nas terras abaixo até onde a vista pode alcançar estas pertenceram ao grande matador de indios o condecorado capitão Joaquim da Costa Cardoso e mais além nas serras mais altas ao noroeste estava localizada a Villa de N. Sa. de Nazaré de Pedra Branca, cujo Visconde de Pedra Branca, proprietário das terras ao seu entorno era o Pai da condessa de Barral!
Não é uma maravilha, um negócio desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário