O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 29 de setembro de 2012

NORDESTE ESSE MUNDO ABANDONADO TÃO "QUERIDO" POR TODOS!

 REALIDADE PERDIDA NO TEMPO

Como é por demais sabido, o Nordeste vem sendo abandonado através da história e o que hoje vemos é um fenomeno que apesar da trajédia continua a ser usado como trampolim eleitoreiro há mais de cem anos.
Vejam que essa sêca que atualmente assola todo o Nordeste semi-árido, a maior dos últimos anos conhecidos por quem ainda está vivo, não está afetando em nada a realidade economica do Nordeste pelo fato do mesmo hoje estar vivendo das estruturas do Estado montadas nessas regiões a exemplo do funcionalismo público nos três niveis, aposentadorias rurais e programas sociais do governo federal, e como se não bastasse, temos agora e em todas as fases delas os gastos milionários com as campanhas eleitorais nesses lugares de extrema pobreza!
 PECUÁRIA EXTENSIVA
Claro que existem microrregiões em que temos um certo nível de industrialização e até de agricultura irrigada e não irrigada, mas muito pequena em relação ao total da área atingida.
O oeste do Estado da Bahia e a Região de Petrolina em Pernambuco são exemplos disso.
Mas vejam os senhores que, claro, em mais de 90% do Nordeste, principalmente no semi-árido o que prevalece é a atividade pecuária, que além de não empregar muita mão de obra fixa e por isso mesmo representando pouco em perdas sociais nessas ocasiões, de resto temos apenas pequenos bolsões onde se produz renda com a agricultura, tendo somente uma pequenissima parcela possivel de irrigação. E olhem que nossos rios estão perdendo  a sua capacidade!  A transposição do rio S. Francisco é um
sonho de  insanos!                                                     
 AÇOREAMENTO DE RIOS
Existe alguma mágica, algo que não podemos explicar, ou será que alguém está pagando a farra? Mesmo por que recursos privados não entram nesses negócios da politica, e recurso privado quando entra é prá  buscar o público, é dinheiro do povo que alguém está manipulando!
E quem é esse alguém tão bonzinho que está mandando bateladas de dinheiro para essas regiões que aparecem cheias de gestores interessados, a maior parte deles empresários da região e outros que logo enriquecem no primeiro mandato?
Pois é, não sentimos mais aquela velha trajédia de fome e de êxodo para os grandes centros, pois o Estado promoveu uma "mágica": fixou o homem na própria merda onde ele já está, sem necessidade de deslocamento! Foi só isso, mais nada!
 REGIÃO DE PETROLINA
Lá atrás, na época dos meus antepassados, quando não existiam grandes somas de recursos e as coisas tinham que se arrumar por aqui mesmo, e fora os que fugiam para outros locais, os demais eram socorridos pelos coronéis muito poderosos e donos de grandes latifundios que a fundo perdido faziam essa "caridade" e também por que iriam depois necessitar dessa mão de obra.
 OESTE DA BAHIA

Mas isso não existe mais,  e hoje o politico do  sertão trabalha igual ao do litoral, é farinha pouca meu pirão primeiro, ainda mais quando não se sabe a quantidade real do pirão e se realmente não daria até para que fosse feito alguma coisa de concreto em prol dessas regiões.                    
Portanto, como se diz no jargão
do sertão nordestino, "do chão não passa"! O que já está em nada em nada ficará!
Podemos no entanto disso, deduzirmos o que?
Que o Nordeste não precisará mais produzir nada? Poderá ficar como um filho "rico" só gastando o dinheiro do pai? Continuarmos a assistir um crescimento populacional cada vêz maior sem ter uma contrapartida de geração de riquezas próprias?
Sabemos que não é isso, e a vergonha é muito maior!
Como dizia o velho LUA, "a esmola prá um home qué é são ou mata de vergonha ou vicia o cidadão".
O que será pensado a partir de agora, já que só se tem falado mas nunca colocado em prática uma politica de industrialização para o Nordeste, por que sabemos que o mesmo não poderá continuar só recebendo recursos para serem roubados pelos detentores dos cargos públicos e sabemos também da incapacidade da produção agricola na quase totalidade dessas regiões e que a partir de agora vai ficando mais claro e mais real até para certas pessoas que achavam que o Nordeste não tinha produção agricola por que não aplicava em tecnologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário