O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 9 de novembro de 2013

MARCHA EM VARSÓVIA LEMBRA 75 ANOS DA 'NOITE DOS CRISTAIS'

Veja online

Em 9 e 10 de novembro de 1938, série de agressões contra judeus desencadeada por nazistas deixou 90 mortos 

Homenagem pelo 75º aniversário da "Noite dos Cristais" é vista em Berlim, em 9 de novembro de 2013
(Johannes Eisele/AFP)
Mil pessoas marcharam neste sábado pelas ruas de Varsóvia, na Polônia, para relembrar a "Noite dos Cristais", ocasião em que o regime de Hitler organizou uma série de ataques violentos contra judeus na Alemanha, há 75 anos.
Na madrugada de 9 para 10 de novembro de 1938 e durante todo o dia seguinte, lojas e sinagogas foram queimadas, e 30 000 pessoas detidas e posteriormente deportadas. Os atos de violência deixaram 90 mortos.
Os participantes da marcha promovida neste sábado, organizada sob o lema "Juntos contra o nacionalismo", caminharam da Universidade de Varsóvia até a Umschlagplatz, uma praça de onde judeus do gueto de Varsóvia partiam rumo ao campo de concentração de Treblinka.
A marcha ocorreu dois dias antes de outras manifestações convocadas para a festa da independência da Polônia, em 11 de novembro. A presença de milhares de nacionalistas radicais é prevista para a ocasião.
"Queremos mostrar à sociedade os perigos que representam o nazismo e o nacionalismo", declarou o sindicalista Andrzej Radzikowski. "Movimentos nacionalistas estão renascendo na Polônia. Não podemos concordar com isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário