O PANORAMA VISTO DA SERRA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SALVADOR, NA BAHIA GOVERNADA PELO PT, É REPORTAGEM NO NYT... MAS, NEGATIVAMENTE!

Salvador está tomada pela violência, afirma NYT

Quem vai à Salvador hoje vê cenas de "distopia", segundo The New York Times. Para jornal, cidade da "beleza eterna", como dizia Jorge Amado, está dominada pela violência

Ruas do Centro Histórico, no Pelourinho, em Salvador
Pelourinho, em Salvador: região foi revitalizada recentemente, mas, segundo o NY Times, é comun ver adolescentes fumando crack mesmo durante o dia
São Paulo - Uma reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal norte-americano The New York Times mostra a cidade de Salvador em seu lado mais abandonado e degradado. Com o título "Cidade brasileira de 'beleza eterna' e em crescimento acelerado enfrenta seu lado sombrio", em tradução livre, a reportagem fala de como, apesar do crescimento econômico invejável, a capital baiana vive dias de violência alarmante.
"O boom está produzindo um outro resultado: ao invés de celebrar a cidade como seus moradores têm feito há muito tempo - o escritor Jorge Amado a chamou uma vez de lugar descontraído de "beleza eterna" -, muitas pessoas estão cada vez mais revoltadas com sua cidade", escreve o corresponde do jornal no Brasil, Simon Romero.
A matéria afirma que os novos shoppings centers, as mega-igrejas e os super seguros condomínios fechados coexistem com uma onda de crimes violentos que transformou a cidade na "capital brasileira dos assassinatos".
Para provar seu ponto de vista, o New York Times conta a história de ao menos sete casos de homicídios e estupros ocorridos em Salvador.
Também é destacado o trânsito da cidade, chamado de caótico e violento, além do ressentimento de moradores de ver outrora elegantes bairros a beira-mar se transformarem em distritos de alta criminalidade, com prédios abandonados "melhor descritos como ruínas", diz o texto.
Até o turismo foi afetado pela decadência da cidade, na visão do jornal. A publicação fala da região do Pelourinho, onde "é comum ver adolescentes em roupas esfarrapadas fumando crack em plena luz do dia", embora haja uma unidade especial da polícia no local para prevenir os turistas de assaltos e agressões.
Apesar deste lado mais escuro, a matéria cita que a oferta cultural de Salvador continua "sublime", o que, segundo o NYT, "é apropriado para uma cidade que levou alguns dos maiores cantores e compositores do Brasil, como Caetano Veloso, e cineastas para a fama".

Nenhum comentário:

Postar um comentário