O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 27 de outubro de 2012

A HEGEMONIA AMERICANA? É SÓ ISSO?

Aquela célebre frase do presidente John Fitzgerald Kennedy: "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, pergunte-se o que você pode fazer pelo seu País". Isso dito por um presidente democrata?  Já pensaram os senhores? Obama diria isto agora? Seria impensavel, não é mesmo? Hoje essa frase só poderia ser dita por um republicano e mais alguns dias, no ritmo em que estamos vendo essa atual sucessão americana, nem mais por um republicano!
Será o fim da hegemonia americana, encerrada por
eles mesmos e ainda sem que seja deixada como
herança, um substitutivo á altura?
O Mitt Romney ainda se arvorou a dizer algo semelhante ao querer se referir á velha figura do "self made man", mas foi amplamente criticado por toda a midia mundial que hoje é 90% esquerdista!
Pois bem, um democrata naqueles tempos ainda representava também o sonho americano e a cepa de onde ele se desenvolveu e criou essa sociedade tão combatida durante o seculo XX pelas esquerdas em todo o mundo! Criticada, mas nunca superada!
Mas a verdade mesmo é que ninguém até hoje conseguiu provar o contrário, como por exemplo de que o Estado poderá fazer por você aquilo que você mesmo não faz! Não é uma verdade?
A governança está mudando de cara, sim, e através dela também poderá ser desviada toda a trajetória que vinha se mantendo até a alguns anos, pelo menos!
A pergunta que eu faço agora, é onde iremos? Que mundo iremos imaginar poder construir daqui prá frente?
É, por que o exemplo que nos vem da recente crise na Europa nos mostra justamente o contrário de tudo o que sempre apregoou o modelo americano. O que o neoliberalismo e a social democracia levou a acontecer naqueles países, principalmente com uma quebradeira maior nos que mais adotaram regimes socializantes, mais protecionistas pelo Estado deixando de privilegiar a produtividade e gastando mais do que podem, isso todos nós assistimos, ... mas pouca gente diz alguma coisa que realmente se aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário