O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

QUEM SÃO AS ELITES?

E eu aqui folheando coisas antigas, manuscritos, documentos, almanaques e outras coisas, posso ver que tudo que representaram as coisas de um passado aí pelo sec. XIX e inicio do sec. XX, como as profissões, os comerciantes e industriais, os cargos de estado e que eram prolíferos também como agora, muitos, emfim tudo aquilo que chamamos de Elite... pois bem! Todos aqueles nomes não representam mais nada daquilo que foram no passado. Alguns até já desapareceram.
É muito interessante que possamos ver com nossos próprios olhos para que não venhamos a repetir o besteirol que as esquerdas falam a toda hora, como por exemplo a coisa por eles chamada de "elites oligárquicas, escravocratas, feudalistas e que se perpetuam no poder", e outras palavras de ordem e frases de efeito com o fim exclusivo de confundir as cabecinhas mal formadas do nosso Brasil.
Para mim isto nunca foi novidade, mas é sempre bom lembrar e às vezes nós ficamos meio esquecidos dessas coisas por isso é bom que façamos nós mesmos essa pesquisa.
Pois bem, não é raro a gente ver os nomes conhecidos de várias familias que representaram verdadeiros conglomerados economico-financeiros e que hoje seus descendentes são pertencentes à classe média, são profissionais liberais, funcionários públicos e também é muito interessante ver no mesmo tempo um artesão funileiro que na geração seguinte é um grande empresário e que na subsequente transforma-se de novo em um simples funcionário. Procurem por exemplo saber onde anda o descendente deste ou daquele Senhor de Engenho de seculos passados. Pude perfeitamente constatar que um trabalhador rural aqui em nossa região teria sido descendente direto de um senhor de engenho, e que hoje bem poderia estar como um integrante do MST.
Peguem um nome e vão atrás dos seus ancestrais e terão muitas surpresas!
Isso é assim, não tem o que ser inventado! A sociedade tem essa mobilidade própria em função de oportunidades e de competencias.
Agora, fazer como esse pessoal aí dos partidos de esquerda e querer incutir no imaginário do povo essa cultura de que exista por aí uma classe dominante eterna a conspirar contra o resto da população mais pobre, isso já passou de acabar há muito tempo!
Quem eu sei que é feudalista atualmente é o Estado brasileiro comandado pelas esquerdas e a elite atual é claro, são os comandantes da mesma e seus eternos coligados que são os grandes grupos empresariais que eles próprios fazem toda a questão de eternizar! Esses, sim, irão desta forma terem uma vida "eterna" maior, muito maior do que se vivessemos num Estado onde prevalecesse o liberalismo tanto no campo social como na economia de mercado. Um empresário, por mais competente que seja, não conseguirá deixar para o neto sua herança se aquele filho não tiver competencia para tocar seus negócios, e eles fatalmente cairão em mãos de terceiros como vemos isso acontecer a toda hora! Agora, se tiver uma mãozinha do Estado, deixa de existir a livre concorrencia e a competencia fica como sendo um monopólio eterno.
A verdadeira intenção mesmo é fazer cortina de fumaça e tentar esconder o poderio que os cargos públicos nas mãos de governos socialistas representa no Brasil de hoje, principalmente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário