O PANORAMA VISTO DA SERRA

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SOBRE DIREITO E OBRIGAÇÃO DE VOTAR

Sabemos que a democracia tem que funcionar independentemente de eleições, ou de quem quer que seja ou não seja eleito para o cargo. Mas não tem quem me faça acreditar que o voto terá que ser obrigatório, ainda mais que a liberdade do mesmo é quem mais lhe confere direito. Porque aqui no Brasil é apenas um dever, uma obrigação, e não um puro direito que seria o direito de decidir votar ou não.
Agora, vamos à forma prática. Todos sabemos como funciona essa coisa de politicas, de marcketing eleitoreiro, de cabos eleitorais prá cima e prá baixo, dinheiro rolando e etc. - e sabemos também que toda essa máquina conhece perfeitamente tudo o que se "acha" guardado nas seccões e zonas eleitorais de todo o País.
Então, é tudo perfeitamente controlado dentro de certos limites, é claro e com o monitoramento das pesquisas que acompanham todo o processo do inicio ao fim.
Ora, se não tivessemos a obrigação, mas sim o direito, quem saberia em quanto iria dar de numeros para este ou aquele canditado? E mais, que é o mais importante de tudo isso, é que com o exercicio deste direito, despertariamos na hora certa para retirar esse ou aquele candidato que não estivesse cumprindo corretamente com os seus deveres constitucionais. Não seria uma maravilha?
Os candidatos não se sentiriam assim tão à vontade, pois poderiam ter uma surpresa sempre guardada para a hora certa e achada necessária pelos eleitores em fazer-se valer do seu direito de votar! E os eleitos é claro também, procurariam andar mais certo para não sofrerem uma derrota nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário