O PANORAMA VISTO DA SERRA

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

COMO A MUDANÇA NA INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA PÔDE IN FLUENCIAR PRI MEIRO MINHAS CAMINHADAS DO QUE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DO PLANETA

Muito se falou até alguns dias atrás, lá pela RIO + 20 sobre as mudanças climáticas mas parece que o assunto foi esgotado sem que se tirasse conclusão final alguma a respeito disso.
O professor Molion ( Luiz Carlos Molion é meteorologista e professor da UFAL) deu explicações muito convincentes e me pareceram sempre corretas indo de encontro às observações da maioria dos ambientalistas assessorados por uma meia dúzia de cientistas cooptados pelos interesses globais envolvidos com o tal do politicamente correto e um bocado de babozeiras. Depois até as declarações de AL Gore foram ridicularizadas. Eu, na minha meio ignorancia nesses assuntos sempre achei que a imensidão do cosmos dita normas muito maiores do que um simples foguinho aceso aqui e acolá! Mas agora fazem alguns dias e estava eu a observar a posição do sol no horizonte ao se pôr, e eu a me perguntar se ele não estaria mais ao sul do que normalmente se encontra, e claro que é normal essa inclinação, mas não tão rápida e exagerada como agora !
Pensei. Bem, não vou precisar talvez nem ir à imensidão das forças maiores do universo para poder sentir todas essas influencias mas  trabalhando num espectro bem menor, ao redor do próprio sistema solar podemos ter uma resposta para essas alterações climáticas aqui na terra.

 MILANKOVITCH
 Viajei e voltei em menos de 10 dias e pude notar que havia uma alteração muito grande de posição em muito pouco tempo! Pensei, mais uma vêz, não deve ser nada, vão até me chamar de maluco é a inclinação normal que sofre o eixo da terra quando caminha para o verão e eu devo estar impressionado. Mas a verdade é que foi muito rápido essa mudança e o sol está agora numa posição que a pouco mais de quinze dias eu o via de frente ao retornar de minhas caminhadas e agora ele já não me ofusca mais como dantes. Isso lá é verdade e continuei a imaginar se haveria possibilidade de um alargamento da abertura do angulo de inclinação. E há! E há mais coisas que com processos de sincronização e desssincronização podem levar a efeitos positivos, negativos ou neutros. As causas podem tanto se somar reforçando efeitos quanto se anularem!
O astronomo Milutin Milankovitch (1879-1958) estudou esses três fatores principais, que são a precessão que é como a inclinação do eixo da terra está posicionada em relação á sua órbita, as variações do formato desta e as próprias mudanças na inclinação do eixo da terra, que podem variar de 21,1° a 24,5°.
Essas mudanças são lentas, ocorrem a cada 11, 22, 41 ou até 100 mil anos, mas podem ser
responsáveis pelas mudanças climaticas a longo prazo, e alguns desses eventos poderão estar ocorrendo agora!
Mas vejam os senhores, até agora não apareceu ninguém para discutir esses assuntos, acho até que por serem mais embasados em observações concretas e cientificamente corretas não tenham interessado a toda aquela curriola que a meu ver só estão interessados em promover uma atmosfera de terror e culpabilidade no pequeno e insignificante (para o universo, é claro!) ser humano, que ao tomar conhecimento de que, com a sua ação estaria promovendo catástrofes globais, ao mesmo tempo lhe conferia um valor não merecido.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário