O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BALCÃO DO CONGRESSO

A verdade é que o Mensalão é uma coisa que neste Brasil sempre foi intermitente, ele existiu, continua a existir e o que esperamos é que deixe de existir. Façamos tudo o que for possivel para que isso venha a acontecer. Mensalões existem aí pelo Brasil afora, desde pequenas prefeituras do interior, das mais pobres até o que aconteceu vir à tona por uma conjuminação de "incompetencia e falta de habilidade" para negociar os "interesses x valores". Coisa mesmo de bandido!
Pois é isso mesmo, todos nós nos animamos muito mas não fiquem pensando nem que isto é uma coisa nova, nem que acabamos com ela!
Tem muita agua ainda a passar por baixo da ponte.
Raciocinemos como pessoas práticas. O Congresso Nacional é um balcão de negócios principalmente antes de 64 e após a abertura politica, por que no periodo intermediário dos governos militares não tinha muito o que se negociar era isto ou isto aqui mesmo, não tinha discussão.
Mas era um periodo de ditadura que não queremos repetí-la nem que seja de direita nem tampouco de esquerda, em que tenha pesado lá um menor desperdicio de dinheiro público, menos corrupção etc por que é claro, tinhamos menos consciencias a comprar, pois elas já estavam sufocadas.
Agora é diferente, e quem for mais velho saberá dizer melhor como se davam essas coisas antes de 64, que naquela época ainda não representava o volume de recursos atualmente em jogo, pois é só compararmos o PIB de hoje e o daqueles tempos, a sofisticação na arte de apropriação privada do erário e os gastos governamentais de agora.
Mas voltando, é um imenso balcão de negócios em que toda a sociedade tem que ficar muito alerta, pois a todo momento estão chegando projetos de leis, regulamentos para serem encaminhados às duas casas para votação e é aí onde mora todo o perigo!
Enquanto isso ficamos todos ligados num julgamento, que no total das evasões de recursos públicos talvez não represente muita coisa em relação ao total negociado nas tres esferas de governo, mas à importancia que teve pela ousadia dos seus partícipes em golpear a democracia e por isso mesmo está servindo para uma lavagem da alma de uns e da limpeza "moral" de outros, os tais marginais do poder, que assim ficarão mais à vontade para continuarem sua trajetória.
Sim, porque os que agora estão sendo condenados são parte de um partido organizado que não se intimida com qualquer pedrinha no meio do caminho! Talvez nem uma grande montanha tire deles a sanha violenta pelo poder e aceitarão como bons militantes recuarem e colocarem outros para darem continuidade e até já poderão estar providenciando coisas nessas caladas do próprio Mensalão!
Não pensem os senhores que é a tal teoria da conspiração outra vez! É só ficarem espertos por que já vem aí o projeto do Novo Código Penal com coisas de arrepiar até carecas! É assim que as coisas aparecem.
A CPMI do Cachoeira, é onde ficará eternamente perdido o elo com o superfaturamento das obras da COPA, pois já está indo pras cucuias, e ninguém sabe agora onde vai parar a Comissão de Ética da Presidencia da República com a renuncia do ministro Sepulveda Pertence inconformado com o afastamento de dois juizes da melhor qualidade.
Veio o Novo Código Florestal, houveram vetos da Presidente, e vai chegando mercadoria no balcão para se iniciar outros tomas lá dá cá. Como os senhores acham que isso se faz?
Não está claro que isso é a arte de ameaçar sem contudo deixar fechada a questão para poder se abrir em negócios? Não é isso?
Pois se alguém lá, coloca um artigo de uma lei beneficiando correligionários do governo, por outro lado aparecem projetos de outras bancadas com matérias conflitantes com outros interesses que também passarão para votação.
Como os votos não têm dono, são dos próprios parlamentares que os compraram dos eleitores ou os enganaram como sempre, estão lá as mercadorias para serem negociadas ao sabor dos seus interesses particulares. Se não houver nenhuma oposição, não tem mensalão, sai de graça. Se tiver, troca-se e aprova-se o que for do interesse do dono do caixa, ou é trocado pela aprovação ou recúo em algum assunto de interesse das outras bancadas, ou de empresas por eles representadas. A nós como povo só resta rezar para que não seja numa dessas negociações em que se leva a pensar somente em interesses economicos de grupos empresariais, em que se venham aprovar coisas que batam de frente com o bom funcionamento da democracia, tais como restrições aos direitos fundamentais do cidadão, liberdade de imprensa e outras excrescencias que o governo está a toda hora a ameaçar, pelo menos. Seria como um "representante do povo" votar contra interesses do próprio eleitor que lá o colocou!
É numa troca dessas que a gente dança, dançamos os que estão mais vulneráveis, a classe média, os homens de bem, por que prá bandido qualquer constituição serve, ele não obedece a nenhuma, quanto mais quando estamos à mercê de bandidos que têm armas poderosas para eles mesmos modificarem uma Constituição e passarem a atuar no crime, "honestamente"! É a ditadura consentida e o velho Fascismo que acredito, ninguém mais aqui os queira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário