O PANORAMA VISTO DA SERRA

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A INDEPENDENCIA DOS PODERES E O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

-no entanto é preciso cantar
-mais que nunca é preciso cantar
-é preciso cantar
-e alegrar a cidade!
Lembro aqui um trecho da marcha da quarta feira de cinzas de Vinicius e Carlos Lira, lembrar dos intelectuais de tantas lembranças passadas e a lembrança tão atual do Ministro Joaquim Barbosa, que representa no presente o que muitos já se esqueceram do passado!
Não está nas mãos da STF um simples julgamento de corruptos do chamado Mensalão mas o julgamento de homens reunidos em uma quadrilha tendo como objetivo ferir a Constituição no seu mais sagrado principio!
Mas como na canção, acabou um carnaval mas outros virão...
Precisamos mais do que nunca continuarmos colocando confiança nas figuras do Judiciário e do Ministério Publico, nem tanto como instituição dentro do corporativismo atual, mas como instituição formada pelas personalidades individuais de figuras do Poder Judiciário que na sua maioria, acredito eu não compactua com certos defeitos e desvios de uma democracia e que estejam como estiveram sempre dispostos a lutar pela instituição como pilar talvez o mais importante das Constituições Democráticas.
Um julgamento passará, mas outros virão...
É porque, não se iludam os senhores, mas individualmente estamos acostumados a ver muitas atitudes de juizes que estão sempre dispostos  a cumprir com os preceitos do dever e da Constituição do País, mesmo que isto venha a "prejudicar", se é que podemos dizer assim com este ou aquele que se investe de poder para imprimir força contrária!
É nesses momentos que figuras como a do Ministro Joaquim Barbosa e na figura do mesmo faço valer a todos os demais que pelo Brasil afora estão a todo momento tendo sob o seu jugo clamores de justiça e que têm que ter e saberem-se apoiados pela sociedade organizada, o que raramente temos notado.
Em 25/08/2012 publiquei  AS CONSTITUIÇÕES E A SEPARAÇÃO DOS PODERES em que transcrevo um artigo de Jeffrey Nyquist sobre um pronunciamento do magistrado da Suprema Côrte dos EE.UU., Antonin Scalia que deve sempre ser lido e relido para que nunca venhamos a nos perder nesse emaranhado complexo entre as interferências entre os poderes.
No mais das vezes, por não nos aprofundarmos nessas questões acabamos nos inebriando quando não nos apercebemos do enorme perigo que é a aproximação na mesma pessoa o poder economico e o poder politico. Só ao judiciário é possivel essa apartação. É por isso de uma importância muito maior o Judiciário do que de qualquer dos demais poderes da República, neste momento! 
j.a.mellow 

Nenhum comentário:

Postar um comentário