O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MANTENHAMOS A DEMOCRACIA! NÃO A FUNDEMOS DE NOVO!

O que a gente sente é perigo a todo momento, não pára de aparecer idas e vindas e temos que torcer prá que o saldo a favor da democracia seja positivo, senão... o que adiantou todo esse esforço de uma parcela da sociedade que  acalenta desejos de que assim caminhemos em direção ao estabelecimento e à cristalização do processo  democrático em nosso País?
Pois bem, a maior parte dos réus do Mensalão foi condenada, graças à uma pressão popular provocada pela participação da sociedade através das redes sociais, sim,  por que a grande mídia, essa anda acuada com medo de perder vantagens pelas ameaças já sofridas do governo e seus penduricalhos partideiros.
Continuando nosso raciocinio, recebo aqui a noticia de que o STF acaba de não aceitar uma denuncia contra o ex-governador Garotinho alegando falta de provas. Não sei, não posso afirmar por desconhecer o teor do processo, mas é um tanto sintomático pois o mesmo teria aí uma artilharia contra o outro Carioca,   filho do tal carioca velho do pasquim, que na ditadura militar fez parte da esquerda festiva ( aquela que gosta da vida boa, da cachaça e de ser contra tudo, principalmente o que ele não sabe fazer), e muito ligado aos artistas, que é.
Por que isso? Não é um tanto estranho? Muito coincidentemente também acaba de ser prorrogada a CPMI do Cachoeira. Mas logo o Cachoeira que amava a Delta que amava Sergio que não ama Garotinho?
E aí, vamo lá, que vai aparecer mais coisa! Ou não vai, pois parece que vai congelar é tudo agora e se dar como satisfeito e resolvido com o tento conseguido com o tal julgamento. Como sempre!
Louvo o comportamento da maioria dos nossos Ministros, mas infelizmente não podemos ficar só nisso, a democracia é filha pródiga da nossa eterna vigilancia!  Afinal de contas, mesmo que saibamos que o Mensalão (agora com letra maiúscula) não foi um simples esquema de corrupção mas um golpe contra a independencia dos poderes, em que mais do que a simples condenação e cumprimento das penas deveriam  também serem anulados todos os votos dados pelos membros do Legislativo e dos partidos que receberam propinas para votarem assuntos do governo.
Tudo  isso, ainda que o principal responsável e interessado pelos frutos do apoio do Legislativo tenha sido poupado - será que precisou-se ver as fotos de Hitler abrindo torneiras de gás em campos de concentração nazista para que saibamos que ele foi o grande assassino? "Com certeza ele não via nada, não sabia de nada"!
Então a coisa não é tão simples como muita gente por aí anda pensando, inclusive com campanhas fora de qualquer propósito enaltecendo a figura do Ministro Joaquim Barbosa, que me parece ter todas as qualidades para exercer o cargo, e que até o lançaram como candidato á presidencia da República, que, caso isto fosse possivel, perderiamos um importante representante no Judiciário para colocar uma figura que, bastando o funcionamento perfeito das instituições democráticas poderá muito bem ser resolvido apenas nos abstendo de idolatrias, que a história recente tem nos mostrado seus imensos malefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário