O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 19 de maio de 2013

IMAGENS EM MOVIMENTO: 'DA CAVERNA DE PLATÃO AO GRAND CAFÉ, EM PARIS'

Do Blog do Augusto Nunes
 Feira Livre

SYLVIO ROCHA
O ser humano sempre desejou contar histórias. Quanto mais longe vamos à procura do surgimento do cinema, mais nos impressionamos com a vontade ancestral do homem de expandir sua percepção utilizando imagens em movimento.
No livro Pré-cinemas & pós-cinemas, o professor Arlindo Machado traça uma fascinante trajetória dessa busca que antecede o nascimento oficial da sétima arte, em 1865, no Grand Café de Paris. O mito da caverna, celebrizado por Platão, descreveu pela primeira vez o que seria a sala de cinema. Na alegoria do filósofo grego, a parede cumpre o papel da tela, a labareda substitui o projetor e as esculturas, criadas por artesãos ilusionistas, são o que é hoje a película (o suporte do filme). A obra de Arlindo Machado é leitura essencial para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história das imagens.
Uma vez por semana, aqui na Feira Livre, serão compartilhadas experiências audiovisuais de curta duração disponíveis na internet. Serão expostos e comentados filmes, clipes, documentários e outros conjuntos de imagens em movimento que fazem bem aos sentidos e, sobretudo, à alma.
O filme selecionado para inaugurar a seção é uma animação incluída num documentário de longa metragem sobre fantasmas. O espectador é estimulado a contemplar o desconhecido sem preconceitos. As coisas não são o que parecem ser, sugere o produtor do filme. A animação acabou criando vida própria, participou de mais de 90 festivais e angariou vários prêmios. Com mais de 4 mil fotografias iluminadas por velas e muito tempo para animar a massa de modelar, Michael Ramsey, o diretor, e John Grigsby, o artista plástico, consumaram a façanha admirável: filmaram a alegoria da caverna de Platão à sua maneira .
 http://www.youtube.com/watch?v=RtuhNm6z10E&feature=player_embedded


Nenhum comentário:

Postar um comentário