O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PF PRENDE SOBRINHO DO GOVERNADOR DO AC E SECRETÁRIO ESTADUAL DE OBRAS

A petralhada é tão incompetente que se atrapalha sozinha mesmo, não precisa de ninguém prá empurrá-la para o lugar onde merecem  ir e eu só pderia acreditar, a não ser por isso ao interesse de provar a atuação da PF e tentar obter razões para aprovação da famigerada PEC da exclusividade 37, por que a partir daí ficará tudo na mãos das raposas velhas.

 
Publicidade
FERNANDO MELLO
DE BRASÍLIA
Atualizado às 11h51.
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (10) o secretário de Obras do governo do Acre, Wolvenar Camargo, e outros servidores públicos, entre eles um sobrinho do governador Tião Viana (PT), Tiago Paiva, diretor de Análise Clínica da Secretaria Estadual de Saúde.
Batizada de operação G-7, a investigação apontou fraudes em licitação. Segundo a PF, foram desviados R$ 4 milhões de contratos que somam R$ 40 milhões.
O governador do Acre, Tião Viana, divulgou nota em que afirma apoiar a ação policial. Disse ainda que sempre expressou "tolerância zero contra qualquer prática de corrupção".
Na mesma nota, o governador afirma que "enquanto não houver um juízo condenatório, quer seja na esfera judicial, quer seja na esfera administrativa, é justo fazer, com absoluta consciência, a defesa à integridade moral de secretários e técnicos de governo supostamente envolvidos em fatos tornados públicos."
Também foram expedidos mandados de prisão contra o ex-secretário de Habitação e ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, do diretor do Depasa (Departamento de Pavimentação e Saneamento e Abastecimento), do secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana de Rio Branco. Segundo a PF, no total foram expedidos 34 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos em Rio Branco e Tarauacá (AC).
Durante as investigações, os policiais identificaram um processo licitatório destinado à contratação de uma clínica de exames médicos para desviar fraudulentamente recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), do Governo Federal.
De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas em 2011 e apontaram suposto grupo de sete empresas da construção civil, que atuavam em conjunto para fraudar licitações de obras públicas no Estado.
Para a fraude, as empresas simulavam concorrer entre si, garantindo, assim, que uma delas sempre vencesse a licitação. Os concorrentes que não integrassem a organização eram eliminados ainda na fase da habilitação técnica, que é a primeira fase da licitação, em que a administração pública exige da empresa comprovação de sua aptidão técnica para realizar o serviço, informou a PF.
Os envolvidos devem responder pelos crimes de formação de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude à licitação, e desvio de recursos públicos, segundo a PF.
Procurados pela Folha, os advogados dos envolvidos no caso não foram localizados até a publicação dessa reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário