O PANORAMA VISTO DA SERRA

terça-feira, 14 de maio de 2013

A MAIOR DAS CORRUPÇÕES

Esse costume de corromper a história é bem antigo no Brasil e faz surgir coisas como a de colocar culpa em certos eventos passados que certamente não foram bem daquele jeito, pelo nosso atraso atual e desacerto em vários setores e que nem mesmo assim serve de exemplo para deixarmos ou não deixarmos de fazer algo na pauta atual. Corrompemos com isso a consciencia de um povo!

Agora mesmo pude ver uma entrevista da historiadora Keila Grinberg a Miriam Leitão em que ela diz que ao examinar 400 processos entre escravos e seus amos, estes eram majoritariamente favoráveis aos escravos quando julgados numa instancia superior. Isso mostra que no Brasil muito antes do Estado tomar providencias a sociedade já estava alforriando e sentindo a importancia da liberdade do homem.

E por aí vai, também quando nos referimos a que o Brasil teria sido o último a libertar os escravos e é por "aquilo"...que "isto até hoje acontece"...! 
Esquecendo-se que os EUA impuseram aos negros em discriminação uma pena muito maior que se prolongou por mais de um século mesmo tendo primeiro promovido a libertação dos escravos, enquanto nós aqui no Brasil criamos a figura do mulato que ainda no Império se notabilizava em todos os ramos da atividade humana, inclusive na política!.

Ouvimos dizer que os senhores de engenho eram uma burguesia assim e assado...escravocrata, retrógrada e com seus grandes latifundios eles impunham o seu poder além fronteiras, que basta para desmentir isso uma visita aos locais onde desenvolviam-se os antigos canaviais para vermos a proximidade entre as suas sedes que de uma podia-se avistar a outra. O poder além fronteiras era simplesmente uma grande riqueza gerada por essa atividade economica, apenas por uma simples questão de mercado, coisa que sempre provocou urticárias nos brazucas de todos os tempos. Muitos e muitos, e não são poucos os que descendem de famílias de antigos senhores de engenho e hoje são pertencentes à classe média e até pobres, atuando nas mais diversas atividades aqui neste País.

Não cansamos de nos referir à opressão imensa que os pobres sofreram aqui neste País, quando a maior opressão aos pobres foi a promovida pelo Estado e que até hoje perdura. Êste sim nunca esteve presente onde devia estar e quando entrava era só prá atrapalhar, com suas políticas desencontradas e fora de tempo, às vêzes se adiantando demais e outras deixando no atrazo, prejudicando o desenvolvimento economico e social como vemos acontecer debaixo dos nossos narizes todos os dias, tendo como exemplo apenas para que não passe em branco a votação que irá se realizar hoje da medida para modernização na gestão dos Portos que é extremamente importante para o País. 

Veremos mais quantas? E depois, em quem colocaremos  a culpa?
                                                                                                                                j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário