O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 30 de junho de 2013

MANIFESTANTES INVADEM PRÉDIO DA CBF NA BARRA DA TIJUCA

de Veja Online
Grupo que se identifica como Frente Nacional dos Torcedores ocupou construção em reforma para exigir a  saída do presidente José Maria Marin

Rio de Janeiro

Pâmela Oliveira e Cecília Ritto, do Rio de Janeiro
Protesto na sede da CBF, no Rio de Janeiro
Protesto na sede da CBF, no Rio de Janeiro - Pâmela Oliveira
Com a concentração de policiais, seguranças e agentes de outras forças ao redor do Maracanã, um grupo de manifestantes invadiu, às 10h20 deste domingo, um prédio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca. A construção passa por uma obra e está com acessos bloqueados por tapumes. Cerca de 40 manifestantes estão no local, alguns com camisas de futebol, outros com faixas de protesto. O principal alvo é o presidente da entidade, José Maria Marin. Há também faixas de protesto contra a Fifa.
A maior parte dos manifestantes é ligada ao grupo que se declara a Frente Nacional dos Torcedores. Há também representantes de sindicatos de servidores da saúde pública. Como não há letreiros e identificação da CBF, o primeiro grupo a entrar invadiu o prédio errado, ao lado da unidade da CBF. O grupo conseguiu acesso a partir de um muro baixo, na lateral da construção.
Policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeiraites) chegaram às 10h40 ao local. Pouco depois, às 11h, o grupo decidiu sair do prédio, alertado por um dos policiais sobre o risco de detenção por estarem invadindo uma propriedade privada. O protesto passou a ser, então, na rua em frente à CBF.
 

Um dos manifestantes afirmou ao site de VEJA que há integrantes de Porto Alegre, São Paulo e Rio, com representantes de todas as principais torcidas. Alguns dos jovens que entraram no prédio têm o rosto encoberto por faixas e camisas. O grupo informou que seguirá para o protesto programado para as 15h, na Tijuca, na região do Maracanã.
Maracanã - Começou tímida, por volta das 10h, a concentração para o primeiro protesto programado para a região do Maracanã. Algumas centenas de pessoasse reuniram na Praça Saens Peña, na Tijuca, para passar pelo estádio e fazer a leitura de uma carte em frente a um dos acessos. No sábado, foram feitos contatos entre manfestantes e a Polícia Militar para tentar garantir que o protesto seja pacífico.
Na Tijuca, a maior parte das faixas e cartazes é contra a prefeitura do Rio. Alguns usam camisas com a inscrição "nada deve parecer impossível de mudar", uma referência à campanha do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) para a prefeitura, em 2012. Bombeiros e representantes de moradores de locais onde houve remoções para construção de linhas de BRT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário