O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 22 de setembro de 2013

MAIS UMA DA MEMÓRIA HISTÓRICA ESQUECIDA

Acho que não me recordava mais, ou até por não conhecer realmente o local. Apenas sei que a Bahia, e nesse tempo era mesmo Bahia, se desenvolvia mais por aquelas paragens e que foi depois totalmente abandonada e atualmente sem memória de quase todas as gerações que ainda vivem, como tudo aliás nessa terra brasilis. É lamentável, pois apenas posso imaginar por esses achados quase arqueológicos, que haviam muito mais coisas que foram já irremediavelmente perdidas. Não temos história, é isso.

Trabalho produzido por, Joseane Rosa, Daniele Christina e Renê Salomão, estudantes de Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Bairro singular, Escada tem aspectos de vilarejo na cidade grande
escada_0122 
Um dos bairros mais antigos do subúrbio ferroviário de Salvador, Escada esconde em seus largos e becos, ruas e ruelas, riquezas naturais e arquitetônicas ainda desconhecidas pelos moradores e visitantes da região.
Há quase 500 anos, abrigou o padre José de Anchieta, na capela de Nossa Senhora de Escada, que encontrou no lugar um refúgio paradisíaco perfeito. Por ser banhado pelas águas tranqüilas da Bahia de Todos os Santos, o bairro não é só praia. É também um importante roteiro cultural, com duas bibliotecas: Paulo Freire e Abdias Nascimento. Esta última considerada a primeira biblioteca comunitária de Salvador voltada para o público afro-descendente.
escada_0183

                               Fachada de casa construída no início do século  XX
 O bairro preserva em sua arquitetura um pouco da história colonial da cidade de Salvador. A capela construída em 1536 pelos portugueses, tombada e restaurada recentemente pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Humano Nacional – IPHAN–, é o principal cartão-postal de Escada. Na Rua da Estação está localizada uma casa do início do século passado, na qual, a fachada aparece em cena do filme Boca de Ouro.                                                                    
                                                                                                              
  Além de toda história, Escada foi contemplada pela natureza. Entre os cantos dos passarinhos e o assobiar do vento sobre as árvores, o lugar preserva uma pequena faixa de Mata Atlântica, devastada ao longo desses anos. Segundo relato de moradores na mata ainda pode ser encontrada espécie como pau-brasil. O bairro de Escada é um roteiro turístico alternativo que vale a pena conhecer, e descobri-lo em cada canto .


 Vista da pequena faixa de Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário