O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 8 de setembro de 2013

O TAL E QUAL PÓS-MODERNISMO OU O FIM DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

Vejo esta fase proposta para a humanidade com muita preocupação. A cada passo dado, a cada notícia que me chega, a todo o nível de informações que hoje nos chegam às "quantas"! Tudo me preocupa e me faz pensar que estamos trilhando um caminho sem volta. Não conhecemos, nem a direção nem o objetivo que nos levará adiante, pelo menos no que tange à nossa civilização Ocidental.

O fato primordial é que as insatisfações mundiais chegaram a um ponto, e também a sensação de saciedade em relação ao domínio do homem em seu planeta, que não deixam espaço para o surgimento de novas expectativas e nos leve a acreditar que venha aparecer uma nova utopia, como aconteceu no passado com o modernismo, a nossa era moderna, em que o homem descobrira na tecnologia e na dicotomia entre capitalismo e socialismo a razão para impor uma discussão até certo ponto possível.

Mas tudo isso acabou vindo abaixo, estamos numa fase em que faliram todas as ideologias, pois elas não caminham sobre utopias "possíveis" de serem sequer imaginadas como uma solução para a humanidade, não fazem mais a felicidade do homem. Não, e que apareça alguém que pelo menos por frações de segundos me faça imaginar o contrário, que me faça acreditar que possa haver sim, uma saída, pela qual iremos poder seguir numa determinada direção e então chegarmos a um resultado tal, alguma coisa palpável! É claro que se estamos falando de utopias, elas por si só designam algo que possa ou não ser concretizada, mas que pelo menos nos faça pensar na sua possibilidade, e que sirva como força indutora para os povos. Não há!

Posso apenas vislumbrar nesse nosso mundo de agora uma horda de inocentes e de idiotas úteis a carregarem em nome de diversas bandeiras, que irão desaguar fatalmente num mesmo estuário. Alguns talvez tenham uma consciência limitada a seus próprios e mesquinhos anseios, daquilo e para o que estariam fazendo algo; outros, nem isso!

Mas todos, cada qual por seu lado, imbuídos por pensamentos (e não são difusos, mas em blocos) que, quer queiram quer não irão desaguar, isso sim, na ideia de um mundo governado por uma entidade central, baseado naquela falsa ideia de que todas as tribos hoje existentes poderiam "sofrer" dos mesmos ideais e por iguais aspirações e para isso estariam todos trabalhando no sentido de mais próximos ficarmos culturalmente uns dos outros - a famigerada globalização.

Uma civilização Oriental! Sim, poderá ser uma saída, pois existem nações sobre a face da terra em que nada disto pode ser ainda sentido, que são as várias nações da África e algumas que fazem parte do mundo Islâmico! Quem sabe daí poderá surgir essa nova civilização, um bloco de países que nada puderam sentir da história moderna, uns por pura ignorância e outros por opção religiosa, que leve-os a negar um futuro que estará todo ainda por vir.

Claro, o processo está ainda na fase cultural! Agora apenas identificamos pontualmente aqui, ali e acolá alguma referencia a isso. Mas está a caminhar, não está parado, e pior, não está sendo percebido pela maioria das pessoas, que, quando vierem a sentir já não haverá mais possibilidade de retorno.

j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário