O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 7 de julho de 2013

AVIÃO SOLAR IMPULSE FINALIZA VIAGEM PELOS EUA

De Veja Online Energia solar

Objetivo da viagem é demonstrar e promover o uso de tecnologias limpas
 


 O avião totalmente movido a energia solar aterrissou em Nova York na noite de sábado, completando a etapa final de uma jornada através dos Estados Unidos, que começou há mais de dois meses
O avião totalmente movido a energia solar aterrissou em Nova York na noite de sábado, completando a etapa final de uma jornada através dos Estados Unidos, que começou há mais de dois meses (Eric Thayer/Reuters)

O avião Solar Impulse, uma aeronave experimental movida a energia solar, aterrissou na noite de sábado em Nova York, colocando fim a uma longa viagem que começou em maio passado e que o levou a cruzar os Estados Unidos de costa a costa. A aeronave pousou no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, às 23h11 locais (00h11 no horário de Brasília), antes de seu horário previsto, depois que foi detectada uma rachadura de 2,5 metros na tela que cobre a parte baixa de sua asa esquerda.
O piloto suíço Andre Borschberg se encontrou no aeroporto com seu compatriota Bertrand Piccard. Os dois pilotos revezaram-se durante a viagem por todo o território americano, de oeste a leste. O avião impulsionado por energia solar decolou pouco antes do amanhecer de sábado do aeroporto internacional Dulles de Washington para realizar sua última etapa.
"Estou muito feliz por estar aqui", disse Borschberg aos jornalistas após o pouso. "Cada momento é uma descoberta, uma exploração. Não se trata apenas de tecnologia, mas sobre o que isto representa", disse.
A viagem de costa a costa realizada pelo avião solar começou no dia 3 de maio perto de San Francisco (Califórnia). A aeronave continuou seu périplo aterrissando em dias posteriores em Phoenix (Arizona), Dallas/Fort Worth (Texas), St. Louis (Missouri), Cincinnati (Ohio), na capital, Washington, e finalmente em Nova York.
Energia limpa — O Impulse é um avião de fibra de carbono, de 1.600 quilos de peso e de uma envergadura de 63,4 metros, equivalente à de um Boeing 747. A aeronave funciona com 12.000 células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para recarregar sua bateria de lítio de 400 quilos, necessária para alimentar quatro motores elétricos com hélice de 10 cavalos de força cada um, tanto de dia quanto de noite.
O objetivo da viagem é a promoção de tecnologias que utilizam energias renováveis. "Nosso objetivo não é apenas cruzar os Estados Unidos, este projeto deve ser útil para a sociedade, para mostrar às pessoas como o mundo pode ser eficaz com a utilização de tecnologias limpas", disse Piccard.
Em cada escala, o avião ficou em exibição entre uma semana e dez dias, para que os interessados pudessem vê-lo e falar com os pilotos.
Os dois pilotos planejam agora uma volta ao mundo, em 2015, com uma versão melhorada da aeronave.
(Com Agência France Presse)

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