O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 28 de julho de 2013

IMAGENS EM MOVIMENTO: OS BLOCKBUSTERS DA INTERNET

Do Augusto Nunes no Feira Livre
SYLVIO ROCHA
Um dia todos terão direito a 15 minutos de fama, disse Andy Warhol na década de 1960. Hoje, para alcançá-la, as pessoas estão à procura de views. Com o YouTube, criado em 2005, é possível deixar de ser anônimo em menos de uma hora. Basta que seus vídeos se transformem no que é conhecido na internet como um viral – espécie de vírus, que se espalha pelas redes sociais sendo compartilhado por milhares de espectadores.

No Brasil, um dos primeiros filmes a conquistar essa fama foi Tapa na Pantera, que mostra a atriz Maria Alice Vergueiro divagando sobre as benesses da maconha.
A propaganda na internet sempre teve o viral como  objetivo, mas foi neste ano que um grupo brasileiros criou algo que entraria para a história como o vídeo publicitário mais bem sucedido de todos os tempos – publicado em abril no YouTube, já passou de 164 milhões de views. O filme foi premiado em Cannes em junho deste ano, trazendo para o país o prêmio mais importante do festival, o Grand Prix (a propaganda brasileira, aliás, superou seu próprio recorde de troféus ao conquistar 114 estatuetas).
O filme Retratos da Beleza Real, da Dove, foi uma aposta no escuro. A empresa acreditou na ideia apresentada pela agência Ogilvy Brasil e encampou uma campanha publicitária sem roteiro pré-definido. Era impossível ter qualquer certeza sobre o resultado final – algo decididamente incomum não só na publicidade como em todas as áreas do áudiovisual.
O filme é perfeito na realização e no domínio da técnica. Porém, o sucesso pode ser atribuído a outras qualidades. Muito mais que a propaganda de uma marca ou de um produto, assistimos auma história, um minidocumentário especialmente criativo sobre como as mulheres se veem (essa nova tendência da propaganda é chamada storytelling). A marca da Dove só aparece no fim, quase como se fosse a identificação de um patrocinador.
Se você nunca viu, não deixe de ver. Caso já tenha assistido, desfrute do prazer da reprise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário