O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 21 de julho de 2013

'O BEBUM DE ROSEMARY' VENCE A ELEIÇÃO QUE ESCOLHEU O TÍTULO DO LIVRO DE LULA E CAUSOU A ONDA DE CHILIQUES NA ESGOTOFESRA

Augustoi Nunes no Direto ao Ponto

Tanto sacerdotes quanto devotos da seita que tem em Lula seu único deus sucumbiram a sucessivos e violentos ataques de nervos. Contagiados pela epidemia de chiliques, milicianos em serviço na internet tentaram articular outra feroz ofensiva contra os autores da afronta intolerável. Isso não pode ficar assim, decidiram os comandantes da tropa aquartelada na esgotosfera.
O que não podia ficar assim era a eleição, que mobilizou milhares de leitores da coluna, para a escolha do título do livro que Lula deveria escrever para, em seguida, candidatar-se a uma vaga na Academia Brasileira de Letras. (Como a ABL premiou com uma cadeira o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que está para o Super-Macunaíma como a kriptonita verde para o Super-Homem, o doutor honoris causa quer ser imortal também).
Indignados com as pérolas de humor e sarcasmo produzidas pelos leitores-eleitores, blogueiros chapa-branca publicaram quilômetros de linhas empilhadas por cretinos fundamentais que alternam insultos em letras maiúsculas com dolorosas gargalhadas eletrônicas. E promoveram a manifesto o besteirol produzido por um ex-jornalista que, corajosamente, coleciona declarações de guerra ao resto do mundo entrincheirado num hospício longe do Brasil.
(Ele age assim para prosperar subempregado — e para abrandar a angústia do anonimato irreversível guardando posts que citam seu nome em blogs milionários em acessos mensais. Aqui esse truque não funciona. Quem perde a vergonha perde também a identidade. Na multidão dos desprezíveis, todos têm o mesmo rosto e nenhum tem nome. Ponto e parágrafo).
Depois de trocar a camisa de força pela farda de general da banda, o maluco internacional decidiu que a eleição que zomba da Era da Mediocridade, vista de perto, configurava um intolerável atentado à honra, à privacidade e à imagem de um estadista sem mácula. Enquanto algum enfermeiro providenciava o sossega-leão, teve tempo de escrever que é por essas e outras que a internet precisa urgentemente de censura.
E jornalista independente precisa de cadeia, foi em frente o redator de manicômio. Até que a institucionalização do controle social da mídia proteja os superiores interesses da pátria (e garanta os baixos interesses dos pelegos digitais), o Código Penal está aí para isso. O que Lula espera para acionar judicialmente os responsáveis pelo crime?, instigou o porta-voz da esgotosfera.
Ótima ideia: tomara que venha o processo. Para quem preza a verdade, tal perspectiva é tão agradável quanto a contemplação da Costa Amalfitana num crepúsculo de outono. Entre outros motivos porque, estacionado num tribunal, o palanque ambulante não poderá escapar de interpelações das quais anda fugindo como o diabo da cruz.
Por exemplo: o que tem a dizer sobre o escândalo que protagonizou em companhia de Rose Noronha? A pergunta será feita tão logo o advogado do ex-presidente mencione a eleição que chegou a seu desfecho neste domingo. Apurados os votos, três sugestões dividiram a terceira colocação: O VENDEDOR DE ILUSÕES; PT RICO, PAÍS POBRE; TRAIR E ROUBAR É SÓ COMEÇAR.
O segundo lugar ficou com 50 TONÉIS DE PINGA. E o vencedor foi O BEBUM DE ROSEMARY. Eis aí um título capaz de transformar em campeão de vendas até um livro com todas as páginas em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário