O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SURPREENDIDO PELOS PROTESTOS, LULA CONVOCA JOVENS PARA IR ÀS RUAS

  • Em recente encontro com líderes de movimentos sociais, ex-presidente adotou discurso de líder de massa
Atualizado: 
 ‘Só espero que se descubra quem fez isso porque brincar com as pessoas mais pobres deste país é uma ofensa’, disse Lula Foto: Gustavo Miranda / Arquivo O Globo
“Só espero que se descubra quem fez isso porque brincar com as pessoas mais pobres deste país é uma ofensa”, disse Lula (Gustavo Miranda / Arquivo O Globo)
SÃO PAULO — Surpreendido pelas manifestações que tomaram conta do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula tem reunido os movimentos sociais mais próximos do PT para tratar dos protestos. O tom de Lula impressionou os jovens de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União da Juventude Socialista (UJS), o Levante Popular da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Em vez de pedir conciliação para acalmar a crise no governo, Lula disse que o momento é de “ir para a rua”. Convidados pelo ex-presidente, cerca de quinze lideranças participaram do encontro anteontem, na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Estopim para a onda de protestos, o Movimento Passe Livre (MPL) não foi convidado.
— Ele chamou os movimentos de que tem mais proximidade, queria ouvir, saber a impressão. Colocou que é hora de trabalhador e juventude irem para a rua para aprofundar as mudanças. Enfrentar (politicamente) a direita e empurrar o governo para a esquerda. Ele agiu muito mais como um líder de massa do que como governo. Não usou essas palavras, mas disse algo com “se a direita quer luta de massas, vamos fazer lutas de massas”— disse um líder de um dos movimentos sociais.
— O (ex-)presidente queria entender essa onda de protestos e avaliou muito positivamente o que está acontecendo nas ruas.
Da reunião participaram jovens do movimento sindical, negro e de direitos dos homossexuais. Não foram convidados o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTS) e do MPL, esses recebidos pela presidente Dilma Rousseff.
Lula tem passado os dias reunido com assessores em seu instituto, de onde faz telefonemas a governadores e líderes do partido.
Lula é um estrategista político perigosíssimo. Ele não se importa nem um pouco em jogar na fogueira o governo que ele mesmo criou, nem de estimular conflitos que podem produzir mortes, desde que seja para se manter no poder.
O povo está protestando contra o governo que ele inventou, composto pelo PT e seus duzentos e cinqüenta partidos aliados, todos eles corruptos, tanto quanto a porcaria da “oposição” que não serve para nada. Isso é tão claro na cabeça do povo que em todo o país, sem nenhuma coordenação política, o povo não está aceitando a participação de nenhuma bandeira partidária nos protestos. Nenhuma. E já houve conflitos por causa disso.
Aí vem o Lula e resolve jogar seus peões estúpidos na fogueira, incitando-os a portar bandeiras partidárias e ir para as ruas, sabendo que estes idiotas são bem capazes de provocar as massas já enfurecidas e causar uma desgraça com muitos feridos e talvez alguns mortos – exatamente o que o PT precisa para se posicionar tanto como “vítima dos fascistas” (enquanto partido) quanto como “autoridade necessária para conter a violência” (enquanto governo).
A esquerda só prospera no meio do caos e da violência. Se o povo está expulsando os vândalos das manifestações, demonstrando que quer protestos pacíficos, esse é o pior cenário possível para a esquerda. Nada como ter um ótimo estrategista político para manipular os idiotas úteis e lançá-los na fogueira para apagar o fogo com pólvora, não é? 
Arthur Golgo Lucas – www.arthur.bio.br – 28/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário