O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MAIS UM NOVO "FERRO VELHO"


Vigas de aço de uma liga com alto poder de vida útil, é o aço "corten" produzido pela antiga FEM da CSN, com a adição do vanádio e que em outros casos é também usado o nióbio (aço niocor), o que foi utilizado na estrutura da Casa do Comércio em Salvador/Bahia, ambos metais de transição da tabela periódica sendo o segundo aquele nosso velho conhecido metal, que o Brasil possui uma das maiores reservas do planeta!
É ele mesmo. Mas são apenas 120 toneladas, são pelo menos duas carretas daquelas maiores! Mas eram apenas o começo.
É a velha mania brasileira de que se é ferro tem logo que enferrujar, a exemplo de automóveis ou outras quinquilharias, e a brazucada ignorante já estava até preparada para agradecer por alguém estar lhe fazendo um favor limpando aquela sujeira. São pelo menos 400 anos de vida útil, 200 anos depois que as estruturas de concreto armado onde estão residindo a maioria dos otários, tiverem seu fim!
Agora, por que não vão em cima da empresa que está administrando o Contrato? Ela sabe ou logo saberá onde foi escondido o roubo. Por que isso já tem cara de que alguém estaria a querer fazer de conta que era ferro velho, uma coisa que vai ainda pela idade de um bêbê. Ou alguém ganhou a concorrência, sabendo já de antemão do "aproveitamento" desse material em outra obra!
Debaixo desse angu tem carne.
Felizmente foi visto a tempo, pois tá na cara que isso ia saindo devagarzinho até que toda estrutura desaparecesse como num passe de mágica!
Olhem os números:
R$ 200 milhões: Valor estimado das vigas de aço do Elevado da Perimetral, que será demolido.
26 mil: Peso, em toneladas, das vigas de aço usadas na construção do elevado.
12 m: Comprimento de cada viga trazida da Companhia Siderúrgica Nacional para ser montada no Rio.
1979: Ano da inauguração oficial do elevado, que liga o Centro às principais saídas do Rio.
j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário